.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

-DAR DE COMER A QUEM TEM FOME-José Salviano


05 de Novembro de 2018

 

Evangelho Lc 14,12-14

 

 

Olhe aqui, mais uma palavra dura, saída da boa de Jesus! Imagine um rico, bem relacionado na coluna social, fazer uma festa  para a qual foram convidados, todos os pobres da área próxima. Aleijados, cegos, e demais mendigos!

Quem nos dias de hoje faria uma coisa dessa? Foi por isso que alguém disse: “Essa palavra é dura demais.  Quem poderá segui-la?

Vamos entender as palavras de Jesus. Por várias vezes Jesus usou de figuras fortes, para que pudéssemos entender o significado da sua mensagem. Como por exemplo, cortar a mão se ela te leva ao pecado.

Com toda certeza é melhor não ter uma mão e entrar no reino dos Céus, do que tendo as duas ir para o inferno, foi o que Jesus explicou.

Quanto aos convidados da festa, o que Jesus quis nos dizer com palavras bem fortes ou mesmo duras, é que se dermos algum presente a quem nos poderá retribuir, se fizermos uma gentileza ou um favor a quem poderá nos devolver as mesmas cortesias, não teremos nenhuma recompensa no Reino dos Céus. Pois ao receber de volta os mesmos favores, já tivemos a nossa recompensa. E isso cheira a politicagem. Os políticos são bonzinhos e disponíveis, visando sempre um retorno por parte dos beneficiados. Lá na vida política, a CARIDADE É ZERO!

Tudo é um TOMA LÁ DÁ CÁ!

Jesus nos mostra que isso não deve ser o nosso modo de vida. Nós, os seguidores dos seus ensinamentos, precisamos ser caridosos, precisamos dar sem visar receber.  

A festa citada por Jesus, foi um exemplo máximo para que pudéssemos entender o espírito da coisa. Para que a fixa caísse, e entendêssemos de uma vez por toda, que cristão de verdade não faz o bem visando retorno, mas sim, fazemos o bem sem olhar a quem, fazemos o bem por amor ao próximo, fazemos  caridade, por que isso é a vontade do Pai.

O nosso proceder deve ser de oferecer a quem não pode nos retribuir,  dar a quem não pode devolver. O nosso comportamento deve ser de partilhar com quem nada possui.

Esses foram os conselhos de Jesus para quem quer viver em paz consigo mesmo, em paz com sua consciência, para quem quer um dia alcançar a salvação.

A nossa opção de vida deve ser com um amor preferencial e bem grande aos pobres e necessitados. Nunca fujamos dos pobres. Pois neles está a pessoa de Jesus, olhando para nós. Olhando para ver qual será a nossa atitude.

Não sejamos como os gananciosos da sociedade dos nossos tempos, os quais ignoram os pobres e necessitados, fugindo deles.

Vivemos em uma sociedade na qual uma minoria tem muito, vivendo numa extravagância sem limites, enquanto a maioria não tem o necessário para matar a fome, e sem o mínimo para lhe dar dignidade.

Do ponto de vista do Evangelho, essa situação é escandalosa!

Jesus nos convida a mudar esse estado de coisas, nos convida a transformar a sociedade em que vivemos. Ele nos manda a DAR DE COMER A QUEM TEM FOME!

 

 

José Salviano.

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário