.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

São Timóteo e São Tito-Diac. José da Cruz


SANTOS TIMÓTEO E TITO – SEXTA FEIRA 26/01/2018
1ª Leitura 2 Timóteo m, 1-1-8
Salmo 95/96 “Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor”
Evangelho Lucas 10, 1-9

São Timóteo e São Tito, provavelmente faziam parte do grupo desses 72 enviados por Jesus, á sua frente, em todas as cidades. O interessante é que, ao envia-los, Jesus não prometeu sucesso, honrarias e prestígios na missão, ao contrário, os alertou da rejeição que iriam ser vítimas, e para isso os definiu como cordeiros em meio aos lobos. Logo de início uma recomendação importante, “Pedir ao Dono da Messe para que mande “Reforço”, a messe é grande e os operários são poucos”.  É, portanto ume empreitada difícil, tendo muito trabalho pela frente, a ponto de, logo de início pedir reforço, mais pessoas dispostas a assumir a missão. Mas nessas condições, não são muitos os que se apresentarão... se houvesse algum ganho, alguma vantagem, alguma coisa em troca, até que o número dos interessados poderia ser bem maior. Parece que Jesus está fazendo um marketing negativo da missão, mas ele apenas está sendo coerente, ao mostrar a realidade que um Discípulo Missionário irá enfrentar.
A segurança dos enviados, não está nas coisas materiais, nem mesmo nas essenciais, mas sim no Senhor, por isso a recomendação de que sejam desapegados, de bolsa, sacola, sandálias e até das relações afetivas, não cumprimente ninguém pelo caminho, justamente para não perder o foco.  Nada mais desastroso do que, quando o agente da Pastoral ou Ministro, perde o foco do essencial da sua missão. O resultado não vem, e logo o desânimo bate a porta do Discípulo Missionário, quando ele cai no ativismo... Fazendo muitas coisas mas sem perceber a razão e o sentido daquilo que faz.
Por isso o apóstolo Paulo exorta o Bispo Timóteo a reavivar a sua Fé, dom de Deus que lhe foi concedido, em nossos tempos podemos dizer com certeza, o agente de Pastoral que não reza com frequência, e que não se alimenta da Eucaristia, corre o risco de esmorecer e ver a chama da Fé ficar tênue, até se apagar de vez.  Também é muito clara a orientação de que o Discípulo procure viver em comunidade. A Igreja permite que o cristão participe da missa em qual Paróquia que quiser, ás vezes encontramos pessoas que só vão à Missa do Padre Fulano ou Cicrano e tornam-se membros flutuantes daquela comunidade, sem nenhum comprometimento com ela. Permanecei em uma só casa e não fiqueis andando de casa em casa...Para um bom entendedor meia palavra basta. Se não criarmos raízes na comunidade, podemos sim esmorecer na nossa Fé.
Enfim, o Discípulo herda do seu Senhor os carismas necessários para atender as necessidades das pessoas, curando os enfermos e anunciando que o Reino já está próximo. São Timóteo e São Tito foram fiéis nesse sentido, tornando-se grandes e importantes colaboradores de Paulo, em sua Missão Evangelizadora. É o que Jesus nos pede neste evangelho, Foco na missão, sem perder o essencial, perseverança e fidelidade. ( Diácono José da Cruz – E-mail jotacruz3051@gmail.com)


Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir