.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

“JESUS O INTIMOU: CALA-TE E SAI DELE!” Olivia Coutinho

 

“JESUS O INTIMOU: CALA-TE E SAI DELE!” Olivia Coutinho

 

4º DOMINGO DO TEMPO COMUM

 

Dia 28 de Janeiro de 2018

 

Evangelho de Mc1,21-28

 
Não podemos negar a existência e a força do mal, o mal existe e está sempre a nos rondar, mas ele só ganha força em nós, se nos distanciarmos de quem é mais forte do que ele: Jesus! As estruturas do mal conhecem quem é mais forte do que elas, quem tem poder de destruí-las, por isto fazem de tudo para eliminá-lo, mas não conseguem, pois o mal não sobrepõe o bem, não encontra espaço no coração habitado por Jesus!
Jesus não quer que nenhum de nós, seja escravizado pelas as forças do mal, por isto, Ele está sempre nos chamando a permanecermos Nele, pois só Nele, conseguiremos aniquilar as forças do inimigo.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo que Jesus entrou numa sinagoga em Cafarnaum, junto com os seus discípulos e começou a ensinar. O povo ficou maravilhado com o seu jeito diferente de ensinar, pois Jesus falava com autoridade, isto é, falava com propriedade, falava daquilo que Ele conhecia e vivia. Diferente dos outros líderes religiosos, que não viviam o que falavam. 
A narrativa diz ainda, que na sinagoga, havia um homem possuído por um espírito mau, cuja simples presença de Jesus o atormentava. O episódio, nos mostra o poder de Jesus sobre o mal, naquele encontro, não houve confronto, a simples presença do bem, (Jesus) exterminou o mal. 
“Que queres de nós Jesus Nazareno? Viestes para nos destruir? Eu sei que tu és o santo de Deus!” E Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!”. A partir de então, aquele homem, se viu, completamente livre das correntes do mal que o impedia de ser ele mesmo.
Com esta ação libertadora, Jesus, desmascara aqueles líderes religiosos, que não estavam comprometidos com a vida. O olhar de Jesus vai além dos limites impostos por eles, pois Jesus enxerga o homem na sua essência, e não, o mal que está nele, o mal, Jesus extermina e o homem, Ele traz de volta à vida! Aquele homem, que estava possuído pelo o espírito mal, simboliza todas as pessoas que estão acorrentadas pelas as forças do mal, pessoas que são impedidas de falar, de agir como sujeitos da sua própria história.
O texto nos convida a conhecermos a verdade que liberta e a vivermos esta verdade, só assim, podemos também, falar com autoridade, nos tornando caminho de libertação para o outro.
Saber que Jesus é o Filho de Deus, todos sabem, até o inimigo, como vimos no evangelho, o que vai fazer a diferença mesmo, é saber quem é o Filho de Deus, quais são as suas propostas.
Conhecer Jesus, saber quais são as suas propostas, é o primeiro passo de quem quer fazer a melhor escolha para sua vida.
A vida é a maior expressão do amor de Deus, não conduzi-la para o bem, é a maior ingratidão do homem ao seu Criador.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

3 comentários:

  1. Meus irmãos em Cristo: Cometi um erro grave nesta frase: "o mal sobrepõe o bem." Sendo que o certo é: " o mal "não" sobrepõem o bem." Foi um erro de digitação. Desculpe-me Olivia Coutinho

    ResponderExcluir
  2. OK, Olívia coutinho! A paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. ANJO NOSSO, SUAS PALAVRAS SÃO TÃO CHEIAS DO ESPÍRITO SANTO E UNÇÃO QUE NÃO PERCEBI. POIS SABEMOS E CREMOS: "O MAL NÃO SOBREPÕE O BEM". JAMAIS. OBRIGADA! PAZ E BEM. LOUVO A DEUS POR SUA VIDA E DOM. ABRAÇO

    ResponderExcluir