.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

missionários (as) do Amor de Deus!-Helena Serpa



18 DE OUTUBRO DE 2018

 

QUINTA FEIRA - SÃO LUCAS EVANGELISTA

 

FESTA

 

Cor Vermelho

1ª. Leitura – II Tm 4, 10-17b


Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 4,10-17b
Caríssimo: 10Demas me abandonou por amor deste mundo,
e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. 12Mandei Tíquico a Éfeso.
13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.
14Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.
Palavra do Senhor.


Reflexão - “dificuldades do ministério”.
Nesta carta São Paulo faz confidência a Timóteo sobre as dificuldades que sofre em virtude da infidelidade dos discípulos que o abandonaram. Quando edificamos o reino de Deus aqui na terra e desejamos construir um mundo novo e mais justo, é comum vivermos esta mesma situação. A dispersão, a desistência, a evasão e o abandono daquelas pessoas que antes eram tão entusiasmadas e, depois arrefecem e voltam para sua vida anterior faz parte do nosso dia a dia. No primeiro momento, quando ficamos sozinhos, nós nos aturdimos, no entanto, há uma certeza que deve nos animar, assim como diz São Paulo: “Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada” ... O fato de sabermos que nunca estaremos sós, que Jesus fica conosco apesar de todos fugirem nos fará prosseguir na caminhada, ainda que não tenhamos o auxílio dos homens. Mesmo que todos (as) nos abandonem e deixem os seus encargos à nossa mercê, nunca poderemos nos desesperar porque o Senhor está do nosso lado para nos amparar. Ele é o nosso herói, nosso protetor e auxiliador. Além do mais, nós temos também o auxílio de Maria, dos anjos e dos santos. A obra que o Senhor começou em nós não vai parar por causa da deserção de alguns. – Alguma vez você foi abandonado (a) por alguém que iniciou um trabalho consigo? -   Como você se sentiu? – Você sente a força e a proteção de Deus quando desempenha alguma tarefa?   Você é  perseverante ou em qualquer dificuldade desiste e se dispersa?                         

Salmo - 144(145),10-11,12-13ab,17-18 (R. 12a)

R. Â Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *
e os vossos santos com louvores vos bendigam!
11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *
e saibam proclamar vosso poder!R.

12Para espalhar vossos prodígios entre os homens *
e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
13aO vosso reino é um reino para sempre, *
13bvosso poder, de geração em geração.R.

17É justo o Senhor em seus caminhos, *
é santo em toda obra que ele faz.
18Ele está perto da pessoa que o invoca, *
de todo aquele que o invoca lealmente.R.

Reflexão - Precisamos pedir a ajuda da graça de Deus para que possamos perseverar na nossa caminhada de cristãos, por conseguinte, anunciadores da Palavra de Jesus. Os que são amigos do Senhor anunciam o Seu reino glorioso e, reconhecemos se somos mesmo esses amigos, se estivermos espalhando os prodígios do Senhor e exaltando as Suas maravilhas para que todo mundo saiba. O Senhor está perto de todos nós que O invocamos e Nele esperamos.

Evangelho – Lc 10,


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,1-9
Naquele tempo: 1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: "A messe é grande,
mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe
que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!' 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo:
`O Reino de Deus está próximo de vós'". Palavra da Salvação.

Reflexão – “missionários (as) do Amor de Deus!
Enquanto estivermos aqui na terra, todos nós somos chamados, convocados e enviados a anunciar o reino de Deus no meio dos homens. Anunciamos o reino de Deus quando o vivenciamos e o encarnamos no coração, e o estampamos no nosso rosto e nas nossas ações, por onde andarmos. O reino de Deus consiste em que se viva o amor na família, na comunidade e no meio em que trabalhamos. Ele acontece, também, quando levamos a paz aos corações atribulados, quando colocamos a nossa esperança, não nas coisas nem nas pessoas, mas no Deus que pode providenciar para nós, o alimento, a capa, bolsa, sacola, que significam as coisas das quais necessitamos para viver. Os ensinamentos de Jesus aos Seus discípulos servem também de roteiro para nós hoje, que desejamos ser missionários do Seu amor. Temos a incumbência de levar a paz e o Amor de Jesus a todos que não O conhecem. Nunca poderemos desistir da nossa missão alegando o motivo de que alguns não nos acolhem ou não querem nos escutar. Nada será motivo de desânimo ou de fracasso, porque "O reino de Deus está próximo de nós" e quando o reino acontece no nosso coração temos o Espírito Santo como guia, como instrutor e como sustentador e o Seu poder nos dá a garantia de uma missão bem-sucedida. - O primeiro lugar em que devemos anunciar o reino dos céus é a nossa casa, no meio da nossa família.
– Você tem anunciado o reino de Deus dentro da sua casa?
– As suas atitudes demonstram que você vive o reino?
– Você tem levado a paz e o amor para os seus?
– Jesus conta com você. Você foi chamado (a) para ser trabalhador (a) da Sua vinha. Este é o mês missionário!
Seja você também um (a) missionário (a) do Amor de Deus!

3 comentários:

  1. José Maria Nascimento18 de outubro de 2018 às 04:44

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir