.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 20 de abril de 2014

Quem aceita Jesus está acolhendo a Sua Luz!-Helena Serpa

29 de abril

Atos 5, 17-26 – “a mentalidade do mundo nos mantém prisioneiros!”

Fazendo um paralelo da nossa vida com a dos apóstolos na Igreja primitiva chegamos à conclusão de que, apesar de não nos prenderem literalmente na cadeia, nós também não somos livres para anunciar o nome de Jesus e dar testemunho da sua presença na nossa vida. Hoje também as conveniências nos impedem de falar de Jesus em qualquer lugar que estejamos e muitas vezes só abordamos os “assuntos de Deus” quando estamos na Igreja, na Comunidade ou com alguém que entende a nossa linguagem. Permanecemos mudos (as) e covardes na maioria dos lugares que frequentamos, com o temor de que sejamos ridicularizados (as). Às vezes, em certas festas e celebrações, até um Pai Nosso nós evitamos rezar porque, ali, pode existir alguém que não comungue com a nossa crença. É isso mesmo o que acontece, hoje! No entanto, não foi assim que Jesus nos mandou agir. Ele nos mandou “ir pelo mundo inteiro e pregar o Evangelho a toda criatura”! Os apóstolos, cheios do Espírito Santo, compreenderam isso e não se deixaram intimidar. Assim foi que o anjo do Senhor lhes abriu as portas para que saíssem e fossem anunciar no templo o nome de Jesus e o “novo modo de viver em comunidade!” Deus os libertava para que fossem anunciar Jesus. Eles obedeceram e foram. Os anjos hoje também abrem para nós as portas das cadeias que nos prendem, todavia, será preciso que tenhamos um coração disposto para ir, sem covardia, sem hesitação. Deus sabe da nossa disposição e mede a nossa confiança. Hoje também somos aprisionados (as) pelo nosso modo de viver egoísta, cada qual tentando salvar a sua vida, brigando com a sorte para conquistar um lugar ao sol, corroborando com a mentalidade do mundo. A mentalidade do mundo nos coloca na prisão do egoísmo, da individualidade, da mentira, da corrupção, mas os anjos do Senhor continuam nos abrindo as portas do diálogo, da compreensão, do perdão, do entendimento, todas as vezes em que estamos presos nas diversas situações da nossa vida. Jesus Cristo veio para nos abrir uma nova perspectiva de vida e é por isso que quando, humanamente falando, não vislumbramos nenhuma saída, a Palavra de Deus nos orienta e nos instrui nos direciona e nos abre novos horizontes. Aqueles (as) que têm a experiência com a Palavra Sagrada irão continuar persistindo em testemunhar as maravilhas que acontecem nas suas vidas. – Você ainda continua preso (a) ao modo de pensar que o mundo prega? – Você que foi libertado (a) do poder das trevas tem levado a Luz de Cristo ao mundo? - Você tem tido coragem de falar de Jesus no meio das “festas” e “celebrações da vida ? - Você ainda se sente aprisionado? – O que ainda o (a) está prendendo? – Aonde você precisa ir anunciar?

Salmo 33 – “Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido”

O anjo do Senhor acampa perto daqueles que gritam o Seu nome e Nele procuram refúgio e proteção. Há momentos na nossa vida que nos sentimos os últimos dos miseráveis, infelizes e necessitados. Na nossa humilhação e mendicância só nos restar gritar a Deus e o Senhor manda o Seu anjo para acampar perto de nós. Por isso, nunca devemos desistir nem desanimar na nossa oração de súplica, porque o Senhor na hora exata ouve a nossa voz e nos retira do abismo. É nestas horas que nós contemplamos a face de Deus e o nosso coração se enche de alegria.

Evangelho – João 3, 16-21 – “quem aceita Jesus está acolhendo a Sua Luz!”

O julgamento do mundo é este: “a Luz (Jesus) veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas (o pecado)”. Portanto, a medida para o nosso julgamento final é crer ou não em Jesus que veio ao mundo como a salvação que Deus nos oferece para nos libertar do pecado. Assim sendo, quem rejeita Jesus está aderindo ao pecado e quem aceita Jesus está acolhendo a Sua Luz e renunciando ao pecado. Jesus veio para tirar todos os homens das trevas e quem rejeita a Sua Luz vive nas trevas, por isso é condenado pelas suas próprias obras. Com efeito, quem não crê em Jesus pratica o mal porque não se aproxima da Sua Luz e não adere ao Seu projeto de Salvação. Quem não se aproxima da luz tem medo de que a verdade seja revelada, pois as suas ações são más. A luz é a verdade que esclarece e nos tira da ignorância. Ela nos dá o norte, e a direção para caminharmos seguros (as). A fé em Jesus Cristo é o meio mais eficaz para que nos aproximemos da luz de Deus, pois Ele não veio ao mundo para condenar as nossas más ações, mas justamente para nos ajudar a não mais cometê-las. O pecado é o que nos afasta do convívio com Deus Pai e Criador. A salvação de Jesus implica, porém, em que nós o acolhamos e não o rejeitemos. Acolhemos a Jesus quando vivemos segundo a Sua Palavra e seguimos os Seus ensinamentos. Não adianta apenas dizermos que cremos em Jesus se não damos ouvido ao que Ele próprio veio nos ensinar e agimos conforme a cartilha do mundo que vive nas trevas. Todavia, confiando em Jesus, seguindo a Sua Luz e nos entregando às Suas sugestões nós poderemos praticar as boas ações, pelo poder do Seu Espírito Santo. A Palavra de Deus nos assegura tudo isso. Ainda há tempo para que o mundo seja salvo. Ajudemos, portanto, a iluminá-lo com a luz de Deus que recebemos no nosso Batismo. – O que você entende por “irradiar a luz de Deus”? – Como é que nós podemos iluminar o mundo com a Luz de Cristo? – Qual é a virtude em você que mais revela ao mundo a luz de Jesus? – Você crê em Jesus como Luz para a sua vida? – Você tem tido a coragem de ficar debaixo da Luz, embora que a sua verdade seja descoberta? – Qual seria o primeiro passo para você fazer isto?

Helena Serpa

Um comentário: