.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

No céu o nosso anjo contempla a face de Deus-Helena Serpa


 

2 DE OUTUBRO DE 2018

 

3ª. FEIRA

 

SANTOS ANJOS DA GUARDA 

Cor Branco

1ª. Leitura – Ex 23, 20-23


Leitura do Livro do Êxodo 23,20-23
Assim diz o Senhor: 20Vou enviar um anjo que vá à tua frente,
que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei.
21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos fereseus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei. Palavra do Senhor.

Reflexão – “na companhia do Anjo da Guarda
Deus Pai nos concedeu um grande presente quando destinou a cada um de nós alguém que vai à nossa frente, que nos guarda pelos caminhos da nossa vida e nos conduz ao lugar que nos é destinado junto Dele. Por isso, é necessário que estejamos conscientes desta realidade espiritual dos Anjos do Senhor e alertas para escutar a voz que fala aos nossos corações. A Bíblia é muito clara quando nos apresenta a figura do Anjo da Guarda e nos motiva a manter uma devoção, não de fachada nem utópica, mas consciente. A fé nos ajudará a perceber que Ele nos ampara e nos defende dos perigos com que os espíritos maus nos tentam, na nossa vida terrena. Se estivermos firmes na fé e conscienciosos desta verdade, com certeza, o medo não nos atingirá tanto, e conseguremos seguir mais confiantes enfrentando os desafios da nossa vida. “O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá”, Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários”.  Esta é a promessa do Senhor, portanto, nos momentos em que formos encarar os inimigos, que são as adversidades e dificuldades da nossa vida, precisamos nos apossar da Sua Palavra, confiantes de que o Senhor estará sempre ao nosso lado para nos defender e nos guiar. O Senhor também se utiliza de pessoas para ajudar os Anjos na missão, por isso, muitas vezes nós encontramos no nosso caminho aqueles (as) que surgem como verdadeiros guias que nos livram de muitas enrascadas e nos dão apoio. Todos nós também podemos ser usados (as) como mensageiros de Deus, e, como os anjos, ser instrumentos escolhidos para o benefício de alguém.  -  Você tem consciência de que possui um Anjo da Guarda? – Você tem recorrido a sua proteção? – Você já encontrou alguém que é como um verdadeiro anjo na sua vida? - Você reza a oração do Anjo da guarda? – Faça-o, a partir de hoje e tome como um hábito diário: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade Divina, sempre me rege, me guarde, me governe e me ilumine. Amém!

Salmo - 90(91),1-2.3-4.5-6.10-11 (R. 11)

R. O Senhor deu uma ordem aos seus anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

1Quem habita ao abrigo do Altíssimo *
e vive à sombra do Senhor onipotente,
2diz ao Senhor: "Sois meu refúgio e proteção, *
sois o meu Deus, no qual confio inteiramente".R.

3Do caçador e do seu laço ele te livra. *
Ele te salva da palavra que destrói.
4Com suas asas haverá de proteger-te, *
com seu escudo e suas armas, defender-te.R.

5Não temerás terror algum durante a noite, *
nem a flecha disparada em pleno dia;
6nem a peste que caminha pelo escuro, *
nem a desgraça que devasta ao meio-dia.R.

10Nenhum mal há de chegar perto de ti, *
nem a desgraça baterá à tua porta;
11pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos *
para em todos os caminhos te guardarem.R.

Reflexão – O salmista entoa um hino de louvor a Deus pela Sua proteção por meio dos anjos e também faz uma proclamação da confiança que trazem aqueles que habitam sob o abrigo do altíssimo. Tudo poderá nos acontecer, e nada poderá nos abalar! Mil caem à nossa esquerda ou à nossa direita, mas nós continuaremos de pé, confiantes. E a ordem que o Senhor dá aos Seus anjos é a de que nos guardem em todos os nossos caminhos.

 

Evangelho – Mt 18, 1-5.10


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18,1-5.10
Naquela hora, 1Os discípulos aproximaram-se de Jesus
e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos Céus?" 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. Palavra da Salvação.


Reflexão - “no céu o nosso anjo contempla a face de Deus”
Diante do trono do Pai, o nosso anjo da guarda contempla a Sua Face e vela pela nossa vida. No entanto, para que esta verdade faça efeito na nossa vivência, precisamos nos tornar como criança certos de que, aos olhos do Pai, somos como um filho pequeno e amado, dependentes do Seu amor. Jesus é muito firme e direto quando nos aponta o ser como criança uma condição imprescindível para usufruirmos do Seu reinado e da assistência dos Seus anjos. É grande no reino de Deus, quem se reconhece, pequeno, pecador e necessitado do Amor e da Misericórdia do Pai. O reino dos céus é o Amor Eterno de Deus vivendo em nós e manifestando-se por meio de nós, por isso, no reino de Deus todos nós somos os pequeninos a quem o Pai atrai e sustenta com o Seu Amor. Que o nosso Anjo da Guarda nos ajude a ser como crianças subordinadas ao Seu abrigo, ajuda e assistência e nos ensine o caminho que Deus preparou para a nossa travessia rumo ao céu.  A nossa conversão implica em que estejamos sob o abrigo do nosso Anjo guardador! – Você se considera grande ou pequeno no reino de Deus? – De onde está vindo a força para que você enfrente as dificuldades? – Você tem consciência de que Deus está atento a tudo quanto você tem vivido e colocou um Alguém para ajuda-lo (a)?

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir