.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Há tempo de escutar e tempo de servir a Jesus-Helena Serpa


9 DE OUTUBRO DE 2018

TERÇA-FEIRA DA VIGÉSIMA SÉTIMA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 

Cor Verde

1ª Leitura - Gl 1,13-24


Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 1,13-24
Irmãos: 13Certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus 14e como progredia no judaísmo mais do que muitos judeus de minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas.  15Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça
16se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne nem sangue  17nem subi, logo, a Jerusalém  para estar com os que eram apóstolos antes de mim.
Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois, voltei ainda a Damasco.  18Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias.  19E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor.  20Escrevendo estas coisas, afirmo diante de Deus que não estou mentindo.  21Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia.
22Ainda não era pessoalmente conhecido das igrejas da Judéia que estão em Cristo.  23Apenas tinham ouvido dizer que ’aquele que, antes, nos perseguia, está agora pregando a fé que, antes, procurava destruir'.  24E glorificavam a Deus por minha causa.
Palavra do Senhor. 

Reflexão – “de perseguidor a pregador do Evangelho”
Reconhecendo haver sido “extremamente zeloso das tradições paternas” São Paulo, nesta carta aos Gálatas, se reporta ao processo da sua conversão para o cristianismo, depois que aceitou Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Como judeu e não querendo admitir outra fé e doutrina diferentes daquela que havia abraçado no judaísmo, ele devastava a Igreja de Deus e perseguia os cristãos. No entanto, depois que   teve um encontro com Jesus, não consultou carne nem sangue, isto é, não quis saber da opinião das pessoas, mas abraçou somente o que o Espírito Santo mandava realizar. Por isso, as pessoas agora glorificavam a Deus, e enxergavam que ele, de perseguidor de Cristo, imediatamente se tornara um pregador do Evangelho. Nunca é tarde também para que reconheçamos o nosso excesso de zelo pelas opiniões e crenças que estão enraizadas dentro de nós e nos deixemos conduzir pelo Espírito Santo, dando testemunho de verdadeira conversão. O encontrar-se com Jesus, sinceramente, nos leva a uma mudança profunda na nossa maneira de agir e de pensar. Mesmo que não tenhamos alguém que nos forme ou oriente, por meio da Palavra de Deus o Espírito Santo nos conduz e nos aperfeiçoa.  Precisamos, pois, abrir o nosso coração a fim de que o Espírito Santo nos conforme à imagem de Jesus e encarne em nós a mentalidade evangélica para que possamos dar exemplo de verdadeiras testemunhas como fez São Paulo.    – A sua opinião sobre religião tem mudado na medida em que você conhece mais a Igreja e a sua doutrina? – Você também já foi perseguidor (a) de Cristo e agora é pregador (a) do Evangelho? – Você tem se deixado guiar pelo Evangelho de Cristo à luz do Espírito Santo?

 

Salmo - Sl 138,1-3. 13-14ab. 14c-15 (R. 24b)


R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

1Senhor, vós me sondais e conheceis, *
2sabeis quando me sento ou me levanto;
de longe penetrais meus pensamentos, +
3percebeis quando me deito e quando eu ando, *
os meus caminhos vos são todos conhecidos.R.

13Fostes vós que me formastes as entranhas, *
e no seio de minha mãe vós me tecestes.
14aEu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, +
porque de modo admirável me formastes! *
14bQue prodígio e maravilha as vossas obras!R.

14cAté o mais íntimo, Senhor me conheceis; *
15nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis;
quando eu era modelado ocultamente, *
era formado nas entranhas subterrâneas.R

Reflexão - O Senhor sonda os nossos corações e conhece as nossas intenções. Por mais que muitas vezes, por ignorância, tenhamos agido erradamente, Ele conhecendo o nosso intento, sabe o porquê das nossas ações. O tempo da ignorância não conta, portanto entreguemo-nos ao Senhor de coração rendido e reconheçamos a maravilha que Ele pode fazer na vida de cada um de nós.

Evangelho - Lc 10,38-42


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,38-42.
Naquele tempo: 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: 'Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!' 41O Senhor, porém, lhe respondeu: 'Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária.
Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.'
Palavra da Salvação.

Reflexão – “há tempo de escutar e tempo de servir a Jesus”
Jesus hoje deixa para nós uma mensagem muito atual e que nos leva a avaliar, dentro do contexto do nosso dia a dia, qual a nossa percepção sobre o a utilização do tempo que nos é destinado. Assim como fez a Marta e Maria, Jesus nos visita a cada dia da nossa vida, no entanto, o que precisamos discernir é sobre o tempo de sentar-se aos Seus pés para escutá-lo e o tempo em que precisamos nos levantar para servi-Lo.  Quando Jesus visitou a casa de Marta e de Maria, cada uma delas teve uma atitude diferente diante da Sua presença. Todas as duas estiveram em função da visita de Jesus, no entanto, uma usou o tempo que tinha para permanecer perto Dele, ouvindo e aprendendo com Ele. A outra, preocupada com o Seu bem-estar se atarefou em servi-Lo melhor e, para isso, usou o tempo todo de que dispunha.  Para nós, com certeza, como disse Jesus, a melhor parte é aquela em que ficamos perto Dele em adoração e escuta, porque esse é o tempo em que aprendemos a servi-Lo melhor. É o tempo que ocupamos fazendo a nossa oração pessoal, quando nos abastecemos e nos fortalecemos para enfrentar os desafios do serviço. Mas, a oração nos impulsiona a ação, por isso, há também o momento de sair para servir naquilo que Ele já nos mostrou. Jesus nos acolhe do jeito que somos e como estamos e nós precisamos das duas ações: estar aos pés do Mestre para escutá-Lo, como também, ficar à sua disposição para servi-Lo. Há que se ter uma fé coerente que nos leve a ser Maria, mas também a como Marta, assumir os nossos encargos. – Você é Marta ou Maria? – Você tem equilibrado essas duas situações? – Você tem feito esforço para sentar-se aos pés de Jesus? – Faça a experiência!

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir