.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Importa o que está dentro-Diac. José da Cruz


QUARTA FEIRA DA 5ª SEMANA DO TEMPO COMUM 07/02/2018
1ª Leitura 1 Reis 10, 1-10
Salmo 36, 30 a “A boca do Justo fala sabedoria”
Evangelho Marcos 7, 14-23
                                                 "Importa o que está dentro..."

O tema é o mesmo do evangelho refletido ontem, porém envolve a questão da alimentação e o órgão onde inicia-se o processo digestivo: a nossa boca, que pode ser fonte de vida ou de morte!
A Lei de Moisés, dada quando o povo atravessava o deserto, tinha muitas normas de segurança e preservação da saúde, e a questão dos alimentos impuros que poderiam contaminar as pessoas era uma delas. Preocupação com a contaminação é algo que faz parte do nosso dia a dia, mas que não nos deve tornar excessivamente escrupulosos senão torna-se uma doença. Mas para os Judeus a contaminação tinha um caráter fortemente religioso onde quem é impuro está longe de Deus e da sua Salvação prometida.
Esse modo perverso de se relacionar com Deus, acaba gerando divisões por conta dos preconceitos e Jesus corrige esse modo de pensar colocando as coisas em seu devido lugar, as coisas externas inclusive alimentação que entra pela boca do homem, não o afetam em sua espiritualidade ( pode sim transmitir alguma enfermidade) e nesse sentido, o próprio organismo do homem, criado com perfeição por Deus, tem seus mecanismos que após o metabolismo, expele aquilo que é impuro ou danoso ao corpo, este é um processo natural que os próprios órgãos digestivos realizam independem da nossa vontade.
Mas quando se fala de algo que possa manchar a dignidade do ser humano, a primeira coisa é a vontade humana, ninguém faz uma calúnia, ou diz uma ofensa moral a outro, de maneira involuntária, ninguém sente inveja, ciúme, cólera ou mágoa, de maneira involuntária. É por decisão e vontade que se peca. É isso que Jesus quer dizer quando fala que são as coisas que saem de dentro do homem que o tornam impuro, e não as que entram nele.
O coração humano no pensamento bíblico é o centro das decisões e morada permanente de Deus, o cerne da lei, que é o amor a Deus, é proclamado solenemente....amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração....." .Portanto a nossa dignidade de Filhos e Filhas de Deus torna-se sempre mais visível quando externamos o Deus manifestado em Jesus, que está dentro de nós. Nossas ações tornam-se todas puras e sagradas em sua essência....(Diácono José da Cruz – E-mail jotacruz3051@gmail.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário