.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

-Remendo novo em tecido velho-José Salviano

15 de Janeiro – Ano B

Evangelho Mc 2,18-22



A presença de Jesus no meio daquele povo era motivo de festa e não de jejum. Em festa se come, se bebe, ainda mais naquele tempo, em que uma festa de casamento durava uma semana.
Jesus é o noivo dessa nova festa, e, portanto, os seus discípulos estavam dispensados de fazer jejum.
Repare que Jesus mais uma vez se sai muito bem da tentativa dos judeus de pegá-lo em uma contradição. Assim foi na moeda ou do imposta a César, na condenação por pedradas àquela mulher pecadora, e de tantas outras maldades dos seus oponentes tentando incriminá-lo.
E essa nova mentalidade, essa Boa Nova em relação ao jejum trazida por Jesus, entrava em choque com os costumes judaicos, entrava em conflito com os velhos costumes da religião daquele povo os quais levavam muito ao sério a questão do jejum.
Foi por isso que Jesus disse, fazendo uma comparação entre a sua Boa Nova e os costumes velhos, que vinho colocado em barris velhos, com certeza, ao fermentar, vai arrebentá-los.
A sua novidade trazida para um povo que cultivava ideias ultrapassadas, velhas, trouxe, ou provocou um impacto muito forte, e foi uma das causas de sua condenação. Foi o motivo dele ser chamado de impostor, e de ser mal visto pelos líderes religiosos.
E o nosso jejum? Como temos jejuado? Ou será que ninguém mais nem pensa nisso? Alguns fazem jejum na Semana Santa, porém, os jovens até dão risos de ironia diante das explicações da sua avó. Também os idosos estão dispensados de fazer jejum, por causa da sua saúde debilitada que necessita de alimento na hora certa.
Felizmente, assim como Jesus apresentou uma Boa Nova relacionada ao jejum, nós também hoje podemos jejuar, sim, de uma forma diferente, atual, e muito eficaz.
Assim. Castiguemos o nosso corpo, para poder discipliná-lo no momento das tentações.
Alguns exemplos de jejum moderno.
Só por hoje, você vai restringir o manuseio do seu celular. Já pensou dizer isso para o seu filho, para a sua filha?  Porém, esse seria um jejum e tanto, muito mais eficaz do que ficar sem comem.
Só por hoje, você vai se abster de jogar videogame, ou de beber a sua cervejinha, ou de olhar para vizinha com aquele olhar..., ou de maltratar aquela pessoa...
Só por hoje, você vai fazer o sacrifício de tolerar as chatices daquele seu amigo que você diz que é um chato. Observe que não existem pessoas e coisas chatas, mas sim, pessoas e coisas que nos são chatas. Por que uma coisa que é chata para nós, pode não ser chata para outra pessoa. Entendeu?
Desse modo, o fenômeno psicológico conhecido como: CHATISSE,  uma coisa ou pessoa chata, É ALGO MUITO PESSOAL, É SUBJETIVO.
Faça seu jejum do seu jeito, e assim terá forças para dominar as suas paixões e vícios... Só você sabe quais são eles!

Tenha um bom dia. José Salviano.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário