.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

-30º DOMINGO DO TEMPO COMUM-Ano B-José Salviano


 

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM-Ano B



 

28 de Outubro de 2018

 

Evangelho Mc 10,46-52

 

-Que eu veja-José Salviano

 

Hoje podemos dizer. Senhor tende piedade de mim! Que eu veja as maravilhas de Deus e me convença de uma vez por toda da sua existência. Que eu veja a presença de Deus em minha vida e viva dignamente merecendo a vossa companhia. Que eu veja as injustiças em minha volta e as denuncie corajosamente.   

 


PRIMEIRA LEITURA

         O profeta Geremias  dá uma injeção de ânimo e de coragem ao seu povo que naquele momento sofre sob o domínio dos invasores. O profeta estimula a oração e a confiança na ação salvadora de Deus.

SALMO
"Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!
Ficamos contentes e alegres quando Deus nos alivia do sofrimento, nos salva do perigo iminente, nos liberta de qualquer mal. Mas será que nos lembramos sempre de agradecer a Deus por sua ação salvadora? Ou será que não agradecemos as graças que recebemos de suas mãos liberais?
SEGUNDA LEITURA
Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens. 

         Os seminaristas nos vêm das famílias as quais, deixando de lado o egoísmo e o apego ao filho, o incentiva a ingressar no seminário, dando-lhe todo o apoio necessário a continuidade naquele caminho de entrega total a Deus. O Sacerdote é instituído em favor dos homens e das mulheres, pela salvação de todos. Porém, com os atrativos do mundo moderno, fica cada vez mais difícil encontrarmos um jovem disposto a deixar tudo e seguir a Jesus, ingressando no sacerdócio.
         Então aqui vem a pergunta: O que posso fazer, além de rezar, pelas vocações sacerdotais? A  minha paróquia já tem a pastoral vocacional? Se não tem, por que não criar?  Eu pessoalmente tenho feito alguma coisa pelas vocações? Rezar é muito bom, mas precisamos de atos concretos. Reunir algumas pessoas mais devotas, mais ativas da comunidade e formar um grupo para discutir uma estratégica, uma logística de ação diante do perímetro paroquial e na sociedade, no sentido de despertar o desejo de servir a Deus, no sentido de despertar a coragem de deixar fluir a vocação dos jovens que está reprimida pelos filmes, pelos amigos, pelas baladas, pelo celular, etc.
         O que fazer? Pergunta que deveria estar agora em nossas mentes. Precisamos nos inquietar a respeito. Não podemos desanimar, ou pensar que isso não é tarefa nossa. A hora e o momento é agora, Jesus nos chama para articular, para a ação, para tentar, para sei lá, fazer alguma coisa. Ele dirá com certeza, Ele nos orientará. Mas precisamos dar o primeiro passo!
         O sacerdote deve oferecer dons e sacrifícios pelos pecados dele e dos povos. Acho que o maior sacrifício do sacerdote, é a sua decisão de entrega total a Deus pelo serviço do Reino. Porém outros sacrifícios existem, mas precisamos lembrar das palavras de Jesus, pois ele deixou bem claro. "Eu não quero sacrifícios e sim, caridade".  Se Jesus não quer sacrifícios e sim caridade, o que é que estamos esperando? Vamos matar a fome daqueles desprezados, desempregados, daqueles que nasceram com pouca inteligência e não conseguiu sobreviver como nós, e todos os demais que passam fome, frio, solidão.
         O sacerdote oferece sacrifícios pelos pecados, porque está cercado de fraquezas. E podemos cair, quando estamos fracos. Fracos, na oração, fracos na fé, fracos pela ausência de Eucaristia. Mas a caridade apaga os nossos pequenos pecados. E a caridade como acabamos de refletir, é o melhor dos sacrifícios.  Não faz sentido subi o morro de joelhos. Ninguém se beneficia com isso. Mas uma esmola, um prato de comida ao faminto, é um agrado aos olhos do Pai, que nos perdoa por esse gesto.
         A segunda leitura nos lembra uma realidade muito importante: Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote


         Portanto, se você conhece ou ouviu dizer que alguém se autoproclamou sacerdote, ou bispo, saiba que isso é coisa errada, está fora do plano divino.



EVANGELHO

         A cegueira  de Bartimeu reflete ou representa os muitos cegos dos dias atuais, aqueles que não conseguem ver que somente Deus nos liberta dos nossos sofrimentos, e nos resgata para uma vida livre de todo tipo de escravidão. Aqueles que buscam a solução para todo tipo de problema fugindo da realidade anestesiando o cérebro, com substâncias químicas ou ervas que lhes proporciona momentos de ÊXTASE  e de aparente felicidade, porém quando voltam à realidade, têm de se ater com as consequências deixadas no seu corpo, na sua saúde, nos seus órgãos afetados pelo forte efeito maléfico que vai danificando a sua saúde, de forma que é um morrer aos poucos a cada dia que passa, por sua própria culpa, por suas próprias mãos.
         Tudo isso porque estando cego, o homem atual NÃO ENXERGA QUE É EM DEUS QUE ESTÁ O ÊXTASE, A ALEGRIA DE VIVER, E A SOLUÇÃO.
         Os nossos cegos não vendo que é em Deus que reside a solução, buscam resolver tudo com seus recursos próprios, com métodos violentos, os quais só aumentam os problemas.
Exemplo: Imagine que você está com um baita problema com seu telefone, ou com sua T.V.  por assinatura, ou com a sua internet.  Então, enfurecido, você liga para a central do referido servidor, e aos gritos diz todo tipo de ofensas, palavrões,  ameaças, e outras “cositas mas”.
         Já adivinhou o resultado. Certo? Você vai continuar com o seu serviço, seu aparelho, sua T.V. sem funcionar.
         Ao contrário disso, Experimenta controlar a sua fúria, ou espera que ela passe e um ou dois dias depois, pegue o telefone, mas seja gentil, pergunta nome do funcionário(a) que o atende, e ao expor o seu problema, faça-o com calma, respeitando a pessoa do outro lado. Com certeza seu problema foi resolvido sem prejuízo para a sua saúde do corpo e da alma.     
         O cego que pedia esmola sentado a beira da estrada,  não viu, mas ficou sabendo da presença de Jesus, que ia pelo caminho, que caminhava rumo a Jerusalém. Este foi o primeiro milagre deste episódio. Nós também não vemos Jesus, mas sentimos a sua presença: No sacrário, no momento da elevação do cálice, em nossa volta em casa nos momentos de oração profunda...      
         E aquele cego gritava: JESUS, TEM PIEDADE DE MIM!
Ele não demonstrou revolta por ter nascido cego, não se fez revoltado ou irritado com Deus por sua cegueira. Ele com muita fé toda humildade, pediu socorro a Jesus que alguém lhe disse estar passando bem ali pertinho dele, Jesus aquele que já havia curado muitos por toda aquela região...
         Irmãs e irmãos. Sejamos como o cego Bartimeu. Confiemos na ação salvadora de Jesus, e recorremos a Ele com fé e esperança. Pois somente em Deus por Jesus, vamos encontrar a solução para os nossos problemas.  Não se trata de ficar rezando 24 horas, e não fazer nada. Mas sim, rezar e correr atrás. Rezar e ao mesmo tempo buscar a solução. Rezar e trabalhar. Rezar e estudar. Rezar mas tomar os remédios.
         Muitos disseram para que o cego se calasse, mas ele continuou, insistiu, até que foi atendido por Jesus, que o mandou se aproximar. Sejamos assim também. Mesmo que os nossos familiares digam que não adianta rezar, que não precisamos ir a missa, que a solução dos problemas vitais está no dinheiro, que estamos perdendo o nosso tempo, não desanimemos, não lhes damos ouvido. Busquemos a Deus, fonte de água pura, razão da nossa existência, e por isso tem a solução e a resposta para todas as nossas dúvidas.
         Deus pelo seu poder e bondade pode nos libertar, nos curar, sem ao menos nos tocar, como o fez com o cego. Mas Ele quer a nossa participação, quer que façamos a nossa parte, além de rezar.
         Mas para isso, precisamos diariamente alimentar a nossa fé. Foi por causa da grande fé daquele homem, que seus olhos foram abertos por Jesus.
”O que queres que eu te faça?" O cego respondeu: "Mestre, que eu veja!" Jesus disse: "Vai, a tua fé te curou".
         Como vai a sua fé? Ela está sendo aumentada pela oração, caridade, eucaristia e leituras, ou esvaziada pelos amigos e pelas armadilhas do mundo? Quando você reza faz isso com fé? Com os olhos fechados, com determinação como o fez o Cego? Ou pede a Deus por pedir? Reza apenas com os lábios? Reza pensando em outra coisa? Reza olhando para coisas outras? Reza sem nem pensar direito em Deus?
         A oração daquele cego foi ao vivo, foi direta, foi fulminante! Por isso ele foi atendido. Precisamos rezar como ele. Jesus está do nosso lado. Só não o vemos, pois cegos que somos por causa da nossa fraca fé, não sentimos sua presença. E então a nossa oração não é atendida por que pedimos a Alguém que não estamos vendo, Alguém que pouco cremos, que pouco esperamos...
         CARÍSSIMOS. SE PRESTÁSSEMOS MAIS ATENÇÃO, PERCEBERÍAMOS A PRESENÇA DE JESUS.  E SE SENTÍSSEMOS A SUA COMPANHIA, SUA PRESENÇA O TEMPO TODO,  NÃO OUSARÍAMOS PECAR BEM NA SUA FRENTE, DIANTE DOS SEUS OLHOS!
         Irmãs e irmãos. Rezemos com fé: JESUS, TEM PIEDADE DE MIM! Com tanta violência em minha volta, com essa crise econômica mundial, com meus problemas pessoais, com tanta injustiça! JESUS, TEM PIEDADE DE NÓS!  Venha  em nosso auxílio, em nosso socorro, escuta a nossa prece! Amém.

Continue rezando. Um bom domingo, José Salviano

(Vídeo)30º DOMINGO DO TEMPO COMUM-Vera Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário