.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

-Herodes quer te matar-José Salviano


01 de Novembro de 2018

 

Evangelho Lc 13,31-35

 

 

A pior coisa dessa vida é uma ameaça de morte, principalmente quando ela vem de alguém que não tem nada a perder. Alguém que tem poder, e geralmente poder direcionado ao mal.

Jesus ao receber a ameaça de morte não se estremeceu. Não teve medo, ao contrário, mandou um recado ao seu ameaçador.

O poder sanguinário de Herodes,  é confrontado com a passividade de Jesus. 

Jesus não teve medo das ameaças de Herodes. Sua liberdade interior e sua consciência da sua missão,  lhe fazia estar cada vez mais convencido de que nada nem ninguém o impediria de seguir em frente com o seu Plano de Salvação da humanidade.

Jesus representava uma grande ameaça para Herodes.  Esse,  ficava sabendo de todos os milagres que Jesus fazia, e desse modo,  o poder de Jesus o assustava muito.

Herodes era uma raposa, um grande hipócrita, capaz de tudo para se manter no poder. Se por um lado era inseguro, por outro usava da truculência para eliminar todo e qualquer adversário que representasse ameaças ao seu governo.

Por outro lado, os líderes judaicos, aqueles que se venderam ao poder romano em troca de manter os seus privilégios religiosos,  também estavam muito incomodados com  a pessoa de Jesus, o qual se mantinha impassível,  completamente seguro da sua missão.

Tanto Herodes como os líderes religiosos, buscavam um modo de incriminar e matar Jesus, porém, tinham medo da reação da multidão, para a qual Jesus só fazia o bem.

Hoje, como sempre, essa História se repete. Os poderosos para manter seus privilégios, não repartem a riqueza com os pobres, mantendo-os calados e submissos.

E quando aparece algum salvador da pátria, alguém com muita fúria e vontade de enfrentar os injustos, e defender o miseráveis, esse alguém tem de ser eliminado. O problema é sempre o mesmo. Como?

Não é fácil condenar um inocente, sem livrar da reação dos seus seguidores, dos seus amigos, aqueles que foram defendidos, ajudados por ele.

Mais infelizmente, o poder consegue! Aconteceu com Jesus, e acontecerá sempre. Todos os líderes populares que surgiram do nada e começaram a defender os fracos e acusar os fortes, tiveram um fim nada justo.

Infelizmente é a dinâmica da vida. A sociedade é composta de forças sociais.  E por incrível que pareça, a maioria pobre  representa uma grande força. A força do voto. Eles, sendo a grande massa, a maioria, têm em suas mãos, o poder do voto.  Eles elegem  os seus representantes os quais não os representam. E apesar de serem maioria, apesar desse grande poder de voto, continuam subjugados, humilhados,  e sem direitos.

 

 

José Salviano

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário