.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

“Encontramos o Messias!” - Claudinei M. Oliveira.


Domingo, 14  de janeiro  de 2018.
Evangelho:  Jo 1,35-42

Nas andanças a procura de Deus, às vezes, não O encontramos. Será que estamos procurando mesmo o Messias verdadeiro? Ou será que estamos tentando encontrar um “Messias” milagreiro ou aquele que tem por obrigação resolver todos os problemas?
Os dois discípulos deixaram João Batista e foram atrás do Messias. Eles tiveram que tomar a iniciativa, pois o Evangelho de João é de pessoas madura na fé. João não aconselha a ficar esperando que Jesus Chame. Quem  já vivia  a fé e acreditava na pessoa de Jesus, já sabia o que fazer.
Os discípulos de João encontraram o Verdadeiro Messias e O seguiram para encher do espírito Santo. Foram ver onde mora o Mestre dos Mestres e ficaram encantados com sua dedicação e discernimento. Jesus trazia em seu ser o verdadeiro amor e aconchego por todos que o procurava; na companhia de Jesus todos se sentiam bem e rondava uma atmosfera de bem estar.
Estar com Jesus era um privilegio de poucos. Porque acompanhar Jesus em missão era desafiar uma série de risco de vida. Jesus pregava contra o sistema opressor e, portanto, era perseguido. Muitas vezes Jesus era indagado sobre seus atos pelos escribas, doutores da Lei e até pelos homens “donos” do poder.
Logo, fazer missão com Jesus era abraçar as causas dos pobres e dos marginalizados. Era mostrar um caminho para seguir com intuito de safar-se das amarras da exploração. Jesus não tinha medo! Era um homem corajoso e destemido.
Foram essas lições que João ensinava para seus discípulos. Lições que encorajavam os homens que almejava ver um novo Reino. Reino de Paz e de Amor. Um reino em que os filhos de Deus pudessem viver dignamente. Ou seja, um Reino dos iguais.
Para nós cristãos que desejamos ardentemente viver na alegria do Santo Evangelho devemos seguir o Mestre. Seguir o Mestre nãoé deixar tudo para trás e fazer missão em lugar distante,  ou até abandonar a família e amigos. Seguir os passos de Jesus e viver o Santo Evangelho diariamente. Mas como? Seguir os preceitos dos ensinamentos de Cristo. Veja só como é fácil: amar o próximo como a si mesmo; desejar para o irmão aquilo que você deseja para você; tratar os outros com cortesia; ser solícito; repartir com alegria aquilo que sobra com os irmãos; oferecer o ombro para alguém repousar no momento oportuno; ouvir o apelo da sociedade que passa por desolação; estender as mãos a quem precisar;  ser carinho com os idosos e  com as crianças, enfim, fazer o bem sempre.
Portanto, seguir Jesus  e os ensinamentos não é uma tarefa difícil. Tudo está ao nosso alcance. Basta querer e fazer com carinho e gratidão tudo aquilo que recebemos de nosso Deus gratuitamente. Claro com os olhos voltados para os céus. Deixar os encantos do mundo e o desejo da carne.  Focar nas coisas boas de Cristo.
Como na II Leitura de 1Cor. 6,13: “o corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo”.  Somos membros de Cristo Ressuscitado. Um dia Ele nos ressuscitará da morte. Portanto, vivamos na sinceridade do amor de Deus para fazer bem ao nosso corpo.  Para viver o nosso Deus na íntegra devemos fugir da imoralidade. Respeitar a vontade de Deus e colocar em primeiro plano sempre as coisas boas ensinadas pelo Pai  Celestial. Afinal, não podemos ignorar que nosso corpo é santuário do Espírito Santo que mora nós.
Mais uma vez o ensinamento do Santo Evangelho  nos convida para seguir aquilo que Jesus ensinou com ações concretas. Os discípulos de João foram conviver com essa realidade de  perto. Ao encontrar o Messias não guardaram para sim o encontro, mas partilhou com outros a saga do encontro.
Ao encontrarmos nosso Deus, devemos também partilhar com o irmão aquilo que viu e que sentiu. Sua presença fortifica na caminhada, clareia como luz forte nossa caminhada. Como o Cordeiro de Deus que tirou  o pecado do mundo, Jesus manso e humilde de coração ofereceu sua vida em prol de uma sociedade sem mágoa  e sem rancor. Encontrar esse homem e passar e viver perto D’ele, muitas coisas mudará na vida do cristão.
Agora, para seguir Jesus também é preciso estar preparado para sentir seu chamado.  Samuel ouvir o apelo do Senhor. Sempre dedicado colocou a disposição do seu patrão no momento do chamado. Mas, foi advertido a responder corretamente ao chamado do Senhor dizendo, “fala que teu servo escuta” (1 Samuel 3,10). Poucas palavras que dão a essência do encontro do chamado, assim Samuel crescia e o Senhor estava com ele.
Portanto, seguir Jesus e ouvir o chamado é estar a disposição para lançar no “mar” e fazer uma boa “pescaria”. Acreditar na Palavra que transforma e rumar para a salvação com Cristo. Amém.         
Abraços

Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário