.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Ao sair da sinagoga-Helena Serpa



10 DE JANEIRO DE 2018 - QUARTA-FEIRA 1ª.  SEMANA DO

TEMPO COMUM - 1ª. Leitura -  I Sam 3,1-10.19-20

- “fala, Senhor que teu servo escuta”

Nós também precisamos estar atentos à voz do Senhor para que não nos enganemos com miragens, atribuindo aos homens, aquilo que vem de Deus. Escutar a Voz de Deus é uma tarefa muito simples, todavia, para nós parece ser complicado. Muitas vezes confundimos a Sua voz com a voz dos homens. Esperamos muito das pessoas, achamos que só através delas chegaremos a Deus, no entanto o Senhor está sempre a sussurrar baixinho o nosso nome e nos chama para segredar os Seus mistérios. Deus é simples, sutil, brando, mas nos equivocamos esperando Dele apenas coisas extraordinárias. O poder de Deus é o Amor, a Brandura, a Bondade, a Ternura, e nós não O imaginamos assim! Samuel ainda não tinha consciência de que era ao Senhor que ele servia e não a Eli. Ele não conhecia ainda a voz de Deus, apesar disso, teve a graça de encontrar Eli que, apesar de já está fraco sabia perceber o chamado do Senhor e o ensinou a ouvi-Lo. Ainda hoje é assim que acontece! Confundimos o chamado de Deus e damos satisfação às pessoas a quem pensamos servir. Na verdade, todos somos instrumentos a serviço do reino e as outras pessoas são apenas ferramentas de Deus para nós. O Senhor deseja comunicar-se com cada um dos seus filhos em particular. Entretanto, para que possamos conhecer a voz do Senhor nós precisamos entrar em sintonia com Ele, na oração, na meditação da Palavra, na escuta, em intimidade com Ele. Só assim conseguiremos identificar a Sua voz. O Senhor fala por meio dos nossos pensamentos, dos nossos sentimentos. Ele usa a nossa natureza humana. Portanto, não esperemos por coisas extraordinárias. Escutemos a Deus no silêncio, porque o silêncio grita! Aquele que escuta a voz de Deus,  torna-se um profeta, isto é, fala em Nome Dele. Precisamos ter esse momento para escutar a Deus porque senão iremos ouvir apenas a voz dos homens e nos perder, chegando até a idolatrá-los. - Agora você entende porque precisa ficar a sós com Deus? Ele precisa falar com você.  - Você também aprendeu com Eli a escutar a voz do Senhor? É simples: ‘fala, Senhor, que o teu servo te escuta! 

 

Salmo  Sl 39,2.5. 7-8a. 8b-9. 10 (R.8a. 9a)


R. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade Senhor!

O Senhor abre os nossos ouvidos quando nós nos dispomos a esperar com paciência que Ele escute a nossa oração. O salmista nos ensina a receita: “eis que venho fazer com prazer, a vossa vontade, Senhor”. Estar à disposição de Deus é o nosso papel. Aguardar a sua manifestação para depois anunciar ao mundo todas as maravilhas que Ele nos revelar, é também, a nossa missão.

Evangelho -   Mac 1,29-39 - “ao sair da sinagoga”

Jesus não deixava nada para o dia de amanhã e aproveitava todas as oportunidades para evidenciar a Sua ação libertadora. Não perdia tempo e mostrava isto em todos os momentos pregando, ensinando, curando, sempre se aproximando dos que estavam necessitados. Ele não se limitava somente a curar as pessoas fisicamente, mas chegava perto delas, tocava-lhes e as ajudava a levantar-se. Constatamos isso, com a sogra de Pedro. Tudo fazia com amor. Não menosprezava os velhos, nem as crianças. Todos tinham vez na sua trajetória. Ele curava as pessoas para que elas fossem úteis e tivessem uma vida eficaz. Somos curados (as) para servir a Deus, por isso, Jesus nos deu o exemplo do que precisamos fazer ao “sair da sinagoga”. O louvar, o orar, o adorar a Deus é fundamental, porém não podemos ficar somente nisso: o Senhor nos envia a também tocar, curar, compreender, amar. Isto é também evangelizar! Desta maneira, com as suas atitudes Jesus nos dá ciência de que a Sua Missão de Salvador se manifesta no dia a dia da nossa vida. Ele tinha consciência de que precisava ir adiante, deste modo, não se prendia aos lugares e tinha exclusivamente, como objetivo, cumprir a Missão que o Pai lhe confiara. Não tinha tempo para descansar e também não se apegava a ninguém, nem mesmo àqueles (as) que O exaltavam.  Ele cuidava de todos, escutava a todos, atendia a todos. Precisamos entender que a salvação começa agora no nosso dia a dia e não podemos perder tempo. – Qual é o seu comportamento quando sai da “sinagoga”? - Qual tem sido o resultado prático e concreto da sua oração e adoração ao Senhor? – Você costuma aproximar-se das pessoas para ajudá-las a levantarem-se?

-  Como você vê as pessoas que já estão idosas? O que você faz para que elas sejam úteis? 

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento10 de janeiro de 2018 às 05:41

    Obrigado Senhor,obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir