.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

“VAMOS A OUTROS LUGARES...” – Olivia Coutinho

 
Dia 10 de Janeiro de 2018
 
Evangelho de Mc1,29-39
 
Jesus não se apresentou ao povo, em cima de palanques e sim, em meio aos sofredores. Foi curando os doentes, libertando os acorrentados pelas as forças do mal, que Ele se apresentou como o Filho de Deus!
O Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vem nos falar da proximidade de Jesus com os sofredores! 
A narrativa nos apresenta três momentos de atividades de Jesus, que marcaram o início de sua trajetória terrena.
No primeiro momento, Jesus sai da sinagoga, onde Ele havia libertado um homem de um espírito mau, o que vimos no evangelho de ontem, e vai junto com Tiago e João para a casa de Pedro, até então conhecido como Simão!
Ao saber que a sogra de Simão estava enferma, Jesus vai até ela, segura-a  pela  a  mão, e a  ajuda  a  levantar!  A partir de então, a sua enfermidade desaparece e ela se põe  a servi-los.  Neste episódio, o que deve chamar mais a nossa atenção, não é cura em si, e sim, a postura de quem  recebe a cura.  A sogra de Simão, ao sentir a intervenção de Deus em seu corpo, ou seja, ao sentir-se curada, não se acomodou, pôs-se logo a servir! É o que Jesus espera de cada um de nós, Ele quer nos ver sempre em movimento, nunca parados, todas as vezes que Ele curava alguém, Ele dizia: “levanta-te, vai..."
No segundo momento, vemos Jesus curando e libertando muitas pessoas, em frente a casa de Simão. A multidão que o procurava em busca de milagres, crescia dia pós dia e, se por um lado, Ele se compadecia daquela multidão, que não tinha a quem recorrer, Ele sabia também, que não poderia prender-se ali, e nem permitir que as pessoas o enxergar-se como  um  fazedor de milagres, afinal, Jesus não fora enviado ao mundo para fazer milagres, os milagres iam acontecendo,  ora por compaixão, ora para servir de sinais de que Ele era o Filho de Deus. 
O compromisso que Jesus assumira com o Pai, ia muito mais além do que realizar milagres, Jesus viera ao mundo para libertar o povo da escravidão do pecado, para nos ensinar o caminho da vida, que é o caminho trilhado por Ele, caminho este, que perpassa pela a cruz, pela prática da justiça...
E no terceiro momento, o evangelho nos mostra Jesus  em oração! Certamente, buscando  força e discernimento  no Pai, para exercer o seu ministério, para tomar as decisões certas, afinal ele tinha o seu lado humano, sem a força do Pai, Ele correria o risco de se deixar levar pelo o coração, e assim, comprometer o projeto do Pai. 
Enquanto Jesus rezava, Simão e seus companheiros reivindicaram a sua presença junto ao povo que o procurava sem cessar. Para a surpresa deles, Jesus não volta para junto do  povo que o procurava. Fortalecido pelo o  Pai, Jesus não se deixa levar pelo o seu lado humano, pois a missão confiada a Ele, deveria se estender a outros povos. “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim. ”
Vemos ai, a importância da oração, Jesus rezava sempre, principalmente quando Ele precisava tomar alguma decisão difícil como essa. O coração humano de Jesus pedia para que Ele ficasse  ali, com aquele povo tão carente, mas a missão, exigia que Ele fosse ao encontro de outros povos.
 Façamos como Jesus, busquemos força e discernimento no Pai, para que possamos acertar nas nossas decisões. 
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir