.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

As coisas que precisamos entender-Helena Serpa


23/09/2016 – 6ª. feira – XXV semana comum - Eclesiastes 3, 1-11 –  “viver na perspectiva do que Deus”
Nascer, morrer, destruir, construir, alegrar-se, entristecer-se, chorar, rir, lamentar, dançar, rir, guerra, paz, amar, odiar, abraçar, separar, buscar, perder, são estágios da vida que todos nós alguma forma temos que enfrentar. Há tempo para tudo isso! É o que nos fala o autor do Livro do Eclesiastes numa belíssima dissertação sobre o “tempo”. Este é, para nós, um ensinamento edificante a propósito das situações pelas quais passamos em cada momento da nossa vida. Pensando bem, a nossa vida é como uma colcha confeccionada com os retalhos das diversas situações pelas quais atravessamos durante a nossa caminhada aqui na terra.  Hoje, assim, amanhã, de outro jeito! Tudo está gravado em nós como um filme, porém, o que não podemos fazer é estacionar no tempo, achando que tudo o que nos aconteceu é para sempre. Devemos viver na perspectiva do que Deus há preparado para nós e, na medida em que tivermos que enfrentar os desafios confiar na Sua proteção e na sua providência, mesmo que dentro de nós haja marcas de sofrimento. Não podemos parar no passado e fazer dele um pano de fundo para o nosso presente e futuro. Todas as coisas que se nos acontecem servem de aprendizado e de construção para o nosso amadurecimento, humano e espiritual. Se colocarmos essas situações diante do juízo de Deus, depois de tudo passado, enxergaremos os benefícios que auferimos em cada desafio ultrapassado. Enquanto aqui caminhamos vamos sendo preparados e lapidados para assumir a nossa forma definitiva diante de Deus.  “As coisas que Deus fez são todas boas no tempo oportuno”, diz o autor, por isso, que nós possamos aproveitar bem o tempo em que estamos vivendo, na dor ou na euforia, mas sabendo enxergar e esperar o nascer de um novo dia. Um dia, não precisaremos mais perguntar nada. Tudo será esclarecido! – Como você tem enfrentado essa diversidade de situações da sua vida? – Você tem sabido esperar com paciência que a paisagem mude? – Na hora do sufoco a quem você recorre? – E na hora da alegria, da bonança, você agradece a quem? – Que proveito você tem tirado das experiências negativas?

Salmo 143 – “Bendito seja o Senhor, meu rochedo!”
Mesmo que a nossa vida passe como o sopro do vento nós precisamos agradecer ao Senhor pela consideração que Ele tem para conosco. Por isso, é nosso dever reconhecer que Ele é o nosso refúgio, nosso libertador, abrigo e fortaleza. Com a consciência de que temos o Senhor como escudo nós podemos atravessar os dias sombrios da nossa vida com mais coragem e determinação.

Evangelho Lucas 9, 18-22 – as coisas que precisamos entender


Quando nos colocamos no contexto da Palavra de Deus como protagonistas e nos tornamos participantes do cenário que nos é exposto, ela se torna eficaz na nossa vida. Por isso, podemos hoje, também nos inserir na mesma conjuntura para perceber que quando caminhamos mais perto de Jesus Ele nos atrai a um lugar recolhido e nos dá oportunidade para conversarmos a sós com Ele da mesma maneira como fazia com os Seus discípulos. Assim, Ele nos revelará os projetos do Pai para nós, e também nos desnudará para que, na partilha, na camaradagem, na confiança, o nosso coração se abra para as coisas que precisamos entender. Jesus não estava interessado na opinião do povo em geral. Na verdade, quando se dirigiu aos discípulos e lhes perguntou o que “os outros” diziam Dele, Jesus usou apenas de um pretexto para estimular esse assunto. O Seu desejo era que os Seus seguidores tivessem consciência de quem Ele era e aprendessem a expor a sua opinião de uma forma consciente e concreta.  Hoje, também, Ele não quer saber de nós o que as outras pessoas pensam sobre Ele, mas que cada um de nós, pessoalmente, busquemos um conhecimento mais aprofundado da Sua pessoa e dos Seus projetos para nós e por nosso intermédio. Jesus deseja que nós, assim como Pedro, inspirados pelo Espírito Santo, tenhamos a convicção de quem Ele é para também poder afirmar: “Tu és o Cristo de Deus!”  Em outras palavras, Jesus quer que nós O conheçamos e, ao mesmo tempo, guiados pelo Seu Espírito nos autoconheçamos e nos avaliemos para discernir a que ministério somos chamados dentro do Plano de Deus.  Por isso, o Senhor também nos exercita nesse sentido, pois, saber quem é Jesus e conhecê-Lo intimamente, nos garante a possibilidade para que também nos conheçamos e, aos pouquinhos, percebamos o plano de Deus para nós e do que precisamos fazer para que a vontade do Pai se realize na nossa vida. Assim sendo, teremos a esperança e a confiança plena de que, depois do sofrimento e, mesmo da morte, nós também, como Ele, seremos ressuscitados. -  Você tem buscado ficar sozinho (a) com Jesus?-  Quem é Jesus para você?-   Quem é você para você mesmo (a)?-   Você tem dúvidas em relação à sua intimidade com Jesus?- Você, também, como Pedro, pode afirmar que Jesus é o Cristo de Deus, isto é, que Jesus é o seu Salvador? Pense um pouquinho sobre isso?

6 comentários:

  1. SENHOR PERDAO POR TODAS AS MINHAS FALTAS,VOZ SOIS O MEU PASTOR E NADA ME FALTARA.SENHOR QUE UM DIA SAIBAMOS NOS AMARMOS UNS AOS OUTROS COMO VOZ NOS TENS AMADO,OBRIGADO SENHOR.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento23 de setembro de 2016 às 05:18

    Obrigado Senhor, obrigado Helena por compartilhar estas reflexões!!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  4. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir