.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

“QUEM É O MAIOR NO REINO DOS CÉUS?”- Olivia Courinho


Dia 02 de Outubro de 2018

Evangelho de Mt18,1-5.10

A todo instante, Jesus nos chama a fazermos a diferença no mundo, a sermos promotores da vida, propagadores do evangelho com a nossa própria vida! Para atendermos este chamado de Jesus, precisamos, em primeiro lugar, nos despir de nossas vaidades, da nossas mania de grandeza, só assim, teremos um coração puro, livre para amar!
Em toda sua trajetória terrena, Jesus foi itinerante, não tinha sequer onde recostar sua cabeça, identificando-se com os pobres, identificação, que vem lá do seu nascimento. Jesus nasceu pobre, e foi para os pobres que Ele dirigiu o seu primeiro olhar, os pastores, os pequenos, pessoas simples que nem eram reconhecidas pela a sociedade como gente, mas que se tornaram grandes aos olhos de Deus!
Jesus está sempre a nos revelar a sua predileção pelos os pequeninos, e quem são estes pequeninos que Ele se refere? Não são somente as crianças, são todos os que o mundo despreza. Os pequenos aos olhos do mundo, são os grandes aos olhos de Deus!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, os discípulos perguntam a Jesus: “Quem é o maior no Reino dos Céus?”. Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, se não converterdes e não vos tornardes como uma criança, não entrareis no reino dos céus”. Com essas palavras, Jesus repreende os discípulos, censurando a sua mania de grandeza.
Mesmo tendo deixado tudo para seguir Jesus, os discípulos, até então, não haviam entrado na dinâmica do Reino, eles haviam dado  espaço para que  a vaidade entrasse neles. Na visão deles, o seguimento a Jesus, traduzia numa realização pessoal, tanto é, que quando Jesus lhes revelou o desfecho da sua trajetória terrena, que culminaria com a sua morte, eles se inquietaram discutindo entre si, qual deles seria o maior, quem ocuparia a liderança do grupo.
 Embora convivendo diretamente com Jesus, os discípulos  não haviam entendido o seu messianismo, eles  continuavam presos à mentalidade egoística do mundo, a grande preocupação deles, não era com a promoção do outro, e sim, com  a sua promoção pessoal.
Quando deixamos de viver de forma simples, é sinal de que já fomos pegos, pelo o grande mal: a vaidade. A vaidade distorce a nossa imagem e semelhança de Deus, nos torna pessoas artificiais, nos faz passar uma imagem falsa de nós, com a finalidade de impressionar o outro, de nos aparentar grandes.
Quanto mais conhecemos os ensinamentos de Jesus, mais vamos valorizando o que é simples...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. Como sempre... só tenho à dizer que você nos dá uma alegria muito grande com suas reflexões. fenomenal.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir