.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

"JESUS TOMOU OS PÃES, DEU GRAÇAS E DISTRIBUIU-OS..." - Olívia Coutinho


 Dia 02 de Maio de 2014
 
Evangelho de Jo 6,1-15
 
A fome de tantos irmãos é uma ferida que sangra constantemente no coração de Jesus!  Está em nossas mãos, a cura desta ferida, cura, que pode partir de  pequenos gestos concretos de amor!
Quem de nós, não tem “5 pães e dois peixes”? Tomemos para nós, o exemplo daquele menino citado no evangelho, o menino  que partilhou tudo o que tinha para o seu sustento e ficou saciado!
É difícil acreditar, mas é a mais dura realidade: num mundo de tanta fartura, ainda hoje  morrem milhares de pessoas vítimas do nosso abandono. São muitos os irmãos, que continuam morrendo  de fome, ou por doenças causadas pela desnutrição, conseqüência do nosso egoísmo, da nossa não partilha.  
 A todo instante, pessoas  necessitadas de  ajuda,  desfilam diante dos nossos olhos, são  irmãos nossos, pessoas desprovidas do mínimo necessário para a sua sobrevivência.  E quantas vezes, nós, que dizemos seguidores de Jesus, tampamos os nossos ouvidos para não ouvir os seus clamores, preferindo ignorá-los, para nos  isentar  de quaisquer responsabilidade sobre  eles. E assim,  vamos  buscando  mil desculpas para justiçar a nossa impassibilidade, diante dos que sofrem.
Precisamos  aprender a olhar o irmão com o  olhar de Jesus,  um olhar que  não apenas constata  a sua  necessidade, como também, ajuda-o a encontrar o caminho que o levará a sair de suas  dificuldades.
Um verdadeiro seguidor de Jesus, não pode  fechar os olhos diante as necessidades do  irmão e  muito menos transferir para outros, a nossa responsabilidade para com ele.
Precisamos  conscientizar, de que somos co-responsáveis pela vida do outro, por tanto, não podemos permanecer indiferentes aos seus problemas, problemas que se chegaram até a nós, é porque são  nossos  também.
Muitas vezes,  o que o nosso irmão busca em nós, não é muito, é algo que está  ao nosso alcance, às vezes, uma palavra de incentivo, de animo, disponibilidade para ouvi-lo,  ou até mesmo  um simples sorriso nosso!
  Se somos de fato, seguidores de Jesus, temos que colocar em prática os seus ensinamentos,  e, assim como Ele, estarmos  sempre atentos as necessidades do outro, prontos para ajudá-lo no que for preciso.
De nada adianta, erguermos as nossas mãos, para louvar  a  Deus, se  não estamos dispostos a abaixá-las para erguer o nosso irmão!
O evangelho que a liturgia de hoje  nos apresenta, mostra-nos mais uma vez, a sensibilidade de Jesus, diante a necessidade humana!
O texto narra o episódio que marcou o milagre da multiplicação dos pães: o milagre da partilha! O ponto fundamental deste acontecimento é o amor, o amor que  leva a partilha.  
Evidentemente, Jesus  poderia realizar sozinho a multiplicação dos pães, sem a participação dos discípulos.  Mas Ele  quis envolver todos, despertar neles a importância da partilha. Jesus  usou-se   até mesmo um menino, um anônimo, cujo o nome nem  é citado no evangelho, para nos mostrar a grandiosidade que pode vir dos pequenos.
Hoje, somos nós  os encarregados  de saciar a fome de tantos irmãos, fome de pão e  fome de amor, na certeza de que: colocando em suas mãos o pouco que temos, Jesus  transforma em muito!
Onde existe amor, existe partilha, onde existe partilha, Deus entra, e o milagre da multiplicação acontece!
É nosso compromisso cristão, despertar no outro a necessidade de Deus, mas antes, é preciso saciar a sua fome, criar no seu coração a  necessidade  de Deus. Assim fez Jesus: a  partir da necessidade do pão material, Ele despertou naquela multidão, a necessidade de Deus, ou seja, a necessidade do pão da vida!
Quem partilha com o outro o pão material, está despertando nele a necessidade de Deus, com  seu gesto concreto de amor!
  
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia
Venha fazer parte do meu grupo no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário