.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

O Amor é a primeira Regra-Helena Serpa



2 DE NOVEMBRO DE 2018

 

SEXTA FEIRA – COMEMORAÇÃO

 

DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS – SOLENIDADE 

 

Cor Roxo



1ª. Leitura - (Missa II) - Isaías 25, 6-9

Leitura do livro do profeta Isaías
Naquele dia, 6o Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias.7Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações. 8O Senhor Deus eliminará para sempre a morte, e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse. 9Naquele dia se dirá: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado vamos alegrar-nos e exular por nos ter salvo”. Palavra do Senhor!

Reflexão – “esperando com confiança” –
O profeta Isaias nos motiva a meditar sobre a grande graça que Deus destinou para toda a humanidade quando profetiza sobre o Banquete que está preparado para nós. Todos nós fomos criados por Deus, saímos de Deus e, por isso, desejamos ansiosamente voltar para perto Dele. Desse modo, por mais que a nossa carne o rejeite, a nossa alma anseia por este dia do Banquete. O Banquete é espiritual e nele há tudo de que necessitamos e, aqui na terra ainda não encontramos. É um mistério profundo e apenas a nossa Fé e a nossa confiança nos planos de Deus far-nos-ão estar firmes esperando o dia em que diremos: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou. ” Enquanto aqui vivermos provaremos da esperança, esperando com confiança, certos de que, “O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces.”  A eternidade já começa aqui e agora na medida em que tomamos consciência de que a nossa carne perecerá, mas a nossa alma e o nosso espírito seguirão de volta para a Casa do Pai. A esperança deve, portanto, permear a nossa vida. – Você tem medo da morte? – Como você encara o fato de que todos nós seremos chamados a participar desse banquete? – Você tem consciência de que iremos voltar para a nossa casa?

Salmo 24 

R - Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma”

1)Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão, que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!R

2)Aliviai meu coração de tanta angústia e libertai-me das minhas aflições!  Considerai minha miséria e sofrimento e concedei vosso perdão aos meus pecados!R

3) Defendei a minha vida e libertai-me; em vós confio, que eu não seja envergonhado! Que a retidão e a inocência me protejam, pois em vós eu coloquei minha esperança!R
Reflexão - Elevar a alma a Deus é justamente deixar fluir o desejo de eternidade que mora dentro de nós, reconhecendo a miséria em que vivemos e anelando pelo conforto e refrigério que o Senhor promete a todos que O procuram. Ore hoje com este salmo e faça uma reflexão sobre as aflições da sua vida, pedindo ao Senhor o alívio e a consolação para as suas dores. Você sentir-se-á muito melhor, se assim o fizer.

2ª. Leitura – Rom 8,14-23

Leitura da carta de São Paulo aos Romanos
Irmãos, 14todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos Abá, ó Pai! 16O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. 17E, se somos filhos, somos também herdeiros – herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele. 18Eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que de ser revelada em nós. 19De fato, toda a criação está esperando ansiosamente o memento de se revelarem os filos de Deus. 20Pois a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua livre vontade, mas por sua dependência daquele que a sujeitou; 21também ela espera ser libertada da escravidão da corrupção e, assim, participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus. 22Com efeito, sabemos que toda a criação, até o tempo presente está gemendo como que em dores de parto. 23E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo. Palavra do Senhor!

Reflexão – “a recompensa de herdeiros.”
A Carta de São Paulo aos romanos nos dá consciência da nossa filiação divina pela nossa adesão a Cristo e ao comando do Espírito Santo. Desse modo, todos nós que nos deixamos guiar pelo Espírito de Deus somos Seus filhos adotivos e esperamos a recompensa de herdeiros. O próprio Espírito se une ao nosso espírito nos dando entendimento da nossa missão e do sentido da nossa existência. Não recebemos um espírito de escravos, mas de filhos, por isso, estamos libertos do jugo do mal a que estávamos destinados. Podemos, portanto, dá testemunho disso pela manifestação das nossas obras de conversão através das nossas ações. Assim, também até a criação espera essa nossa manifestação de filhos e herdeiros para viver em harmonia. Temos conhecimento de que toda a natureza entrou em discordância por causa do pecado original, mas, sabemos também que a morte é o último inimigo a ser vencido e que depois de tudo o cosmo será glorificado quando Jesus Cristo vier uma segunda vez. É o Espírito Santo quem nos sustenta com a sua graça e nos fará ser glorificados com Cristo. O nosso sofrimento do tempo presente nem se compara com a glória que deveremos receber. Esperando em Cristo seremos mais que vitoriosos e estaremos recebendo a libertação para o nosso corpo. Você já se considera um (a) filho (a) de Deus? – De que você tem medo? – Para você o que significa viver a salvação desde já? – Você tem manifestado ao mundo a glória de Deus pela ação do Espírito Santo? – Você tem contribuído para que haja harmonia no universo?

Evangelho – Mt 25, 31-46

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25, 31-46
31Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Quando o Filho do homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!  35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’ 40Então o rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que, todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos!  Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me deste de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, como estrangeiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”. Palavra da Salvação!



Reflexão – “o Amor é a primeira Regra”
A lei do amor e da caridade é a lei do julgamento final, da parusia. Quem tem caridade e amor será digno de adentrar aos umbrais do Paraíso. O próprio Senhor nos pede que sejamos amorosos e caridosos porque teremos a recompensa no céu: “Faze isto, e viverás” (Cf. Lc 10,28).” Tendo como termômetro o amor concretizado em ações, Jesus nos dá o roteiro para que possamos perseguir a perfeição enquanto aqui vivemos.  Ao nos prometer a vida eterna Jesus nos dá conhecimento de que para isso, será preciso que busquemos a santidade, desde já. E a santidade é a vivência do amor de Deus!  Jesus, então, nos adverte de que ao voltar reunirá os povos da terra diante dele e fará distinção entre os benditos do Pai e os malditos, os felizes e os infelizes. Cada orientação que Jesus nos dá é um ensinamento para que possamos caminhar passo a passo rumo ao céu. Assim será o critério: Dar de comer e beber a quem tem fome e sede, acolher os que não têm teto, vestir os que estão nus, tomar cuidado com o doente, visitar e dar assistência a quem está preso. Assim, Jesus nos diz: todas as vezes que o fizeres é a Mim que o farás, por isso sois benditos; todas as vezes que não o fizeres, sereis malditos porque foi a Mim que rejeitastes. Não precisamos fazer mais do que isso: acolher o irmão como se fosse o próprio Cristo! Basta-nos somente aproveitar as oportunidades que surgem na nossa vida a todo o momento, e não deixar o bem para fazer depois.   Não podemos dizer que não conhecemos a receita nem o caminho porque o próprio Jesus nos dá todas as dicas, antecipadamente. Perseguir a santidade é perseguir a vivência do amor com os nossos irmãos e irmãs, mesmo que sejam eles os piores e os mais marginalizados do mundo. Não nos adiantará praticar o amor somente com aqueles de quem “gostamos ou admiramos”, porque Deus é Pai de todos e, por isso, somos todos, irmãos e irmãs.   Qual o lugar em que você se posicionaria se Jesus viesse hoje: à esquerda ou à direita Dele?  - O que Jesus diria para você se Ele voltasse hoje? – Você, hoje, se considera bendito (a) ou maldito (a)? - Você tem aproveitado as oportunidades para fazer o bem nas pequenas coisas ou espera ocasião para ser herói ou heroína nos grandes eventos de solidariedade humana?


3 comentários:

  1. José Maria Nascimento2 de novembro de 2018 às 06:28

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir