.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 1 de julho de 2018

AS RAPOSAS TÊM TOCAS-Adélio


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA  02/07/2018
--Mateus 8,18-22

"AS RAPOSAS  TÊM TOCAS E AS AVES  DO CÉU, NINHOS; ..."

Os  entusiasmo suscitado pelo ensinamento e pelos milagres não deve enganar os que querem segui-lo. O seguimento de Jesus traz consigo condições que o próprio Jesus vai assinalando progressivamente: o risco de uma vida completamente livre de qualquer apoio ou segurança e pobre, sinal de  contradição, contra cultural e itinerante. A disponibilidade para a missão sem calcular os riscos e nas condições de vida que a missão exija. O seguimento deve ser imediato porque, tendo sido chamado, o caminho e as exigências do Reino de Deus não se deve fazer esperar. 
    
 No texto do Evangelho que a liturgia nos convida a refletir neste dia de hoje;  mostra-nos que há dois diálogos. No primeiro, o evangelista colocou o interlocutor de Jesus um mestre da lei. Jesus responde com uma sentença enigmática, que contém implicitamente a principal exigência do seguimento : seguir a Jesus, que significa assumir o seu estilo de vida, sem casa, nem  teto fixo. A itinerância que supõe esse estilo de vida leva consigo uma ruptura com a própria família e a própria casa, que era a instituição sobre a qual se fundamentava a sociedade no tempo de Jesus. 
     
No segundo, o interlocutor é um outro de seus discípulos. O sentido global da frase de Jesus é claro : o seguimento está antes do dever de enterrar o seu próprio pai; não está tão claro quem são os mortos que devem enterra-lo. Talvez, se trate de um uso simbólico do termo para  designar todos aqueles que estão fora do Reino  de Deus, portanto, não fazem parte da vida. 

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS --Adélio Francisco. 

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário