.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

A CAMINHO DE EMAÚS - José Salviano

3º DOMINGO DA PÁSCOA


Domingo 4 de maio

Não era possível que a morte o dominasse.
PRIMEIRA LEITURA
            Prezados irmãos, prezadas irmãs. No discurso de Pedro que estava cheio do Espírito Santo e de muita coragem, temos uma declaração verdadeira da divindade de Jesus Cristo. Jesus, o  enviado do Pai, provou que era o próprio Deus no meio dos homens e das mulheres, através dos seus milagres. Deus porém permitiu que seu filho amado fosse entregue nas mãos do ímpios, que o mataram. Porém, no terceiro dia, pela intervenção do Pai,  Ele volta a vida glorioso. Porque não era possível que  Deus feito homem fosse dominado pela morte. Na verdade, o Jesus-homem, morreu, e O Cristo-Deus o livra das angústias da morte, ressuscitando-O.
Caríssimos, como disse Davi,  esse mesmo Jesus ressuscitado está sempre diante de nós, para nos dar forças no sentido de não vacilar, nos sentido de permanecermos de pé, longe do pecado. No final de seu discurso, Pedro afirma  que " Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas".

SEGUNDA LEITURA

            Pedro em sua primeira carta, nos ensina que: Se invocais como Pai aquele que sem discriminação julga a cada um de acordo com as suas obras, vivei então respeitando a Deus...
            Você entendeu? Deus não discrimina ninguém como nós o fazemos, porém, Ele julgará cada um de nós segundo as nossas obras. Quer dizer, nossas decisões, ações, reações,  realizações e feitos, ou seja, por tudo o que fazermos. Nós seremos julgados  principalmente pela INTENÇÃO com que fazemos tudo isso. Tudo o que fizermos de bom e de mal, será motivo de julgamento. Portanto, enquanto é tempo, vamos abandonar as obras do mal e praticar boas obras, principalmente a caridade, para que no dia do juízo final, seremos aprovados no julgamento e possamos merecer a vida eterna.
             
EVANGELHO
            ...o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles.  Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram.
            Isso acontece diariamente conosco. Jesus constantemente se aproxima de nós e caminha conosco, fica do nosso lado, e nós, como cegos não o percebemos.
            Não reconhecemos a pessoa de Jesus nos acontecimentos, na pessoa de um amigo que nos trás uma certa informação, uma notícia, os pais que nos advertem. Não reconhecemos Jesus nos fatos que nos acontecem no dia-a-dia, mesmo nas desventuras. Achamos que elas são castigos de Deus.
            Não cai uma folha da árvore sem que Deus o permita...   Desse modo, precisamos tirar pelo menos quatro coisas boas de cada desgraça que nos acontece. Pois a mão de Deus pode estar presente até mesmo nas desventuras da nossa existência, para nos corrigir, para nos chamar a conversão.
            Para nós que cremos, a realidade é dirigida por Deus. Quando consagramos a nossa vida ao Pai celeste, ela é dirigida por Ele. Exceção feita àqueles que seguiram o caminho do mal.   Nós precisamos prestar bastante atenção aos acontecimentos, nos seus mínimos detalhes, para ver neles a presença de Deus.
            Os discípulos a caminho de Emaús não perceberam a presença do ressuscitado naquele homem que caminhava com eles. Eles estavam por demais preocupados com os últimos acontecimentos de modo que nem perceberam que o personagem número um dos acontecimentos dos últimos dias estava bem ali do lado deles. Conosco acontece o mesmo todo os dias. Não percebemos a presença de Jesus nas pessoas que nos vêm trazendo alguma novidade, alguma informação...
            Jesus bate a nossa porta diariamente para nos resgatar do pecado e não estamos nem aí. Não vemos, como os discípulos que pareciam cegos, e não viram que aquele homem do seu lado era o próprio Jesus ressuscitado!
            Caríssimos. Em tudo o que nos acontece está a mão de Deus. Principalmente se somos devotos e procuramos seguir os ensinamentos de Cristo. Por que : " Não cai uma folha da árvore sem o consentimento de Deus".
            Só precisamos ficar bem espertos, pois alguns  acontecimentos do nosso dia-a-dia podem ser tentações. Mas mesmo neste caso, Jesus está do nosso lado para nos dar forças no sentido de resistir, e continuar firmes no caminho da casa do Pai.
            Assim como os discípulos a caminho de Emaús, quase sempre a presença de Deus no nosso lado passa despercebida.  Jesus está nas pessoas e nos fatos que nos acontecem. Ele pode estar na pessoa de um amigo, de um parente, nas advertências e nos conselhos dos nossos professores, chefes, amigos sinceros, nos nossos irmãos, no sermão do padre, naquele acidente de trânsito, na chuva que cai, no calor , no frio, até na doença que acometemos.
            Diante das tragédias que nos acontecem qual a nossa primeira reação? É castigo! Deus está me castigando... Já outras pessoas dizerem: Se Deus existisse, essas coisas não aconteceriam. Ou, Cadê Deus? 
Resposta:  Ele está bem aí do seu lado, meu amigo! Porque muitas das coisas que nos acontecem são consequências do mau uso que fazemos da nossa liberdade. (Desculpe a repetição, mais ela se faz necessária).
            Aqueles que não acreditam, ou que são cristãos pela metade, sempre interpretam os fatos como coisas simplesmente acidentais, para as quais Deus não tem nada a ver.
            Errado! Pois Deus está em tudo.
            Permita-me um pequeno testemunho: Analisando a minha história, desde a minha infância, quase tudo que me aconteceu até o dia de  hoje, de bom e de ruim, foi a mão de Deus me encaminhando, me conduzindo para que hoje eu estivesse aqui sentado sem nenhuma perturbação, escrevendo esta homilia.  Deus esteve sempre do meu lado, mesmo nos pequenos descaminhos da minha juventude!  Agora, diante do meu quadro de saúde, nos momentos de crise, eu sempre rezo e digo: Senhor. Eu sei que não me abandonaste! Por favor! Não me leves agora! Eu gostaria de continuar este trabalho...
            Meu irmão, minha irmã. Do mesmo modo, a sua vida até aqui, foi dirigida por Deus, a menos que você não o tenha permitido, e tenha seguido o caminho do mal. (Mas se você está lendo esta homilia, isso não aconteceu). Neste caso, nem tudo que lhe aconteceu e acontece foi ou é a mão de Deus, mas sim do maligno. Não podemos afirmar que aquele homem que pegou uma arma e matou seus pais, estava sendo conduzido por Deus! Longe disso.
            Caríssimos. Para que Deus tome a direção total dos seus atos, da sua vida, o certo é você se consagrar a Ele sem reservas, e se cuidar para essa consagração não se perca.
            Para aqueles que não acreditam, cada um tem uma visão não deísta do mundo. Alguns creditam que o destino é que cuida de tudo que nos acontece, e que devemos aceitar tudo passivamente. Outros acham que tudo o que nos acontece é por causa dos nossos instintos. Tudo vem dos instintos, tudo é gerado ou produzido pelos instintos. Assim se desculpam dizendo que não têm nenhuma responsabilidade sobre seus atos. Semelhante aos criminosos atuais que por vezes colocam a culpa do seu desvio de conduta, no fato de estarem drogados.  Um outro grupo de pessoas, só acreditam somente no homem-econômico. Ou seja, o homem é o resultado do seu  poder econômico. Ainda há aqueles que acham que tudo é política, e que Deus não tem nada a ver com o que nos acontece, e nunca está do nosso lado. Agora, o pior: Que são os que seguiram o caminho da esquerda da vida, e acham que nós fazemos o nosso destino, e que quem pode mais chora menos. E cada um vale de acordo com o seu poder de fogo!
            Deus se preocupa com o destino da humanidade. Ele sempre esteve do nosso lado. Através de Moisés, Abraão, entre outros escolhidos, Deus se comunicou com os homens. Para completar sua presença do nosso lado, enviou o seu Filho para nos mostrar o seu plano de salvação.
            Precisamos ter sempre em conta a realidade em nossa volta, e ver nela através dos fatos a presença de Deus. Não estamos falando de uma visão social ou mesmo cientista mas sim, teológica. Deus sempre esteve no meio de nós. Mas infelizmente poucos são aqueles que percebem a sua presença. A presença divina foi marcante no  curso da História. E sabemos disso através da Sagrada Escritura. Ela contêm o relato dos acontecimentos salvíficos,  nos quais Deus se revelou aos profetas e a outros escolhidos, para orientar os nossos passos no sentido de contribuirmos com Ele na salvação do mundo. E assim foi a presença  Divina dentro da humanidade. Hoje, Deus se comunica conosco através da sua Igreja.  E assim como toda a Bíblia foi narrada através da inspiração do Espírito Santo, que neste momento me ilumina, esse mesmo Espírito de Deus continua presente no seio da sua Igreja, iluminando as mentes e dirigindo os passos dos consagrados, leigos e demais escolhidos de Deus.
Se liga! Deus está aí do seu lado. Ele vê tudo o que você pensa e faz! Por via das dúvidas é melhor você acreditar nisso e se comportar adequadamente!
Tenha um bom domingo.

José Salviano

6 comentários:

  1. José...suas palavras ao fazer as reflexões de hoje me traz ao sentido íntimo filosófico, a figura de um pai calmo que nos dá a receita certa para ser feliz e fazer felicidade.Por isto, tomei a liberdade de chamá-lo hoje, pelo prenome JOSÉ o exemplo humano de pai.
    Sal...OBRIGADO!!!

    FIQUE NA PAZ E AMOR DE JESUS E MARIA.

    Nelson Sergio Pereira.

    ResponderExcluir
  2. José, obrigado pela reflexão, muito bom e criativa, vinda da força do Espírito Santo. Paz e bem!

    ResponderExcluir
  3. Suas palavras tem unção ,melhoras !!!

    ResponderExcluir
  4. SÁBIAS PALAVRAS...
    DEUS SEJA LOUVADO!

    ResponderExcluir
  5. Deus está no controle querido irmão! Suas sábias palavras me tocaram profundamente!! Que Deus o abençoe hoje e sempre, concedendo-lhe saúde para continuar essa missão tão bonita que Ele lhe confiou!!

    ResponderExcluir
  6. OBRIGADOS MEUS IRMÃOS, E MINHAS IRMÃS! ESTOU BEM MELHOR. HOJE CAMINHEI DEVAGAR DURANTE UMA HORA! NEM SENTI O CANSAÇO, NEM FALTA DE AR, NEM A TONTURA. OBRIGADO PELAS ORAÇÕES DE TODOS. SAL

    ResponderExcluir