.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

ESFORÇAI-VOS POR ENTRAR PELA PORTA ESTREITA. Adélio Francisco


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 31/10/2018
-Lucas 13,22-30
"ESFORÇAI-VOS POR ENTRAR PELA PORTA ESTREITA. Adélio Francisco "
 Estamos encerrando o mês de Outubro. Consagrado como  o mês das Missões, é o mês em que também nos  convidada a refletir sobre a atualidade do Santo Rosário em nossa vida cristã. 
 Fomos convidados a reforçar a nossa devoção mariana empreendendo a Oração do Rosário em família, em grupos de orações, nos setores pastorais, nas comunidades e nas paróquias. Essa devoção contemplativa faz-nos meditar sobre os mistérios de nossa redenção. É uma oportunidade de chegar às pessoas em todos os lugares e começar ali um grupo católico, embrião de uma futura  pequena comunidade.
   Já há  tempo em que tanto falamos de Paróquia como comunidade de comunidades, uma das formas de iniciarmos uma comunidade é através da oração. É claro que os grupos de reflexão, círculos bíblicos e outros tipos de reuniões e celebrações também formam as futuras comunidades, que farão parte da paróquia presente em todo o seu território. São oportunidades que nos ajudam a viver o trabalho pastoral.
     Mas a Oração do Rosário também precede as celebrações eucarísticas, acompanha-nos nas viagens, nos tempos de reflexão, andando pelos caminhos, nos momentos de alegria ou aflição, fazendo-nos próximos do Senhor que nos conduz e ilumina nossas vidas.
       O Evangelho da liturgia de hoje  que  nos é apresentado,  observamos  que  o evangelista  Lucas vem nos dizer que Jesus está  sempre em caminho para Jerusalém, Jesus atravessava as cidades e aldeias e  nelas ensinava. Isto  mostra-nos  que Jesus deixava  sinais do Reino de Deus por todos os ligares. Seu caminhar era de passos lentos, pois tinha que atender a todos, sem fazer discriminação a quem quer que seja. Aqui nos faz lembrar de outras falas de Jesus,  em outros textos do Evangelho em que nos  disse: "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei  vós a eles": essa frase do Evangelho  resume tudo o que devemos fazer na vida em resposta á vontade de Deus, impressa em nossos corações. Devemos amar cada pessoa, imaginando-nos em sua situação e tratando-a  como gostaríamos de ser tratados. 
     Voltando a narrativa do texto do Evangelho de hoje, vemos que Jesus enquanto caminhava, aparece alguém que lhe perguntou: "Senhor, são poucos os homens que se salva? " 
    Ele respondeu: "Procurai entrar pela porta estreita; porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não conseguirão...".
    Veja que Jesus sempre responde a quem faz perguntas, fazendo outras perguntas, e ensinando o caminho a certo seguir.
    O caminho que conduz á vida é penoso e a porta estreita. Os dois adjetivos, sobretudo o primeiro, fazem referência claramente às tribulações e perseguições que os discípulos  têm que suportar. Seguir o caminho do Reino leva consigo perseguições, elas fazem parte da vida.
  
   Meus irmãos e irmãs: a porta estreita  continua sendo para todos os seguidores de Jesus a porta do pobre e do excluído, a porta pelo qual o próprio Jesus atravessou o umbral da existência humana; ele não se fez genericamente homem, mas especificamente homem pobre. 
    
     É bom lembrar nas  palavras do envio de Jesus a seus discípulos "como o Pai me enviou, assim eu vos envio" não só se exprime o do envio missionário, mas também a forma específica de realizar a missão como ele a realizou, pela vontade do Pai. Jesus mostra  para o missionário que, para seguir o caminho da vida são raros os que o encontram. 

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS-Adélio Francisco.

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do Facebook 


Nenhum comentário:

Postar um comentário