.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Para entender a linguagem de Deus-Helena Serpa

01 de maio

Atos 5, 27-33 – “o Espírito Santo é o avalista do nosso testemunho”

Apesar da proibição os apóstolos se firmavam no princípio de que “é preciso obedecer a Deus antes que aos homens” e continuavam a ensinar ao povo em Nome de Jesus. Eles persistiam na fidelidade ao mandado de Jesus e não desistiam do objetivo: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura”! Será que também podemos viver isso que os apóstolos viveram? O Espírito Santo era a força que os impulsionava a enfrentarem todo o poderio das autoridades de Israel. O Espírito Santo igualmente é dado a todos àqueles (as) que obedecem a Jesus, porque creem no Seu Senhorio, o resto vem como consequência. A ação de ir significa, a saída do comodismo, da facilidade, da vida pacata para dar o primeiro passo em busca da vontade de Jesus que é o anúncio do Seu Evangelho. Por todo o mundo, significa o lugar onde estivermos e por onde andarmos. Pregar o Evangelho é dar testemunho do poder de Deus e da ação do Espírito Santo na nossa vida. E toda a criatura, significa todos a quem encontrarmos pelo nosso caminho. Portanto, é sempre, em toda a ocasião, sem perder nenhuma oportunidade e sem desprezar ninguém que iremos cumprir o mandado de Jesus. Quando começamos a obedecer, a nossa missão começa a se tornar mais fácil de ser realizada. Ser testemunha da salvação de Jesus é a nossa missão e, apesar das barreiras e dificuldades que surgem na nossa caminhada precisamos ter a certeza de que a salvação consiste justamente em que podemos superar todos os impedimentos porque Jesus já conquistou para nós, a vitória. Pedro enfrentou os guardas e as autoridades religiosas daquele tempo, afirmando que eles e o Espírito Santo eram testemunhas da ressurreição de Cristo. Para nós é muito importante esta revelação de Pedro! Podemos ficar certos de que o Espírito Santo é nosso avalista no testemunho que damos da vida nova em Jesus Cristo e é o dínamo que nos impulsiona a desafiar, sem nenhum temor a mentalidade do mundo que cultiva a desobediência a Deus, a falta de fé e de esperança nas coisas sobrenaturais e não está nem um pouco “a fim” de religião. A obediência e a fidelidade a Deus são parâmetros para as nossas ações diante dos homens. “É preciso obedecer a Deus antes que aos homens”. Obedecer a Deus é ter a Sua Palavra como bússola e os seus mandamentos como receituário para uma vida longa. Que esta seja na nossa vida uma regra de ouro. Desejamos fortuna e prosperidade, mas esquecemos de que só em Deus nós encontramos felicidade. A quem você tem obedecido? – Qual é o itinerário que Deus coloca no seu coração para a sua vida? – Para você qual é a maneira mais eficaz para o homem ser feliz? – Você tem vivido assim? – Você é feliz?

Salmo 33 – “Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido!”

O salmista coloca frente a frente o homem justo e o homem mau e mostra a diferença que existe entre eles diante de Deus. O homem justo é aquele que clama ao Senhor por santidade, o homem mal é aquele que se mostra auto suficiente e esquece-se de colocar a sua vida nas mãos de Deus. Quanto mais atribulado e angustiado o homem estiver mais ele se sentirá dependente de Deus e quanto mais ele encontrar-se gozando a vida, mais independente de Deus ele se tornará. É justo (a) aquele (a) que se ajusta à vontade do Pai.

Evangelho – João 3, 31-36 – “ para entender” a linguagem de Deus”

Jesus Cristo veio ao mundo também para nos ensinar a enxergar as coisas do alto e “entender” a linguagem de Deus. Ele foi o único que veio do céu, por isso, somente Ele pôde dar testemunho das palavras de Deus Pai. Aquele que vem do alto está acima de todos porque dá testemunho do que viu e ouviu, portanto, o testemunho de Jesus é verdadeiro! É pelo poder do Espírito Santo que também podemos ver mais além das aparências e apreciar as realidades da nossa vida de acordo com o olhar de Deus. À primeira vista o entendimento disso parece ser complicado, mas o Espírito Santo que Deus nos concedeu sem medidas, nos ilumina para esclarecer as coisas santas. Tudo se torna mais simples quando paramos de raciocinar e acreditamos no que Jesus nos diz: “Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna e aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida!” A partir daí, então, nós começamos a “enxergar” as coisas do céu e dar às coisas da terra um valor relativo. A vida eterna começa aqui para quem cultiva no seu coração a percepção das coisas santas, dos mistérios de Deus. Quanto mais nos aprofundarmos no conhecimento de Deus, mais nos apropriaremos também das realidades do céu e poderemos começar a viver a vida eterna. Assim sendo, podemos afirmar que a fé em Jesus Cristo nos abre a porta do céu. A sintonia com o Espírito Santo nós leva a perceber os “sinais de Deus” que nos revelam um modo de viver diferente dos que pertencem a terra. De acordo com o que nós falamos ou vivenciamos é que podemos dar testemunho de que pertencemos a terra ou já somos cidadãos do céu. Quem está ligado ao céu percebe os sinais de Deus nos acontecimentos da sua vida e do mundo; percebe o itinerário de Deus e vê nas coisas mais incoerentes e desencontradas aonde Deus quer levá-lo, não porque entenda, mas porque confia. Essa harmonia, porém, só acontece a partir de uma vida de oração, porque orar é estar junto de Deus e com Ele dialogar tendo no interior do coração um contato direto com o Seu pensamento. É difícil, porém, para aqueles que não têm contato com Deus e não param para alcançar o caminho sobrenatural, pois só enxergam com os olhos do mundo, achando que tudo poderá ser resolvido com o seu raciocínio e inteligência. - Como você encara a realidade do céu? – Você consegue perceber quando o céu se abre na sua vida? – Como você tem vivido mais: no corpo ou no espírito? – O que predomina em você: o céu ou a terra? – Pense um pouco sobre isto e peça ao Espírito Santo que revele a você os Seus mistérios.

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário