Sábado,
14 de Fevereiro de 2015
Valentin, Cirilo,
Metódio
Gênesis 3,9-24: E Adão
foi expulso do jardim do Édem
Salmo 89: Senhor, tu
foste nosso refúgio de geração em geração.
Marcos 8,1-10: O povo
comeu até ficar satisfeito.
1
Naqueles dias, como fosse novamente numerosa a multidão, e não tivessem o que
comer, Jesus convocou os discípulos e lhes disse: 2 Tenho compaixão deste povo.
Já há três dias perseveram comigo e não têm o que comer. 3 Se os despedir em
jejum para suas casas, desfalecerão no caminho; e alguns deles vieram de longe!
4 Seus discípulos responderam-lhe: Como poderá alguém fartá-los de pão aqui no deserto?
5 Mas ele perguntou-lhes: Quantos pães tendes? Sete, responderam. 6 Mandou
então que o povo se assentasse no chão. Tomando os sete pães, deu graças,
partiu-os e entregou-os a seus discípulos, para que os distribuíssem e eles os
distribuíram ao povo. 7 Tinham também alguns peixinhos. Ele os abençoou e
mandou também distribuí-los. 8 Comeram e ficaram fartos, e dos pedaços que
sobraram levantaram sete cestos. 9 Ora, os que comeram eram cerca de quatro mil
pessoas. Em seguida, Jesus os despediu. 10 E embarcando depois com seus
discípulos, foi para o território de Dalmanuta.
COMENTÁRIO
Assinalamos
no início que os dois relatos evangélicos de multiplicação utilizam em boa
parte um vocabulário tomado da liturgia da época; por conseguinte, o leito não
poderia equivocar-se a respeito do significado de um milagre realizado no
“deserto” (v. 4), o que mostra claramente que o pão vinha a ser como o maná.
Porém, o autor não se detém nos dois ritos da Eucaristia (v. 6); recolhe
igualmente uma série de dados destinados a fazer da Eucaristia o sacramento da
fé e da missão. A primeira das dimensões aparece, por uma parte, no diálogo de
Jesus com seus discípulos (vv. 4-5), no qual ressalta a falta de inteligência
dos discípulos; e por outra parte, no contexto desta multiplicação, na qual
tudo concorre para explicar que não se pode participar da Eucaristia senão
depois de ter purificado os sentidos. A segunda característica da Eucaristia é
a de se o sacramento da missão. Esta dimensão é encontrada em primeiro lugar ao
serem mencionados as sobras (v. 8), que são a prova de que os convidados
previstos por Jesus não estavam todos presentes.
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