.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

-Comiam com as mãos impuras-José Salviano

06 de Fevereiro – Ano B
Evangelho Mc 7,1-13


Higiene, sim. Hipocrisia, não!  Foi o que Jesus defendeu.
A higiene é indispensável para a manutenção da saúde. Sabe-se que 80% das doenças são causadas por falta de higiene. Por mãos mal lavadas, ou mesmo sujas que manipulam os alimentos. Podemos ser infectados até mesmo em consultórios e ambulatórios, pois o cansaço, a falta de tempo, e mesmo a falta de consciência de uma preocupação com o bem do próximo pode ocasionar um infecção até mesmo acidental.
Pegamos diariamente em coisas que podem estar infectadas como maçanetas de portas, canos de sustentação nos ônibus, e em muitos outros lugares.
Porém, nada disso é muito divulgado pela saúde pública, pois afinal, a indústria da saúde iria à falência se ninguém ficasse doente.
Jesus não falou contra os bons hábitos de higiene.  O que ele condenou foi a hipocrisia dos judeus, em defender uma tradição absurda sobre os conceitos de impureza e de pureza.
Para Deus o que importa é a pureza da nossa alma. Podemos até estar sujos por fora, mas o que o que importa é a nossa limpeza por dentro.
Do que adianta lavar  as mãos, se não lavamos a nossa alma? Do que adianta estar limpos por fora, bem vestidos, com sorrisos falsos, se por dentro cultivamos o ódio, a vingança, a exclusão, e todo o mal que temos feitos contra o nosso irmão?
Higiene, sim. Hipocrisia, não.  Precisamos da higiene, pois sem ela, a nossa saúde será danificada. Porém, não confundamos as coisas. Ao lado de mãos bem lavadas, é necessário que tenhamos a nossa alma bem lavada, e purificada de todo pecado!
Uma vida limpa diante de Deus, aos olhos de Deus, é o essencial.
Pensar sempre em coisas celestiais, estar sempre com os pensamentos voltados para os ensinamentos de Jesus, é mais importante do que estar vestido com roupas caras, e bem limpas.
É por isso que não devemos desprezar os funcionários da limpeza, aqueles que estão sujos por fora, mas por dentro não guardam rancor, ódio e outras coisas que são do desagrado do Pai.
São pessoas humildes que fazem o que não gostaríamos de fazer. São pessoas excluídas, desprezadas, sofridas, que muitos de nós as consideramos as últimas na escala social.
Mas na verdade, muitos daqueles e daquelas que se consideram os ponta de lança, os primeiros na escala social, no dia do juízo final, poderão ser considerados os últimos...
Pois os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.
Palavra da salvação.

Tenha um bom dia. José Salaviano


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir