.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

-Lc 12,54-59, Os sinais dos tempos-José Salviano


26 de Outubro de 2018

 

Evangelho Lc 12,54-59

 

 

Jesus neste Evangelho nos aconselha a estar atentos aos sinais dos tempos.

Como sinais dos tempos podemos entender não somente as mudanças climáticas, mas as mudanças que ocorrem constantemente na sociedade.

E tudo isso passa nos noticiários todos os dias.

O cristão não pode estar alheio aos acontecimentos do dia a dia. Como podemos evangelizar, se ignoramos o que acontece em nossa volta?

Jesus observava tudo. Ele prestava bastante atenção no estilo de vida daquelas pessoas, e assim, adaptou a sua catequese com o dia a dia deles.  E essa adaptação recebeu o nome de parábolas.

As parábolas era estorinhas inventadas por Jesus, com argumentos tirados dos fatos da vida cotidiana daquele povo.

Assim, ficava mais fácil deles entender a mensagem do Reino dos Céus.

Hoje o catequista deve estar muito bem informado sobre tudo o que nos cerca: Dos efeitos positivos e negativos do uso do celular, sobre a tal de ideologia de gênero, sobre a política e toda a sua sujeira, entender  um pouco sobre economia, sobre globalização, e tudo o mais que está acontecendo por aí em nossa volta.

Senão o nosso sermão ficará obsoleto, com imagens do passado. Não é que temos de mudar a mensagem do Evangelho, mas sim, temos de atualizar essa mensagem trazendo-a para os nossos dias.

Para que uma evangelização seja eficaz, o catequista precisa ler e ouvir o tempo presente. Sem essa prática e capacidade de ler os sinais dos tempos, seremos engolidos pela cultura e a nossa palavra não terá  a devida força para alcançar o objetivo.

Se catequizar é buscar a conversão do catequizando, a nossa ação evangelizadora não terá um bom efeito se as nossas palavras não estiverem inseridas no contexto ao qual estamos inseridos, ou vivendo.

Na verdade, nós precisamos de uma nova evangelização. Não se trata, repito, de anunciar um conteúdo novo, mas sim, o mesmo conteúdo anunciado por Jesus, porém, de uma maneira diferente, que seja capaz de atingir o home de hoje.

Será que estamos sabendo  avaliar o tempo presente? Será que somos capazes de fazer um bom comentário sobre um acontecimento político, cultural, esportivo, etc? é por isso que precisamos nos preparar melhor, através não só de leituras, mas também dos noticiários diários.

Roguemos ao Espírito Santo para que Ele abra as nossas mentes para os desafios do mundo de hoje, que sejamos capazes de interpretar os fatos do dia a dia, sem prejuízo da fidelidade que devemos ter para com o Evangelho.

Pensemos:

Qual o maior desafio para a evangelização nos nossos tempos?

A ideologia de gênero?

A juventude influenciada pela mídia?

O poder do mal?

A política injusta e hipócrita?

 

 

José Salviano


Um comentário:

  1. Temos para este tempo a manifestação do Senhor Abra abra 43 44. São 6 livros do A.T. e no N.T. são os versículos 43 e 44 que fundamentam os capítulos. Em Lucas 12 é uma vigilância para este tempo. A manifestação tem origem numa
    cura divina a chamado por duas vezes as três horas da madrugada em ponto. Sendo a primeira vez Me ajude que te abençoarei e depois outro dia Senhor. Tudo esta em www.abraabra43-44.com.br

    ResponderExcluir