.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

O REINO DOS CÉUS É COMPARADO A UM GRÃO DE MOSTARDA-Adélio Francisco.


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 30/10/2018
- Lucas 13, 18-21
"O REINO  DOS  CÉUS É COMPARADO A  UM GRÃO DE MOSTARDA ... AO FERMENTO. "

No Evangelho de hoje que a liturgia nos convida a refletir, vemos que para apresentar o desenvolvimento do Reino de Deus, Jesus ilustra com duas parábolas, a do grão  de mostarda e a do fermento. 
   O aspecto mais chamativo é o contraste que existe entre a situação inicial e o resultado final. 
   De um grão de mostarda, sendo a menor das sementes, pode surgir uma árvore grande e, ao mesmo tempo, acontece com o fermento, que tem capacidade para fazer fermentar uma grande quantidade de massa. Através dessas comparações, Jesus fala da presença do Reino que está começando a chegar: a sua presença é    neste momento germinal e a sua aparência, como a da semente e a do fermento é insignificante,  mas possui dentro de si uma força transformadora que já começou na história e o seu crescimento é irreversível. 
  Para ser fermento que levede a massa, a Igreja não pode viver separada do mundo, e sim exatamente o contrário, imersa nas realidades sociais, políticas, econômicas e culturais, onde esteja em jogo a causa do reinado de Deus, que é o anúncio da  boa notícia da libertação, especialmente para o pobre e para o oprimido.
    Esse compromisso será sempre arriscado e poderá parecer, diante dos  poderes estabelecidos, tão insignificante como um pouquinho de fermento da parábola, mas a fermentação da massa está assegurada. O fermento tem um segredo para fazer crescer a massa. Jesus  enfrenta a mentalidade  religiosa  de seu povo, que está convencido de que a história se construía com base em intervenções diretas, espetaculares e unilaterais de Deus, sem o concurso do  ser humano. Jesus, em troca, experimentava como Deus atuava nele e em muita gente do povo de uma forma silenciosa, mas efetiva. 
   Meus irmãos e irmãs: o cristão de hoje, através do marco da presença de Deus que o alimenta e protege, especialmente pela força da vida sacramental, é obrigado a dar bons frutos. Como é importante parar, num silêncio de meditação, para averiguar o que estamos produzindo de bom em nosso dia a dia. 
    Na verdade, o Reino de Deus cresce onde há fé, amor, justiça, bondade, renuncia, humildade, fidelidade, sabedoria e graças, apesar de todo o   mal que  existe no mundo  

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS
-Adélio Francisco.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS -Adélio Francisco. 

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do Facebook 


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir