.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

A REALIZAÇÃO DO REINO DE DEUS CHEGOU COM JESUS – Maria de Lourdes Cury Macedo.

Domingo, 21 de janeiro de 2018.
Evangelho de Mc 1, 14-20.

Jesus anuncia a Boa Nova publicamente ao povo e convoca outras pessoas para participar desse anúncio, da sua missão, não quer fazer tudo sozinho, mas quer formar uma comunidade de irmãos, amigos, unidos na mesma fé e compromisso.
João Batista foi preso pelo rei Herodes, enquanto Jesus estava no deserto se preparando para sua vida pública, para instalar entre todos o seu Reino de amor, justiça, paz... A prisão de João Batista foi o sinal para Jesus iniciar a chegada do Reino, a Boa Nova, o Evangelho. Marcos diz que Jesus proclamava a Boa Nova de Deus. Pois Deus é a maior Boa Notícia para a vida humana. Ele responde à aspiração mais profunda do nosso coração.
O anúncio da Boa Nova de Deus tem quatro pontos: (1) completou-se o tempo! (2) O Reino de Deus chegou! (3) Fazei penitência ou Mudem de vida ou convertam-se! (4) Acreditem nesta Boa Notícia! Estes quatro pontos são um resumo de toda a pregação de Jesus.
Completou-se o tempo, isto é, é chegado o tempo da Redenção, tempo marcado por Deus para a realização de seu Reino. A plenitude dos tempos havia chegado por isso Jesus anuncia que o Reino de Deus está próximo, já está presente entre todos.
O Reino de Deus vem para cada um de nós no dia de nosso Batismo e vai tendo sua realização mais completa à medida, que por meio de uma resposta adulta e livre, vamos aceitando a mensagem e o compromisso cristão. O Reino de Deus se aproxima cada vez mais de nós, quanto mais nos aproximamos de nossos irmãos. É necessário aceitarmos o Evangelho como mensagem de salvação, que nos revela o amor e a misericórdia do Senhor.
Jesus fundou e inaugurou o Reino de Deus aqui na terra, que terminará no céu. O Reino de Deus está presente no coração de cada um que vive, ama e pratica o amor que Jesus pregou. Jesus deixou sua Igreja, Instrumento de Salvação, para todos nós. Arrependimento e fé são as disposições necessárias para pertencermos a Igreja.
Jesus anunciou na Galileia a Boa-Nova, o Evangelho que fora previsto pelos profetas. Jesus vinha para anunciar a todos, aos inimigos, aos ingratos, aos ignorantes, o fim da vingança, o perdão dos pecados, o reino de justiça, os meios para todos se santificarem, a redenção, a graça de adoção de filhos de Deus, a herança do céu, a honra de se tornarem irmãos do Filho de Deus. Jesus nos religou ao Pai, renovou sua aliança com nossa natureza, por pura caridade infinita do nosso bom Deus, porque Ele quer nos transmitir a Boa Nova da Salvação.
Jesus nos trouxe uma lição que se opõe ao nosso modo de ser e de pensar. Os primeiros a serem escolhidos para apóstolos são pessoas ‘simples para confundir os fortes’, como escreve São Paulo. São rudes, pobres, sem formação. São simples pescadores que trabalhavam incansavelmente para seu sustento e de sua família. Deus chama quem Ele quer, conhece o potencial de cada um e capacita àqueles a quem escolhe, com sua graça.
Os apóstolos Tiago, João, André, Simão corresponderam ao chamado de Jesus. Imediatamente largaram suas redes e O seguiram. “O chamado é de graça. Não custa. Mas acolher o chamado exige compromisso. É o momento de entrar na nova família de Jesus, na comunidade. Jesus não esconde as exigências. Quem quer segui-lo deve saber o que está fazendo: deve mudar de vida e crer na Boa Nova, deve estar disposto a abandonar tudo. Do contrário, “não pode ser meu discípulo” (Lc 14,33). O peso não cai na renúncia, mas sim no amor que dá sentido à renúncia. É por amor a Jesus e ao Evangelho que o discípulo deve renunciar a si mesmo, carregar sua cruz, todos os dias, e segui-lo”.
Cristo espera de nós a mesma atitude dos discípulos, ao seu chamado, atendê-Lo. Sem medo, com coragem e muita fé ser ‘pescador de homens’ para o Reino de Deus. Seguir Jesus exige de nós mudanças no nosso modo de pensar, viver e agir. É preciso deixar Jesus invadir o nosso ser, a nossa vida, nos encharcarmos da sua graça, para formarmos comunidade de amor e anunciar o Reino de Deus presente entre nós. Nós cristãos que amamos a Jesus haveremos de levar a Boa Nova da Salvação para todos que a desconhecem.

Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário