Quantas vezes, caminhamos sem rumo, sem motivação e no declinar do dia, sentimos cansados, desanimados, sem nenhuma perspectiva de dias melhores.
Quando o desanimo insiste em se apossar de nós, quando nossos passos não nos levam a lugar nenhum, é sinal de que não estamos reconhecendo a presença de Jesus junto de nós, de que está nos faltando algo imprescindível, o alimento vital para a nossa vida que é a fé! A fé nos motiva, nos dá energia, vitalidade, nos devolve a esperança, nos mantém de pé nos vendavais da vida!
O evangelho de hoje, narra a história de dois discípulos, que não vendo mais razões para permanecerem em Jerusalém, após a morte de Jesus, decidem voltar para Emaús.
Desiludidos, amedrontados com tudo que acontecera com Jesus, a quem eles haviam depositado o destino de suas vidas, estes dois discípulos tomam o caminho de volta ao povoado de Emaús, carregando consigo, um Jesus morto. A falta de fé, ofuscaram os seus olhos diante o Jesus vivo que caminhava junto deles! Eles haviam perdido a esperança muito rápido, um sinal de falta de fé, de que não haviam confiado no que Jesus lhes dissera pouco antes de sua morte:“O filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará.” Mt 17,22-23.
Nós também, às vezes somos assim, nem sempre confiamos no que Jesus nos diz.
Os discípulos só reconheceram Jesus, no momento em que Ele parte o pão. Foi a partir deste momento, que os seus olhos se abriram e eles puderam vivenciarem a alegria da ressurreição De Jesus, tornando em seguida, mensageiros da Boa Nova! Nesta mesma hora, eles fazem o caminho de volta à comunidade deles, contando a todos a bela experiência do encontro com o Cristo Ressuscitado!
Estes dois discípulos que demoraram tanto para reconhecer Jesus caminhando com eles, representam todos os que ainda não tem uma fé consistente, àquele que perdem a esperança diante o primeiro fracasso.
Que esta lentidão dos discípulos de Emaús, não se repita conosco, que não sejamos cegos, lentos, para perceber a presença de Jesus em nossas vidas!
Busquemos sempre nos alimentar na fé, pois é pela fé que enxergamos a presença do Cristo Ressuscitado no meio de nós!
A narrativa do evangelho, nos desperta também, para a importância de buscarmos sempre um jeito novo de viver a fé, chama a nossa atenção para algo que hoje quase não praticamos nas nossas relações humanas: o ouvir o outro, o caminhar com ele, o conhecer a sua história, seus sonhos, o reconhecer nele, a presença do próprio Cristo! Foi isto que Jesus fez ao caminhar com os discípulos de Emaús, Ele falou, ouviu...
Muitas vezes somos indiferentes ao outro, até mesmos dentro de nossas próprias casas, quantos filhos mal se falam com seus pais, quantos pais não reservam tempo para os filhos. Estamos sempre apressados e com isso, muitas vezes, não temos tempo para perceber no outro a presença do Cristo Ressuscitado.
A nossa missão nasce a partir do nosso encontro pessoal com o Cristo Vivo e cresce à medida do nosso envolvimento com Ele!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olívia
Explicaçao muito boa.
ResponderExcluirExplicaçao muito boa.
ResponderExcluirExplicaçao muito boa.
ResponderExcluirLindo comentário.
ResponderExcluirÓtima explicação! Grata!
ResponderExcluirSua explicação me inspirou,a seguir cada vez mais no caminho de Jesus, alimentando assim minha fé.
ResponderExcluirBoa explicação..
ResponderExcluirSábias palavras de fé
ResponderExcluir