.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

A lepra é o pecado-Helena Serpa



11 DE JANEIRO DE 2018 - QUINTA-FEIRA 1ª.  SEMANA DO
TEMPO COMUM - 1ª. Leitura - I
Sam 4,1-11 - “Deus não é mágico, nem milagreiro. Ele precisa da nossa adesão total”


A derrota de Israel serve de lição para nós: somos povo de Deus, mas Ele conta com a nossa participação. Acomodado, o povo de Israel pensava que a presença da Arca da Aliança iria tirá-lo das mãos do inimigo. Comemoraram antes do tempo e não largaram as más ações. Os filhos do sacerdote Eli estavam à frente, mas davam contratestemunho ao povo. Para nós fica a lição de que não nos adianta confiar em Deus e agir contra a Sua vontade. Não podemos nos deitar em berço esplendido, apenas confiando na misericórdia do Senhor, mas precisamos dar passos de conversão para não continuar os mesmos. Deus não é mágico, nem milagreiro. Ele precisa da nossa adesão total. A guerra é espiritual e o inimigo nos ronda com toda força, armado até os dentes. É imperioso que estejamos atentos (as) à Presença do Senhor, porém não basta que Ele  esteja presente e nós ausentes, cuidando de nós mesmos e da nossa vidinha. Não adianta também Deus estar conosco se não consentirmos que Ele aja em nós para nos modificar. Enquanto dermos brecha ao inimigo, ele nos vencerá, por isso necessitamos estar em sintonia com Deus, buscando as coisas do alto, mas atentos a todo movimento que possa nos tirar do caminho certo. - Como você tem esperado Deus agir na sua vida? Você tem feito a sua parte? – Você tem dado passos de conversão? - Você perdoa?  Você acolhe? Você tolera? Onde está o seu coração? Você é apegado (a)?                                           

Salmo Sl 43, 10-11.14-15.24-25 (R. 26d)


R. Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão!

O salmista expressa a agonia do homem que se sente abandonado por Deus por causa do pecado. Nestes momentos nós nos sentimos completamente humilhados e cheios de vergonha, no entanto, na verdade, é o momento em que o Senhor mais quer nos amparar. O pecado nos afasta da graça e faz com que nós nos sintamos nus diante de Deus, porém se confiarmos na Sua misericórdia e compaixão sentiremos novamente a paz e a alegria, sinais da Sua presença e do Seu amor.

Evangelho -  Mac 1,40-45 - “a lepra é o pecado”  


Aquele leproso tinha consciência de que estava doente e necessitado de cura, por isso, com humildade se aproximou de Jesus pediu a Sua intervenção na sua vida. Podemos avaliar que a lepra é o pecado que também nos deixa impuros e afastados da graça de Deus, por isso precisamos reconhecer a nossa condição de enfermos e pedir a interferência de Jesus na nossa vida. O leproso é o pecador que se aproxima de Jesus consciente do seu pecado, mas confiante na misericórdia do Pai.  Deus sempre quer nos curar, na hora certa, Ele age. Precisamos ter consciência de que Jesus opera hoje, da mesma forma como operava no tempo em quem andava por aqui. Quando acreditamos, pedimos, suplicamos, de coração, Ele realiza os prodígios e milagres de que necessitamos. Precisamos, pois, abrir a nossa boca e o nosso coração para manifestar a Ele os nossos desejos. O leproso deu uma prova de fé e humildade ao condicionar a sua cura ao querer de Jesus, quando disse: “se queres tens o poder de curar-me!”.  Jesus, então, cheio de compaixão confirmou também o desejo de libertar aquele homem da sua enfermidade. O querer de Deus está condicionado à sinceridade do nosso coração e do nosso anseio interior. Deus habita no nosso coração e sabe realmente qual é a nossa intenção e a nossa disposição. Com efeito, é necessário que tenhamos convicção daquilo que buscamos e pleiteamos. Apesar de recomendar ao leproso que não contasse nada a ninguém, este saiu apregoando o grande milagre da sua vida. Assim também deve acontecer conosco. Não podemos nos calar diante das coisas maravilhosas que Deus opera no nosso meio. Precisamos sair proclamando e anunciando o poder de Jesus, pois assim fazendo estaremos dando ao mundo a oportunidade para que todos conheçam a salvação que vem de Deus. É assim que Jesus olha para cada um de nós que, arrependido, se aproxima dele com confiança. Ele nos conhece, sabe dos nossos motivos e nos perdoa, porém, nos alerta: “vai, mostra-te ao sacerdote e oferece algo pela tua purificação” Somos curados, para amar e servir a Deus  segundo  adiante na nossa vida, fazendo o mesmo que Jesus: olhar com compaixão e bondade para aqueles que também precisam de cura. – Você tem consciência de que é pecador necessitado do perdão de Deus? O que você tem pedido ao Senhor? – Você pede a vontade de Deus ou se limita a pedir só o que acha conveniente?  - Você tem recebido graças de Deus? -  Isto fez com que você olhasse melhor para as outras pessoas? - Existe algum “leproso” que precisa do seu olhar de compaixão? Pergunte a Jesus o que você poderá fazer por ele!

6 comentários:

  1. obrigado helena oor palavras taõ sabias nos ajudam muito em nossos dias.deus te abencoe.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. José Maria Nascimento11 de janeiro de 2018 às 06:15

    Obrigado Senhor,obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  4. Rachel de Freitas Camargos Meireles11 de janeiro de 2018 às 11:30

    Paz de Cristo,
    Agradeço à DEUS por distribuir os dons os quais nos ajudamos uns aos outros, vc , no caso, Helena que se dispõs a meditar conosco a PALAVRA,muito obrigada por dispender seu tempo para que o reino de DEUS seja conhecido e nos tornemos mais íntimos de nosso PAI DO CÉU.

    ResponderExcluir
  5. Hoje precisava de uma reflexão simples e clara para me ajudar a preparar a pregação do grupo de oração. Essa reflexão me ajudou tanto .... Obrigado Espírito Santo por me conduzir a essa página, obrigado Senhor pelos irmãos que aqui colocam Tua sabedoria,e nos ajudam a Te conhecer mais.

    ResponderExcluir
  6. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir