.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 2 de outubro de 2018

O reino de Deus está próximo de nós-Helena Serpa


4 DE OUTUBRO DE 2018

 

QUINTA-FEIRA DA VIGÉSIMA SEXTA SEMANA

DO TEMPO COMUM 

São Francisco de Assis, Rlg, memória

Cor Branco

1ª. Leitura – Jó 19, 21-27


Leitura do Livro de Jó 19,21-27
Disse Jó: 21Piedade, piedade de mim, meus amigos, pois a mão de Deus me feriu! 22Por que me perseguis como Deus, e não vos cansais de me torturar? 23Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó;
26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. 27Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros. Dentro de mim consomem-se os meus rins. Palavra do Senhor.
Reflexão - “fé na ressurreição”
 No meio do infortúnio, depois de ter sido provado e testado na sua amargura, Jó pronuncia uma das mais belas citações sobre a Ressurreição:  Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição”...e depois, acrescenta: “Eu  sei que o meu redentor está vivo e que por último se levantará sobre o pó, e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne verei a Deus.”  A fé na ressurreição é para nós um dom precioso que precisa estar bem firme quando passamos por situações de morte, de abandono, de angústia. Em todas as provações da nossa vida, devemos pedir ao Senhor a graça de também, como Jó, ter o entendimento dessa mensagem gravada na nossa mente e no nosso coração. Todos nós que somos provados (as) pelo sofrimento, temos a oportunidade de conhecer o amparo e a força de Deus e a convicção para, também, proclamar ao mundo que Jesus Cristo está vivo e ressuscitado no meio de nós e que um dia O contemplaremos. Não vivemos somente para este tempo atual, e para nós está reservada a glória do céu onde Jesus está junto do Pai. – Medite sobre estas palavras de Jó e faça a sua profissão de fé na ressurreição dos mortos.

Salmo - 26,7-8a. 8b-9abc. 13-14 (R. 13)

R. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.
7Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,+
atendei por compaixão!*
8aMeu coração fala convosco confiante.R.

8bé vossa face que eu procuro,+
9aNão afasteis em vossa ira o vosso servo,*
sois vós o meu auxílio!
9bNão me esqueçais nem me deixeis abandonado,*
9cmeu Deus e Salvador!R.

13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver*
na terra dos viventes.
14Espera no Senhor e tem coragem,*
espera no Senhor! R.

Reflexão - Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor. Este é o brado que devemos ter na mente e no coração e que a nossa boca tem de proclamar aos quatro ventos. O Senhor ouve a voz do nosso apelo. Ele sabe o desejo que temos de encontrá-lo. Depois de toda luta e de todo sofrimento, afinal, a vitória é certa.                         

Evangelho – Lc 10, 1-12


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,1-12
Naquele tempo: 1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: 'A messe é grande,
mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe
que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós.' 10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei:
11Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés,
sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo! 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade. Palavra da Salvação.

Reflexão – “O reino de Deus está próximo de nós”
Jesus convocou Seus discípulos e os mandou ir à Sua frente preparar o caminho para que Ele pudesse se aproximar daqueles (as) que ainda não O conheciam. Enquanto aqui estamos, todos nós também somos chamados, convocados e enviados a anunciar o reino de Deus no meio dos homens que ainda não tiveram uma experiência de salvação. O reino de Deus é o próprio Jesus que está muito próximo de cada um de nós e nos oferece uma vida transformada e ajustada à vontade do Pai.  A melhor maneira   de anunciar o reino de Deus e abrir caminhos para o Senhor é vivê-lo e tê-lo estampado no nosso rosto, nas nossas ações por onde andarmos. O anúncio do reino de Deus consiste em se viver o Seu amor em família, em comunidade, levando a paz aos corações atribulados. A paz é a marca registrada dos que vivem o reino de Deus. Por isso, cada um de nós é chamado a ser mensageiro da paz de Jesus deixando de lado tudo o que pesa e complica a nossa vida.   Quem encontrou o reino de Deus, não precisa “preocupar-se” em levar bolsa, sandália, sacola, quando sair em Nome Dele, mas somente, deve apossar-se da paz que é fruto da justiça de Deus para com o homem. Bolsa, sacola, sandálias significam as coisas que acumulamos dentro de nós e que prejudicam o nosso relacionamento com Deus e com os irmãos: ódio, ressentimento, discriminação, julgamentos, riquezas, apegos etc.  A nossa missão é muito importante: somos trabalhadores da messe do Senhor, missionários do Seu amor. Ele nos envia e nos orienta a fim de que o nosso trabalho seja frutuoso e não nos percamos no meio do caminho.  É por meio do nosso testemunho de vida com o irmão (ã) que nós anunciamos a proximidade do reino, por isso Jesus nos mandar ir dois a dois. Os nossos relacionamentos, a nossa convivência fraterna, a unidade com que vivenciamos as nossas diferenças, darão testemunho ao mundo de que nós já vivemos o reino, aqui, desde já.   – Você já sente no seu coração a paz dos que vivem o reino de Deus? – Você tem anunciado o reino de Deus dentro da sua casa?  - Você tem levado a paz e o amor para os seus?  – Você tem dificuldades de relacionamento? – As suas atitudes demonstram que você vive o reino   Para você é difícil falar de Jesus para alguém?


3 comentários:

  1. José Maria Nascimento4 de outubro de 2018 às 05:21

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!Hoje aprendi especialmente sua interpretação de que "Jó pronuncia uma das mais belas citações sobre a Ressurreição". Já tinha lido e não tive essa percepção. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir