.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

“SE QUERES TENS O PODER DE CURAR-ME.” – Olivia Coutinho

 
Dia 11 de Janeiro de 2018
 
Evangelho Mc1,40-45 
 
Podemos até dizer que temos fé, mas se não aplicarmos na nossa vida, os  ensinamentos de Jesus, não somos  reconhecidos por Ele, pois  não vivemos a fé que professamos, não damos vida a sua palavra.
O ponto fundamental de todos os ensinamentos de Jesus, sempre foi  o  amor, Jesus era movido pelo o amor, por onde Ele passava, exalava amor, todas as suas ações se convergiam para o bem das pessoas, principalmente daqueles que o mundo desprezava.
Como continuadores da sua presença  aqui na terra, não podemos ficar indiferentes ao sofrimento do nosso irmão e nem deixar que eles desconheçam a verdade que liberta!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, continua narrando as ações vivificantes de Jesus, nos mostrando o tamanho da sua compaixão para com os sofredores.
Desta vez, o beneficiado da ação libertadora de Jesus, é um homem acometido por uma doença que não somente lhe causava feridas no corpo, como também, feridas profundas na alma que é a lepra.
A lepra, hoje conhecida como hanseníase, era uma doença incurável, quem a contraia, era considerado impuro, condenado ao isolamento, a viver fora do convívio social, religioso e familiar e quando alguém se livrava deste mal, a sua cura era considerada como obra exclusiva de Deus. Para que uma pessoa curada, pudesse voltar a sua vida normal, era preciso que a sua cura fosse constatada pelos os  sacerdotes, somente eles poderiam liberá-lo para o retorno ao convívio social... 
O leproso, citado no evangelho, que já havia perdido a esperança no humano, viu  em Jesus, a sua única possibilidade de cura, por isso ele não hesitou em infringir as leis, para chegar até a Ele. Prostrado à seus pés, ele, movido pela fé, diz a Jesus: “Se queres, tens o poder de curar-me.” E contrariando as leis, que proibiam qualquer contato com os leprosos, Jesus, não somente permite que aquele homem se aproxime Dele, como também toca nele dizendo: “Eu quero: fica curado!”
Ao ser curado, aquele homem, antes excluído, sente abraçado por Deus, experimentando no corpo e na alma, a ação libertadora de Jesus! A partir daquele  momento, ele recobra para além da sua vida física, a sua vida social, familiar e religiosa. Superada toda a marginalização, e completamente revestido da graça de Deus, ele vê surgir  diante de si, novas perspectivas! E mesmo sendo recomendado por Jesus, para não espalhar o acontecido, ele não o  obedece, pois não consegue guardar só para si, tamanha alegria!  A se ver livre da lepra, aquele homem, proclama com veemência o nome de Jesus, dando testemunho da sua cura. 
Esta narrativa nos mostra, que pela fé, é possível vencer todos os obstáculos que nos impede de aproximarmos de Jesus, de sermos tocados por Ele! A fé abre caminhos, nos coloca diante de Jesus, como colocou aquele leproso.
Para absorvermos melhor a mensagem que este evangelho quer nos passar, é importante nos colocarmos dentro do contexto, sentir a mesma alegria de quem é libertado por Jesus, é esta alegria que vai nos motivar a sermos continuadores e multiplicadores das ações libertadores de Jesus no meio em que vivemos.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


4 comentários:

  1. Muita linda a reflexão! Já passei pela a experiência semelhante, de ser libertada por Jesus em 2003, não da cura da lepra, mas da alma e desde de então maravilhas o Senhor tem feito por mim ao longo destes anos. Sou grata a Deus e as pessoas que intercederam a Ele por mim.

    ResponderExcluir
  2. Muita linda a reflexão! Já passei pela a experiência semelhante, de ser libertada por Jesus em 2003, não da cura da lepra, mas da alma e desde de então maravilhas o Senhor tem feito por mim ao longo destes anos. Sou grata a Deus e as pessoas que intercederam a Ele por mim.

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  4. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir