.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Que estais procurando?-Helena Serpa

14 DE JANEIRO DE 2018 - DOMINGO 2ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM - 1ª.  Leitura -   I Sam 3,3b-10.19 - “Deus fala dentro do nosso coração” 

Ainda jovem Samuel aprendeu com o sacerdote Eli a escutar a Voz de Deus que chamava o seu nome baixinho enquanto dormia.  Nós também precisamos aprender a escutar o sussurro de Deus e perceber quando Ele nos chama. Muitas vezes embaraçamos voz do Senhor com a voz dos homens ou com os nossos próprios pensamentos, por isso deixamos de compreender e acolher a vontade de Deus para a nossa vida. Deus fala dentro do nosso coração, no entanto só iremos perceber isso quando desistirmos de olhar para as pessoas que estão ao redor de nós e aprender a acolher com confiança a moção do Espírito Santo que se manifesta no nosso interior. É no silêncio interior que a voz do Senhor se manifesta e, quanto mais estivermos recolhidos, em oração, mais fácil será para nós o entendimento da Sua voz. E a todo o momento, o Senhor poderá sussurrar baixinho o nosso nome chamando a nossa atenção para Ele. Deus é simples e sutil, no entanto, nos confundimos e esperamos a Sua manifestação de modo barulhento e extraordinário. É muito importante, no entanto, que tenhamos consciência de que é possível escutar a voz de Deus quando apenas nos abandonamos e nos colocamos atenciosos (as), ao Seu dispor: “fala, Senhor, que o teu servo te escuta “.  O Senhor deseja comunicar-se com cada um de nós, seus filhos e filhas, em particular. Precisamos ter esse momento para escutá-lo, porque senão, iremos ouvir apenas a voz mundo. – Você tem conseguido escutar a voz de Deus?  – Você deseja que isso aconteça? – Você acha que Ele teria muita coisa para lhe falar? – Pois tente escutá-Lo e a sua vida irá mudar


Salmo - Sl 39,2.4ab.7-8a.8b-9.10 (R.8a.9a)

R. Eu disse: Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade.!

Quando queremos realmente escutar a voz do Senhor nós precisamos esperar com paciência e Ele atenderá o nosso desejo. Por isso, o salmista nos ensina: “esperando, esperei no Senhor e, inclinando-se, ouvi meu clamor”! O Senhor mesmo é quem abre os nossos ouvidos e põe nos nossos lábios um poema de louvor. Quando conseguimos ouvir o que o Senhor tem a nos falar nós aprendemos a acolher os Seus ensinamentos e fazer a sua vontade com prazer e alegria. 

 

2ª. Leitura -   I Cor 6, 13c-15a.17-20 - “somos santuários do Espírito Santo”

Na medida em que crescemos espiritualmente, também percebemos que a nossa humanidade vai entrando em harmonia com Deus e, por isso, nós começamos a entender estas palavras de São Paulo: “quem adere ao Senhor torna-se com ele um só espírito”. Desta forma, podemos considerar que os nossos corpos são membros de Cristo e santuários do Espírito Santo e, consequentemente, as nossas ações humanas precisam acompanhar o pensamento de Deus. Pertencemos a Cristo, pois fomos comprados por Ele pelo preço do Seu sangue e não temos o direito de macular o Seu Corpo. Por isso, nós precisamos ter em mente que, quando usamos o nosso corpo para a imoralidade e a impureza nós sujamos o lugar da morada do Espírito Santo e O afastamos impedindo a sua manifestação em nós.  As nossas ações já não são mais guiadas por Ele e o nosso coração torna-se, então, casa das trevas e antro dos ladrões que são os espíritos maus que desvirtuam a nossa alma.  “Fugi da imoralidade”, diz o Senhor, com palavras de São Paulo. Nós fugimos da imoralidade quando recusamos leituras e filmes pornográficos, quando nos desviamos de pessoas e ambientes em que se exercitam ações indecentes e, também, quando rejeitamos as anedotas e as conversas indecorosas. Portanto, não podemos nos enganar: se quisermos conservar a paz e a serenidade no coração tendo harmonia com o nosso Deus, nós deveremos manter também os nossos ouvidos, a nossa boca e os nossos olhos na pureza de espírito. - Você cuida do seu corpo com zelo como se fosse o Corpo de Cristo? – Você tem consciência de que é templo do Espírito Santo de Deus?
– Você costuma ler e ver livros e filmes imorais  achando que isto não o (a) atinge? – Como você se sente depois?

Evangelho -   Jo 1,35-42 - “Que estais procurando?”


João Batista apontava para Jesus, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus!” Os seus discípulos entenderam a mensagem e quiseram saber onde Jesus morava.  Saíram à Sua procura, pois queriam ter com Ele uma experiência pessoal.  Eles sabiam o que buscavam, por isso, partiram por livre e espontânea vontade. Jesus os acolheu, contudo, primeiro, perguntou-lhes o que eles procuravam. Ele não os prendeu nem os forçou, apenas, fez com que tivessem consciência do que desejavam os seus corações. “Que estais procurando? Somente depois foi que Jesus os chamou: “vinde ver.”  Nós também precisamos ter consciência do que buscamos, a quem buscamos e do que desejamos, para que possamos perseguir os nossos objetivos conscientes da verdade para nossa vida. Por outro lado, nós aprendemos com Jesus que não podemos forçar ninguém a nos seguir e simplesmente fazer o que queremos. Quando seguimos a Jesus de coração livre e consciente nós nos entregamos a Ele para mudanças e transformações. Assim como Jesus mudou o nome de Pedro para Cefas, também poderá mudar o nosso modo de ser e de agir.  Jesus sabe quem somos, sabe para que viemos ao mundo, qual a nossa missão. O Espírito Santo conhece qual o propósito do Pai ao nos criar e tem poder para, a qualquer momento da nossa vida fazer as mudanças e transformações de que precisamos.  - Você está buscando verdadeiramente seguir a Jesus ou às pessoas que lhe falam Dele? – Você já descobriu a quem realmente busca? – Você costuma idolatrar alguém? –Você sabe onde Jesus mora? – Tente descobrir. Pergunte a Ele.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário