.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 7 de janeiro de 2018

“UM ENSINAMENTO NOVO DADO COM AUTORIDADE.” – Olivia Coutinho

 
Dia 09 de Janeiro de 2018
 
Evangelho Mc1,21b-28
 
Deus nos deu a vida e todas as condições para sermos felizes! Porém, Ele respeita a nossa liberdade, nos deixa livres para fazermos as nossas escolhas.
Somos nós que escolhemos o queremos e o que não queremos cultivar como valores que “tecemos” a nossa vida! E para que sejamos  um belo “tecido,” temos que  ter o cuidado de não nos deixar enganar pelas “linhas” falsas que nos são oferecidas pelas as esquinas da vida. São essas “linhas falsas,”  que comprometem a beleza e a resistência do nosso “tecido!” Jesus é o único fio que nos garante  um belo e resistente tecido, Ele deve ser o fio condutor de toda a nossa existência, somente por Ele, alcançaremos  à felicidade plena.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vem nos mostrar  um Deus comprometido com a vida em toda a sua dimensão, um Deus libertador que se revelou plenamente na pessoa de Jesus!
O texto nos  diz, que Jesus, num dia de sábado, entrou numa sinagoga em Cafarnaum, junto com os seus discípulos e começou a ensinar. O povo ficou encantado com o seu jeito diferente de ensinar, pois Jesus falava com autoridade, isto é, falava daquilo que conhecia e vivia, do que Ele  ouvia do Pai, diferente dos outros líderes religiosos, que não viviam o que falavam.
A narrativa nos diz ainda, que na sinagoga, havia um homem possuído por um espírito mau, cuja simples presença de Jesus o atormentava. Diante da presença de Jesus, ele gritou: “Que queres de nós Jesus Nazareno? Viestes para nos destruir? Eu sei que tu és o santo de Deus!” E Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!”. A partir de então, aquele homem sentiu-se completamente livre das correntes do mal, da escravidão, que o impedia de ser ele mesmo.
Com esta  sua ação libertadora, Jesus, desmascara aqueles líderes religiosos que não estavam comprometidos  com a vida. Diferente deles, o olhar de Jesus vai além dos limites impostos por eles, pois Jesus enxerga o homem na sua essência, e não, o mal que está nele, o mal, Jesus retira e o homem, Ele trás de volta à vida!
Aquele homem, possuído pelo espírito mau, representa todas as pessoas que estão acorrentadas pelas as forças do mal, que são impedidas de falar e de agir como sujeitos da sua própria história.
As palavras do Santo evangelho, nos convidam  a conhecermos a verdade que liberta e a vivermos esta verdade no nosso dia a dia!  Só assim, podemos ser completamente livres e nos tornar  caminho de libertação para o outro.
Não podemos negar a existência e a força do mal, o mal existe e está sempre a nos rondar, mas ele só ganhará  força em nós, se nos distanciamos de Deus.
Saber que Jesus é o Filho de Deus, todos sabem, até o inimigo, como vimos no evangelho, o que vai  fazer a diferença mesmo, é saber quem é o Filho de Deus, quais são as suas propostas.
Conhecer Jesus, saber quais são as suas propostas, deve ser o primeiro passo de quem quer fazer a melhor escolha para sua vida: seguir Jesus.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir