.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

“Simeão aguardava o Salvador!” - Claudinei M. Oliveira.


Sexta feira, 02  de fevereiro  de 2018.
Evangelho: Lc 2,22-40

         Os pais de Jesus tiveram preocupação com Jesus desde o nascimento. Nada deixou faltar para que o menino crescesse saudável e cheio de sabedoria. Tanto que levou o menino ao templo conforme determinava a lei do Senhor: “todo  primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor” (Lc 2, 23).
         Quem estava aguardando o Messias era Simeão, um homem justo e piedoso que esperava a consolidação do povo de Israel; o espírito que estava com ele havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 
         No templo Simeão recebeu o menino nos braços e   bendisse a Deus dizendo: “agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel” (Lc 2, 29-32)
         Simeão tinha fé. Estava à espera do cumprimento da profecia de que o salvador nasceria junto ao povo para dar novo rumo ao Reino. Isso aconteceu aos olhos do homem que amava as coisas do alto e tinha um coração piedoso. Assim, a vida do novo tempo brotou nos braços de Simeão dando glória e benfazeja  Ele poderia morrer em paz porque o Messias veio libertar o povo de Israel.
         Sabemos que a prática de Jesus nada era tão fácil. Suas atividades provocariam furor e ódio em muitos detentores de poder. Jesus tinha uma linda mensagem de vida e de esperança para o povo sofrido. Claro que essa ideia contrariava os “mandões” da época. Mas Jesus teve a coragem e a ousadia de seguir o projeto do Pai Celestial. Pagou caro sua ousadia, foi morto com o propósito de fazer a justiça acontecer.
Esse menino que seria a contradição  fez jus às palavras de Simeão. Deu orgulho aos seus pais e a seus irmãos.  Contudo, a admiração de José e de Maria é o espanto maravilhado dos pobres que se descobrem como instrumento do Deus que salva.
         Entretanto, na frente de Jesus os crentes terão de fazer uma escolha decisiva: aceitar ou rejeitar Jesus, com sérias consequências para a vida inteira. Assim, ou as pessoas aceitam participar da história nova, em que a justiça liberta os pobres para a vida, ou se condenam na velha história comandada pela injustiça, que desfigura a vida e acaba produzindo a morte para todos (Ivo Storniolo).
         Como Simeão que aguardou a vida de Jesus para ver a Luz iluminar o povo de Israel, nós que temos a certeza dessa Luz, devemos renovar o espírito santo para evangelizar com fervor o novo Reino nas graças de Deus. Amém.
                  Abraços
Claudinei M. Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário