.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

“Jesus ensina com autoridade!” - Claudinei M. Oliveira.



Domingo, 28  de janeiro  de 2018.
Evangelho:  Mc 1,21-28

         No início dessa reflexão invocamos o espírito santo de Deus para abrir nosso coração e disponibilizarmos a serviço da vida. Resgatamos em nós o desejo de sermos  fiéis aos ensinamentos do Pai para andarmos no caminho da retidão com louvor e glória.
Ouçamos a palavra que nos liberta e ilumina no caminhar,  a fim de fortalecer na fé e na esperança de alcançarmos a plenitude da salvação.  Nosso Deus, Pai Misericordioso, está junto a nós em todos os momentos da vida, aliviai nossas dores e decepções e não deixais que o espírito impuro nos aproxime, retirando de nós a liberdade de seguir o Cristo Ressuscitado.
         Nosso Deus não permita que seus filhos vivessem na escravidão e na maldade, Ele quer que sejamos livres para seguir os passos de Jesus com muita honra. Jesus ao levar a boa nova teve a felicidade de ser livre para ajudar todos que estavam com enfermidade: seja na surdez e/ou na cegueira. Ele interveio com sua paz inovadora dando aos enfermos  vivacidade e destreza de uma vida feliz. Para Jesus não importava o dia e nem o lugar, fosse no sábado ou no templo, Ele sempre estava disponível para o cuidado. Isso prova que nosso Deus quer que seu povo tome rumo de vida nova, sem empecilho, sem altos e baixos e sem desfiladeiros, tudo para contemplar o amor ao seu grande projeto de vida e de liberdade plena.
         Deus escolhe homens e mulheres de boa vontade para ser seu anunciador, ou seja, ser um verdadeiro profeta. Qual a missão de um profeta? Qual é a espinha dorsal de uma missão que um profeta deve percorrer? Um profeta é aquele que zela pela palavra de Deus; que anuncia os mistérios do Pai; que anima o povo de Deus à plantar boas sementes no terreno fértil; que seja exemplo de vida e de amor; que não teme o mal e que está preparado para enfrentar as dificuldades do dia a dia.
         Ser profeta é fazer parte da família de Deus e ter o aconchego familiar de um Pai protetor.  Contudo, através do profeta que Deus vem ao encontro dos homens, se posiciona no meio deles e apresenta seu projeto de libertação. Moisés foi o grande profeta escolhido por Deus para guiar o destino de povo que vivia na escravidão, conduzindo em meio ao deserto, multidão de homens, mulheres e crianças até alcançar a terra prometida.
         O profeta faz a ligação da vontade de Deus com o povo. A vontade de Deus é que o povo escuta os seus ensinamentos e viva na harmonia. Mas nem todos os homens conseguem escutar a Palavra da libertação. Muitos homens preferem construir seu caminho distante de Deus, afugentam do Pai Criador e começam a ser cobiçados pelo encardido. Deus usa o profeta para falar com eles. Assim, os homens desgarrados de Deus possam voltar para a grande família de Nazaré.  Deus fica contente com os profetas-missionários que faz ser ouvido. Em suas bocas Deus coloca palavras que enaltece o querer voltar para Ele. Deus prepara o profeta para a missão. Logo não precisa temer a evangelização, pois Deus está guiando tanto no caminhar quanto nas palavras.
Queridos leitores, Deus quer que seu povo viva bem. Tanto que enviou seu filho para a terra a fim de nos ensinar a viver em sociedade. Ele não quer que o mal esteja envolvido no meio dos homens. Deus quer todos livres para agir dignamente.
Ao expulsar o demônio que estava possuindo o corpo do homem na sinagoga Jesus demonstrava para todos que o cercavam que em primeiro lugar a pessoa deve estar livre para fazer a vontade de Deus; em segundo lugar que o demônio usa o corpo da pessoa de bem para tentar derrubar o projeto de vida do Pai. Assim, ao arrancar o espírito impuro que estava no corpo do homem, estava arrancando o poder do demônio, que realiza poder bem diferente das práticas de Jesus.
Qual é a lógica do espírito impuro tomar o corpo do homem? Não deixar que o  homem seja ele mesmo e nem pensar por si. O demônio apossa-se do Todo da pessoa e a faz escrava, não dando oportunidade de enxergar as belezas de Deus. O espírito impuro aliena a pessoa, não permitindo que seja livre e consciente de seus atos.
O espírito impuro sabe quando Deus age. Ele tem medo do poder de Deus. Sabe que Deus é poderoso e pode destruir a qualquer  momento. Deus não fraqueja; Ele é forte,  sabe conduzir a situação de maneira impar. Quando o demônio disse a Jesus “que queres de nós, Jesus Nazareno?  Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus” (Mc 1,24), prova que o demônio sabe onde está pisando. Sabe que Deus tem o poder de destruir num piscar de olhos. O  encardido não tem força para vencer Deus, tanto que  Jesus pediu para deixar o homem livre o espírito impuro sacudiu com força o homem e o deixou em paz.
Veja que Jesus fala com autoridade. Sua altivez não permite que o demônio entre em embate com Ele. Sua voz tem autoridade, como o Evangelista Marcos afirma, e com essa autoridade diante de falar e o demônio obedecer que causa admiração da multidão. A admiração do povo em presenciar o demônio sendo expulso transforma em espanto: “todos ficaram muito espantados e perguntavam uns ao outros: o que é isso? Um ensinamento novo, dado com autoridade. Ele manda nos espíritos maus e eles obedecem?” (Mc 1,27)
A autoridade de Jesus foi libertar o homem do demônio e fazer com que recuperasse a consciência de si; ficar liberto de tudo aquilo que pode prejudicar a caminhada rumo aos céus.
O homem com  o espírito impura representa todo o homem e mulher que não aceita Deus com principio da vida. São pessoas que vivem na ignorância, na avareza, no egoísmo e que a prática desabona a misericórdia do Pai. São pessoas que vivem também na margem da podridão, do ódio, da cobiça, da violência e do pecado. O homem com espírito impuro não caminha na vida da fraternidade, da paz, da solidariedade e nem quer ver a liberdade do povo fluir. São pessoas  mergulhadas no sub mundo da vida  e que têm os ouvidos tapados para escutar a doçura da Palavra que liberta.  Mesmo distante de Deus, Ele não desiste dessas pessoas. Ele insiste através dos profetas e da Palavra que renova a essência do homem pecador e o faz filho amado de Deus.
Devemos ser os profetas que dão testemunha da proposta de liberação.  A missão tem que continuar  a fim de desalienar o homem que não tem consciência de si e de seus atos para não permitir que o demônio não rouba a vida e a liberdade.
Ser o profeta-missionário é ser destemido e percorrer o caminho de Jesus com afinco  e lutar por um mundo melhor e mais humano, livre, justo e fraterno. Levar a Palavra que mexe nos corações das pessoas e fazê-la enraizar.
Portanto, sabemos que lutar contra o espírito impuro não é uma batalha fácil, requer muito preparo, dor, vazio; um processo doloroso que gera conflito, divisões e sofrimento; mas é uma luta linda que merece ser vivida, porque sabemos que ao final da batalha o povo de Deus sairá vencedor e livre de todo mal.
E daí, está pronto para enfrentar o demônio?
Abraços
Claudinei M. Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário