.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O vinho melhor-Helena Serpa



12 DE OUTUBRO DE 2018

 

SEXTA FEIRA – NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

 

SOLENIDADE

 

 Cor branco

 

1ª. Leitura – Est - 5,1b-2;7,2b-3

 

Leitura do Livro de Ester 5,1b-2;7,2b-3
1bEster revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 
2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro. 7,2bEntão, o rei lhe disse: "O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida". 
3Ester respondeu-lhe: "Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida - eis o meu pedido! - e a vida do meu povo - eis o meu desejo! Palavra do Senhor.

Por volta do ano de 1717, três pescadores do rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, estado de São Paulo, Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso  encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Eles já pescavam há bastante tempo, sem que conseguissem tirar peixe algum das águas do rio, quando um deles trouxe em sua rede a parte correspondente ao corpo da imagem e, depois, lançando a rede um pouco mais distante, trouxe nela a cabeça da Senhora. Depois disso a pesca se tornou copiosa e os três amigos levaram a Imagem para casa contando a todos o prodígio que haviam presenciado. Deram a ela, então, o nome de Aparecida. A imagem representa Nossa Senhora da Conceição, de cor negra, diferente de todas as outras que existiam naquele período. O culto à Senhora não tardou a tomar corpo e consistência, ganhando o apoio da Igreja. Inicialmente instalada em uma capela na vila dos pescadores, ganhou, por volta do ano de 1745, sua primeira igreja oficial, em torno da qual viria a nascer o povoado e o santuário de Aparecida do Norte. ( Retirado do site O ARCANJO NO AR  http://www.oarcanjo.net)

Reflexão – “a intercessão de Maria”
A rainha Esther postada diante do Rei prefigura para nós o ministério de intercessão de Maria diante de Jesus. Da mesma forma como Ester pediu ao Rei pela vida do seu povo, Nossa Senhora também roga a Jesus pela vida de cada um de nós, seus filhos e filhas.  E assim como o Rei olhou para Ester com agrado e acolheu o seu pedido Jesus também acolhe o pedido da sua Mãe, porque também nós somos o povo de Maria. Somos filhos e filhas concedidos a Ela pelo próprio Jesus, quando esta se encontrava de pé diante da Cruz. Portanto, podemos imaginar que Nossa Senhora continua de pé no vestíbulo do Palácio, diante do Rei e suplica a Ele que nos conceda a graça de uma vida nova, transformada pelo poder do Espírito Santo. Isso nos deixa com o coração cheio de esperança e de alegria. Saudemos, pois, a Maria, nossa Mãe e intercessora, hoje, cantando louvores a Jesus, pois Nossa Senhora não deseja ser exaltada, mas quer que tenhamos um coração agradecido ao Seu Filho Jesus.    – Leia os capítulos 5 e 7 do Livro de Ester e acolha a sua mensagem.


Salmo - 44(45),11-12a.12b-13.14-15a.15b-16 (R. 11.12a)

R. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza! 

11Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: + "Esquecei vosso povo e a casa paterna! * 
12aQue o Rei se encante com vossa beleza! R. 

12bPrestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! + 
13O povo de Tiro vos traz seus presentes, * os grandes do povo vos pedem favores. R. 

14Majestosa, a princesa real vem chegando, + vestida de ricos brocados de ouro, * 
15aEm vestes vistosas ao Rei se dirige, R. 

15be as virgens amigas lhe formam cortejo, + 
16entre cantos de festa e com grande alegria, * ingressam, então, no palácio real". R.

Reflexão - Orando com este salmo imaginemos a figura de Nossa Senhora no céu diante do trono de Deus, “entre cantos de festa e com grande alegria”, nos acolhendo entre aqueles que formam o seu cortejo para entrar no palácio do Rei Jesus. Um dia iremos vivenciar plenamente este momento!

 

2ª. Leitura – Ap 12,1.5.13a.15-16a

 

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 12,1.5.13a.15-16a

1Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 13aQuando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino. 15A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. 16aA terra, porém, veio em socorro da mulher. Palavra do Senhor.

Reflexão – “vencendo o pecado”
O Livro das Revelações, no seu simbolismo relata a realidade da luta espiritual que advém constantemente entre o homem, criação de Deus e o demônio. A mulher perseguida pelo dragão     prefigura Maria, Mãe da Igreja, coroada com doze estrelas e vestida de sol.   Não obstante, sabemos que o Filho Homem desta mulher, Jesus Cristo, veio para governar todas as nações com cetro de ferro, e está junto de Deus e do seu Trono, portanto vivo e vitorioso. Nesta perspectiva, nós também já podemos nos considerar vencedores na luta contra o pecado e a morte da alma. O filho Homem de Maria já conquistou para nós o troféu e, o inimigo de Deus, não poderá mais nos atingir. Vivendo nesta certeza, todos nós poderemos enfrentar os desafios e as tentações, com a segurança de que Jesus combate por nós, é vitorioso e, o pecado, não tem mais poder sobre nós. A nossa vida, então, terá muito melhor qualidade.  – Você já fez um exame para saber se é um vencedor (a) em Cristo na luta contra o mal? – Quem está vencendo: o bem ou o mal?  

Evangelho – Jo 2, 1-11


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 2,1-11
Naquele tempo:  1Houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente.  2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento.  3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". 
4"Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou." 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser".  6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.  7Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. 
8Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. 
9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 
10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!" 11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele. Palavra da Salvação

Reflexão – “o vinho melhor
Este Evangelho narra o primeiro milagre que Jesus realizou na Sua vida missionária. Aconteceu numa festa de casamento em Caná da Galiléia, por intercessão de Sua Mãe Maria. Podemos, então, perceber que desde cedo, mesmo antes de nos ser entregue por Jesus, Maria se apresenta como uma Mãe perfeita, sempre atenta às necessidades dos seus filhos. Porque tem a plenitude do Espírito Santo e sabedoria para ler nos acontecimentos o sentido que Deus quis colocar neles Maria se antecipou e com autoridade intercedeu por aquela família que precisava do bom vinho. Jesus acolheu o pedido manifestando o Seu poder e transformando a água em vinho. O amor de Jesus é o vinho que plenifica o nosso coração e nos dá firmeza para enfrentar todos os obstáculos da nossa luta. Maria sempre estará presente na “festa da nossa vida”, por isso, podemos ter esperança diante das nossas dificuldades. Confiando na sua intercessão nós poderemos ter a nossa vida transformada por esse amor infinito que providencia tudo o que estiver faltando na nossa casa.   Há dias em que nos faltam, alegria, paz, saúde, harmonia interior, e tantas outras coisas que nos levam até a pensar que a “festa está chegando ao fim”. A intercessão de Nossa Senhora é poderosa, por isso, ela está atenta às nossas dificuldades, escuta o nosso silêncio e vê a nossa angústia.  Ela é a mãe na qual podemos confiar, pois, mesmo que não lhe peçamos nada, ela reivindica junto do Seu Filho, o vinho que poderá está faltando para nos fortalecer. Precisamos, porém, colocar as nossas talhas a disposição do Mestre e fazer tudo o que Ele nos disser. Nossa Senhora é apenas a intermediadora. Quem nos dá as ordens é Jesus e, se fizermos tudo quanto Ele nos disser com certeza, também a água que nós O oferecermos será transformada em vinho.  - O que está faltando na sua vida?  – Qual o vinho que está faltando para que a sua festa seja mais alegre?   - Nossa Senhora está a postos e espera o seu pedido; faça-o com confiança e ela intercederá por você diante do Seu Filho. A sua festa não irá terminar. - Você tem feito tudo o que Jesus lhe diz?

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento12 de outubro de 2018 às 08:29

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir