.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

“QUEM É MINHA MÃE E QUEM SÃO MEUS IRMÃOS?” – Olívia Coutinho

 

Dia 23 de Janeiro de  2018

 

Evangelho de Lc Mc3, 31-35

 
Para que tenhamos uma melhor compreensão  do evangelho que a liturgia de  hoje nos apresenta,  é importante nos inteirarmos da postura da Mãe de Jesus, diante o projeto de Deus que ela abraçou por inteiro, colocando-o  como prioridade na sua vida!
Maria nunca quis reter Jesus para si, ela sempre soube, que mesmo tendo nascido de suas entranhas, Jesus não lhe pertencia, que Ele pertencia a todos os que o Pai lhe confiara! Mesmo sendo a escolhida para gerar o Filho de Deus, ela sempre se postou humilde diante de Jesus, nunca reivindicou tratamento especial por parte Dele,  pelo o contrário, se colocou como sua discípula, sua aprendiz.
A nossa procura por Jesus, deve ser sempre na condição de discípulo, daquele que quer aprender com o Mestre, como fazia Maria!
O evangelho começa dizendo, que a mãe de Jesus e os seus irmãos, (parentes) ficaram do lado de fora e mandaram chamar Jesus: “ Tua mãe e teus irmãos estão lá fora a tua procura.” Jesus não afasta da multidão para atendê-los, não interrompe  sua missão Divina junto aqueles que o Pai lhe confiara, para atender a sua família, demonstrando assim, uma atenção igualitária para com todos: família de sangue e o povo que o Pai lhe confiara!
 É compreensível, que os familiares de Jesus, se assustassem vendo-o  cercado pela a multidão, tudo aquilo, era grande demais para a compreensão deles,  acostumado a conviver com a simplicidade do  jovem Jesus num ambiente familiar.
Nas primeiras vezes, que os parentes de Jesus, depararam com Ele, cercado pela a multidão, eles chegaram a pensar que Jesus estava fora de si. Mc3.21. "Jesus estava fora de si" o que não deixa de ser uma grande verdade, pois Jesus, estava mesmo,  fora de si, Ele havia saído de si mesmo para entrar em Deus!
Jesus era verdadeiramente humano e verdadeiramente Divino, mas a partir do momento em que  Ele assume  o seu ministério, foi o  seu lado divino que prevaleceu!
Maria compreendia  tudo isso, ela sabia que mais cedo ou mais tarde, seu Filho sairia de casa, para se entregar à missão que o Pai lhe confiara.  Além do Anjo, na anunciação,  o profeta Simeão lhes revelara tudo sobre Jesus.
Para muitos, a atitude de Jesus, descrita neste  evangelho, soa como um desprezo Dele para com a sua mãe, o que não passa de um grande engano, pois ao acolher o povo, como membros de sua família, Jesus demonstrou um amor grandioso pelo o Pai, gesto, que certamente alegrou Maria, pois assim como Ele, ela só queria agradar a Deus, fazer a sua vontade!   
"Todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe"! Com estas palavras, Jesus não desconsiderou sua Mãe, pelo o contrário, a elevou, pois ninguém mais do que Maria, fazia a vontade do Deus! Ela se colocou como serva de Deus, desde o anuncio de que ela seria a mãe de Jesus! "Eis aqui a serva do Senhor, faça em mim, segundo a Sua vontade"!
Sempre que deparamos com este evangelho, ficamos centrados na referencia que Jesus faz de quem é a sua família, ou questionando se Maria teve ou não  outros filhos, com isso, deixamos de meditar a mensagem principal do evangelho, que é um convite a fazermos à vontade do Pai! 
Fazer a vontade do Pai é o único requisito que Jesus nos apresenta para fazermos parte da Sua família.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Irmão Bernardo de Maria23 de janeiro de 2018 às 18:24

    Boa reflexão. Que o Divino Espírito ilumine sempre nesta missão evangelizadora. Abraços.
    Diocese de Coroatá/Maranhão

    ResponderExcluir