.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

“Manifestação do Senhor!” - Claudinei M. Oliveira.


Domingo, 07  de janeiro  de 2018.
Evangelho:  Mt 2, 1-12

As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!(Sl 71)          

         Jesus apresenta-se como o Deus feito homem para a humanidade. Esse menino que trouxe a luz para clarear o caminho de muitos, trouxe também uma proposta para aqueles que não têm apreço para os pobres e desvalidos. A vinda de Jesus torna-se ameaça para uns e salvação para muitos. Assim, as autoridades poderosas se sentem ameaçadas, como o rei Herodes; mas o povo se alegra com Jesus, vendo nele o rei justo e salvador.
         O povo que acreditava nas profecias   dos profetas estava atendo ao sinal que pudesse mudar a história da sua vida. Tinha fé e não perdia a esperança de que em qualquer momento o salvador estaria livrando as mazelas de uma vida feito escrava. Pautava-se no dia a dia em lutar para manter-se vivo. Era uma Israel que carecia de mudanças radicais. Urgia no seio social o espírito da bondade e caridade. O tempo era propicio.
Isaías acalentava o povo de Israel de uma esperança da vinda do Senhor: “Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor”(Is. 60,1). Era o prelúdio da Epifania do Senhor. Ele viria sobre Jerusalém com mãos fortes e firmes resgatar o seu povo que não tinha para onde ir. Estava seu  desorientado, espoliado e macerado no pecado da cobiça e da ganância.  Então sobre Jerusalém estava a glória do Senhor, perfazendo uma curva na caminhada dos pobres; dando liberdade e vez para afugentar do perigo da classe dominante.
  Essa luz que libertadora que encaminhou os magos fazer as oferendas. O caminho feito pelos magos representa a vida árdua e cansado do povo maltratado dos “Herodes”. Seguir a luz é seguir a libertação. Ofertar seus presentes é agradecer pela vinda e por dar nova vida. Encontrar com o Menino numa manjedoura é estar diante da humildade do Senhor.
Nosso Deus se manifesta nos lugares que nem imaginamos que sua presença está para ser vivida. Bem que o Jesus poderia ter nascido num palácio ou num lugar bem requintado, numa família rica e poderosa. Mas veja meu querido leitor, Jesus apresentou para a humanidade num lugar cercado de bois, no frio da madrugada, sem proteção alguma para um recém-nascido. Assim que nosso Deus se manifesta.
Jesus com sua majestade e rei dos pobres ainda se mostra vivo nas favelas, nas vielas da vida, nos lixões, nos lugares distantes a mercê do acaso, nas famílias desestruturadas, nos viciados, nas prostitutas, nos menores abandonados, nos idosos jogados nos asilos e nos andarilhos que vivem a mendigar. Nosso Deus não escolhe somente os melhore lugares para estar e manifestar sua vivacidade.
Às vezes numa igreja toda linda, com arcos e figuras decorativas caras, altares de ouro e banco com veludo, a presença de Deus se compara numa igrejinha erguida com ripas, altar com mesa de madeira e bancos sem encosto. Deus é maravilhoso. Tem um coração manso, humilde e cheio de misericórdia com todos os filhos da terra. Sua vida terrena provou para o homem da época que não basta viver no luxo; para viver basta acreditar na Palavra que sempre existiu e se transformou no Verbo encarnado e, agora esta recebendo visita dos magos que vieram de longe.
Esse menino encarnado no espírito santo agirá  sobre os povos envolvidos em trevas e nuvens escuras como luz. Uma luz que clarear os caminhos dos ousados, dos que acreditam na salvação, naqueles que tem a coragem de sair da sua redoma de cristal, arregaçar as mangas e partir rumo à libertação com Cristo. Os magos fizeram isso. Cheio de alegria, queriam partilhar a descoberta com outros irmãos. Mas perceberam que um cidadão agia de modo à espreita. Era Herodes, estava enciumado, pois se até os magos saíram para visitar o menino recém-nascido, poderia estar correndo risco de perder o poder. Isso era impensado para o chefe de governo. Jamais iria permitir que outro tomasse seu lugar.
Mas na verdade o menino-Deus queria que os governantes, doutores da Lei, escribas, Levitas e sacerdotes tivessem compaixão do povo governado. Tivesse atitude de solidariedade e partilhassem com os necessitados os bens para haver justiça. Não queria uma desilusão e maus-tratos com os filhos marginalizados. O menino-Deus apresentou-se na terra para ser exemplo de vida e de ação. Tudo que Jesus fez foi para o bem daqueles que não tinham vez no poder econômico, no social e nem no templo.
Tanto que o Salmista entoa uma linda melodia ao afirmar que as nações de toda terra hão de adorar-vos, ó Senhor. Adorar a presença da Luz é acreditar que a vida vai deixar ser guiada por aquele que tem um projeto para o homem. “Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres” (Sl 71). Vemos que todos esperavam   o rei justo, que faria justiça ao povo oprimido e marginalizado, contra os seus opressores. Por isso os reis de outras nações viriam trazer-lhe as suas riquezas. Assim, o rei justo iria distribuir essas riquezas para o povo que tinha trabalhado por elas e que até agora foi roubado e não pôde usufruí-las.
Os magos adoraram o Verbo Encarnado, o Deus que se fez homem para nos redimir de toda falta e toda culpa. A Solenidade da Epifania recorda-nos que o único lugar onde podemos encontrar Deus neste mundo é na humanidade de Jesus. É algo de grande importância para  a nossa fé, sobre o qual devemos insistir e meditar repetidas vezes.
Portanto, não há treva no mundo que resista a luz de Cristo. Os magos buscaram a verdade com o coração revestido de humildade, e iluminado pelo Cristo, mudaram suas atitudes, a direção de suas vidas. Nos presentes oferecidos ao menino-Deus está o reconhecimento de quem realmente Ele é, e a missão que veio realizar entre os homens: o ouro simboliza sua realiza, o incenso sua divindade e a mirra sua humanidade. Paz e bem.
Abraços
Claudinei M. Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário