.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Como evangelizar um bairro-Diac.José da Cruz

QUINTA FEIRA DA 5ª SEMANA DO TEMPO COMUM 01/02/2018
1ª Leitura 1 Reis 2, 1-4.10-12
Salmo 1Crônica 29, 12b “Sois vós o senhor de todas as coisas”
Evangelho Marcos 6, 7-13

Nossas comunidades que formam nossas paróquias e Dioceses,  começam do zero em termos de estrutura. Para ser feito o anúncio, o essencial é a pessoa, sendo desnecessárias outras coisas que às vezes julgamos essenciais.  Para evangelizar um bairro primeiro precisamos construir uma Igreja? Para a catequese, primeiro temos que ter um Centro Catequético com toda infraestrutura? Se formos pensar assim, uma grande parte de nossas pequenas comunidades teria que fechar suas portas. A propósito, lembro-me do meu saudoso Pai, Congregado Mariano e Catequista, que dava catecismo ás crianças na sombra de uma árvore, nas tardes de domingo, em um bairro de muita carência material.
Não que não seja necessário nossas paróquias se preocuparem com o patrimônio, suas instalações, templos e salões paroquiais. É preciso sim, entretanto, o anúncio deve acontecer mesmo sem essas estruturas. É este o ensinamento de Jesus, ao chamar e enviar os 72 discípulos missionários.
“Não levem nada pelo caminho, a não ser um cajado, não levem pão, nem mochila e nem dinheiro no bolso, usem apenas uma sandália e uma túnica, nem precisa de duas”, Ele os chamou e os enviou... Já imaginaram se Jesus fosse aguardar que o grupo tivesse condições materiais para ir fazer a missão? Na minha cidade há um escritor já falecido, cuja máxima é a seguinte: “Somente o necessário é necessário”.
Há pessoas que fazem planos de servir melhor a comunidade, quando se aposentarem, outros pensam em ajudar financeiramente a paróquia, assim que a situação econômica melhorar, e há até quem planeja bancar tudo sozinho na comunidade, caso acerte na loteria. Não podemos condicionar a missão a essas coisas materiais, pois, se for esperar as condições ideais, sempre vamos querer mais conforto e comodidade.
O mesmo se diga das pessoas que estarão no foco do anúncio: em qualquer casa em que entrardes... Não é para ficar selecionando as casas e as pessoas que iremos fazer o anúncio. Sempre vamos querer escolher as pessoas em condições ideais para acolher a Palavra. Onde houver pessoas dispostas a ouvirem, ali devemos permanecer.  E se alguém rejeitar a Palavra, nada de estressar-se e sentir-se derrotado.  Não se comprometa com aquela pessoa, corte qualquer laço afetivo que possa atrapalhar a evangelização, sacuda a poeira do sapato. (Diácono José da Cruz – E-mail jotacruz3051@gmail.com)



Nenhum comentário:

Postar um comentário