.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

A CONVERSÃO NOS RECOLOCA NO CORAÇÃO DO PAI! – Olivia Coutinho


Dia 27 de Outubro de 2018

Evangelho de Lc13,1-9

Em todos os ensinamentos de Jesus, há sempre um apelo de conversão, é o seu amor falando forte ao nosso coração, assegurando-nos de que o Pai não desiste de nós! Jesus não quer perder nenhum daqueles que o Pai confiou aos seus cuidados, por isto, Ele está sempre nos chamando à conversão, a uma conversão sincera, que nos leve ao arrependimento, a reparar o mal que fizemos ao outro, como também perdoar o mal que nos fizeram. 
A conversão deve ser um exercício constante, ela  deve ser diária, pois a todo instante, somos tentados pelos os adversários do projeto de Deus, a desviar do caminho.
O Evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, chega até a nós como um convite à conversão, a uma mudança de mentalidade! 
O texto é composto de duas partes, na primeira parte, Jesus recebe a notícia da morte de alguns galileus mortos a mando de Pilatos. Os emissários desta notícia atribuíam tais mortes como sendo castigo de Deus. Essas pessoas esperavam que Jesus tivesse algo a dizer sobre tal atrocidade, mas Jesus não se ocupa com os que já haviam morrido, e sim com aqueles que estavam vivos, diante Dele. Essas pessoas , poderiam ter um destino melhor do que os galileus mortos, pois eles tinham tempo de se converterem, o que os galileus não tiveram. Jesus os alerta: “Vós penseis que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus por terem sofrido tal coisa? Eu vos digo que não. Mas se vós não converterdes ireis morrer todos do mesmo modo.” Para facilitar a compreensão do que Ele queria transmitir, Jesus acrescenta outro fato que acontecera com dezoito homens que foram mortos em Jerusalém, na queda da torre de Siloé.
Tanto com o primeiro fato, como o segundo, Jesus adverte a todos daquele tempo, e hoje a nós, sobre a necessidade de uma conversão diária, pois fatalidades podem nos acontecer a qualquer momento.
Jesus insiste em tirar daquelas pessoas e de nós também, a ideia de que as tragédias sejam castigo de Deus, Ele quer abolir essa ideia erronia herdada do antigo testamento, nos mostrando, através Dele mesmo, que Deus só sabe amar, que Ele ama bons e maus na mesma intensidade! Deus não castiga ninguém, Ele não escolhe quem deve ou não sofrer, as tragédias, são de responsabilidades humana e não castigo de Deus.
Na segunda parte do evangelho, Jesus conta a parábola da figueira, uma parábola, que vem nos falar da paciência de Deus para com cada um de nós! Como podemos perceber, é mais um apelo que Ele nos faz à conversão. Todos nós necessitamos de conversão, para a figueira, foi dada uma única chance, mas para nós, Deus dá inúmeras chances.
Deixemo-nos ser cuidados pelo agricultor maior que é Jesus, não tenhamos medo de sofrermos com as podas, afinal, fomos plantados por Deus aqui na terra, para produzir frutos e são essas podas, que nos possibilitam produzir frutos de boa qualidade!
O caminho que Jesus nos indica, é o caminho do amor, para Ele, não há justificativa para que nenhum de nós se perca, afinal, temos um Pai misericordioso que está sempre nos dando uma nova chance para retomarmos o caminho da vida.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário