.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

“A semente!” - Claudinei M. Oliveira.



Quarta feira, 24  de janeiro  de 2018.
Evangelho:  Mc 4,1-20

“Põe a semente na terranão será em vão.  Não te preocupe a colheita, plantas para o irmão”

         Jesus não titubeia  diante da multidão às margens do mar da Galileia, ensina em parábolas para mostrar como o Reino de Deus se realiza na história para trazer v ida e liberdade para todos.  De modo simples e contundente, Jesus cativa a multidão com exemplos do campo, apresentando o cotidiano do povo, que mesmo as coisas não dando certo, tudo têm uma resposta maravilhosa.
         Jesus ensinava em parábolas para facilitar o entendimento, por isso a multidão O seguia, encantava com sua doçura, sua meiguice e seu desprendimento. Jesus tocava os corações do povo ao falar lindamente. Na verdade Ele era o semeador de sementes boas, que germinavam em bons terrenos e tinham produções relevantes. Sabia como ninguém escolher o terreno para edificar suas palavras e fazê-las penetrar na janela da alma daqueles que o seguiam.
Hoje Jesus nos ensina a sermos boas sementes que devem produzir muitos frutos  para ampliar o reino de Deus. Quer dizer também que nossas práticas devem ser realistas e solidárias com os irmãos, promover a paz e a boa vivência para agraciar o Criador.
            Enquanto semente ou enquanto cristão a procura do amadurecimento no Deus vivo, o homem deve priorizar o aguçamento no reino, ou seja, ter um rumo certo na vida que sensibiliza as pessoas em volta para a prática do bem. São muitos malvados a espreita do caminho da vida querendo derrubar ou cativar para si a vivacidade. Caso não estiver preparado para enfrentar com maestria o encardido, com certeza, estará em suas mãos em pouco tempo.
Assim as sementes representam aquilo que sai da boca do homem. As palavras têm poder para mudar a trajetória da vida de qualquer servo, por isso  as palavras  - sementes -  devem ser entoadas com serenidade e perfeição. Assim, o ouvinte pode aceitar o discernimento do semeador e seguir os passos rumo à salvação eterna. Jesus pregava para o povo com objetivo de fazê-lo crescer, mudar o caminho a seguir, um caminho da paz, da fraternidade e da justiça. Pois, o caminho do homem era tortuoso e cheio de obstáculos, precisa-se do homem compreender e comprometer-se com o projeto de vida defendido pelo Moço de Nazaré. Mas para compreender e viver o Evangelho o homem deveria querer, imbuir e perseverar o novo caminho. Jesus é o caminho certo a que veio mostrar para os víveres da terra os vieses de um tempo de transformação.
            Jesus explica o reino através da parábola.  Jesus imagina que as pessoas que tem ouvido necessitam atentar-se para as palavras da verdade e ter cuidados para não fazer a vontade de um grupinho esfomeado. Tanto que explica sinteticamente a parábola para que todos compreendam e vivam a praticidade. Leia a seguir o que Jesus disse à multidão sobre a parábola:
            a semente é a mensagem de Deus. As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo. As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos”.
            Linda explicação de Jesus. Ao ler esta mensagem percebemos o quanto enroscamos na vida. Sempre acreditamos que fazemos coisas certas, mas ao observar atentamente, não saímos do trivial, ou não afastamos do arroz e feijão. Para sermos sementes produtoras, eficazes e grandiosas, devemos abrir o coração ao bom Deus e praticar a justiça severamente. Não tem como disseminar o reino de Deus com trocadilho ou com meia palavra. O diabo está de olho nos deslizes para abocanhar-nos e para não sermos presas fáceis devemos enveredar para o caminho certo, deixar as preocupações mundanas, as riquezas e os prazeres da vida, pois podem sufocar  crescimento.
Essa  parábola  mexe com nossa fé. Gostaríamos que fôssemos à semente boa, que crescesse e produzisse muitos frutos. Quem não tem o encanto de desvelar boa semente? Porém, ao olharmos em nosso terreno do coração, mergulharmos nas ondas do sangue, percorrermos o interior do corpo, muitas coisas descobrirão. Afinal, somos sementes boas, àquelas que produzirão muitos frutos, ou somos sementes fracas, sem forças para germinar?
            Portanto, sejamos sementes que alegram o reino e atenta-se para a palavra que pode gerar a grande esperança de vida e bons conselhos. Enfim, sigamos o Cristo de braços abertos  porque Ele merece toda a glória do mundo. Amém!
Abraços
Claudinei M. Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário