.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

-Servir a Deus ou ao dinheiro? Lc 16,9-15-José Salviano


10 de Novembro de 2018

 

Evangelho Lc 16,9-15

 

 

Quando Jesus falou que não podemos nem devemos servir a Deus e ao dinheiro, os fariseus zombaram dele. Isso por que os fariseus, faziam isso. Isto é, tentavam servir a Deus, mas na verdade, eles serviam mesmo era o dinheiro.

E assim, continuou até os nossos dias. Muitos são aqueles e aquelas que vivem uma vida dupla, tentando servir a Deus e aos bens materiais.

Jesus disse que não podemos agradar ou servir, a dois senhores ao mesmo tempo. E o outro senhor, nem sempre é a riqueza. Ele pode ser: o sexo erado, o amor ou paixão por outra pessoa, uma ideologia, um vício, a tendência aos jogos de azar, etc.

Os fariseus de hoje riem na nossa cara, quando percebem ou veem o nosso estilo de vida de devoção e desapego aos bens materiais. Eles nos menosprezam, nos chamam de ingênuos, de coitados, e nos atribuem pouco valor. Para eles nós não passamos de uns pobres coitados.


Os bens materiais na quantidade certa, são necessários para uma vida digna. Precisamos ter o suficiente para nos manter com saúde. Precisamos ter uma alimentação balanceada e sadia, porque o nosso corpo mal alimentado fica fraco, e predisposto às doenças.
Precisamos nos transportar, precisamos de abrigo, de uma vestimenta decente, e precisamos de acesso a uma boa educação, lazer, etc.
Ter carro, computador, casa, não é pecado, mais sim, são bens indispensáveis para que vivamos dignamente e estejamos integrados a este mundo.

E para ter tudo isso o dinheiro é necessário. O que Jesus condena, é o dinheiro em excesso, é o acúmulo de riqueza, em detrimento da dignidade do pobre.  TUDO O QUE NOS CONDUZ A PREJUDICAR OS PEQUENINOS, É PREJUDICIAL À SAÚDE DA NOSSA ALMA, É PREJUDICIAL À NOSSA SALVAÇÃO. É por isso que não dá para nos apegar a Deus e ao mesmo tempo à riqueza. 

Seja rico, tenha dinheiro, mais não se esqueça dos necessitados. Na hora da sua farta refeição, pense naqueles que estão com fome! Não humilhe ninguém, não passe por cima dos seus direitos. Eles como você são filhos de Deus, são seus irmãos.  Reduza, pelo menos a sua arrogância, a sua imponência, o seu orgulho e seu nariz empinado. Não olhe o outro de cima para baixo. Afinal, todos um dia seremos reduzidos a um mero esqueleto e depois ao pó voltaremos.  Ajude-os e será bem visto aos olhos de Deus!


 

José Salviano

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário