.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

-Lc 12,49-53, Vim trazer a divisão-José Salviano


25 de Outubro de 2018

 

Evangelho Lc 12,49-53

 

-Vim trazer a divisão-José Salviano

 

Jesus falou abertamente sobre o teor da sua missão. Longe de pensar em um Jesus bonzinho que tudo permite, Jesus é Aquele que veio causar divisões entre as pessoas. Divisão entre a pessoas da própria família. E por que?

Por que na família um segue a Jesus e outro segue ao mundo, para não dizer o maligno.

Um vai à igreja diariamente, enquanto outro passa anos sem aparecer por lá. Isso tudo dentro da própria família.

O Papa Francisco recentemente fez uma homilia na qual ele fala que não existem famílias perfeitas. Cada membro de uma família tem seus defeitos, cada um comete muitos erros, ofende os demais, então, a grande verdade é que se uma família tenta se mostrar ao demais como uma família completamente equilibrada, harmoniosa, com certeza aí tem coisa errada. Aí tem falsidade e mentira acontecendo.

O perdão é o único ponto de equilíbrio de uma família. Pois as ofensas, as  mágoas, acontecem diariamente. E se não há perdão, a convivência dentro da família fica insuportável.

As pessoas que sentem dificuldade de perdoar, não vivem em paz consigo mesmo nem com Deus.

Quando perdoamos esquecemos a maldade de alguém que nos ofendeu gravemente, e liberamos a nossa mente para estar em paz com Deus e com o irmão.

Guardar magoa em nossa mente é como guardar um escorpião dentro da nossa roupa.

A mágoa nos destruindo por dentro, nos movendo para a vingança, até que realizemos atos de violência física ou verbal.

Desse modo, podemos concluir que a mágoa é a pior doença mental, que afeta a nossa espiritualidade, que nos tira a paz e nos afasta dos irmãos e de Deus.

Jesus disse que a sua pessoa, a sua  mensagem, ou seja o Evangelho, traz a divisão entre as pessoas. Porém, Jesus nos deixou a capacidade de perdoar, para que tudo volte ao normal, para que tudo volte à paz.

Isso por que desentendimento entre as pessoas, são coisas inevitáveis. Se um casal se mostra ao grupo como uma parelha que se combinam perfeitamente, podemos notar, que ali também tem coisa errada. Pois as pessoas são naturalmente diferentes.

O que acontece  é que o amor supera as diferenças entre as pessoas, entre o casal que se ama.

O amor fraterno também nos proporciona perdoar os nossos irmãos e irmãs.

Você não concorda com muitas das atitudes da sua sogra, porém, se reparar, ela também tem muitas boas qualidades.

Os atritos entre os membros de uma família até são necessários. Pois se cada vê a solução de um certo problema de um modo, o outro já entende que a solução não é por ali mas sim, de outro jeito.

Discutem e chegam a conclusão de que as diferenças nos unem, nos enriquecem, nos completam. Portanto, entendamos que as diferenças entre as pessoas servem para nos tornar melhores para nos engrandecer.

 

 

José Salviano.  





Um comentário: