.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

“graças, Pai”-Helena Colares Serpa

02 de maio

Atos 5, 34-42 – “plano de Deus ou dos homens?”


Ainda hoje vale para nós o sábio conselho de Gamaliel: “Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!” Quantas vezes nós, como as autoridades de Israel, lutamos contra Deus querendo tomar iniciativa para punir àqueles que imaginamos serem os culpados pelas coisas que estão acontecendo e não são do nosso agrado! Em nome de Deus nós também lutamos pelos desejos da nossa humanidade, pelos projetos da nossa mente e não percebemos qual é, verdadeiramente, a vontade divina, para determinada situação. Precisamos estar atentos: muitas coisas que nós queremos não é desejo de Deus que elas aconteçam. Tudo o que é vontade de Deus para a nossa vida, tem uma razão de ser, um objetivo útil e traz paz ao nosso coração. Às vezes insistimos nos nossos planos e não entendemos a razão do sofrimento, por isso, nos sentimos angustiados (as) e falta-nos a paz. Deus é Amor e o Seu projeto para nós tem como fundamento a nossa harmonia interior. Tudo o que é plano de Deus para nós, com a nossa ajuda, realizar-se-á, mesmo que à custa de sofrimento. Os discípulos sofriam injúrias por causa do nome de Jesus e ficavam felizes por isso. Até mesmo quando eram açoitados e ameaçados eles não se rendiam e saiam contentes por serem dignos de sofrer pela causa de Cristo. Nós também precisamos avaliar a nossa disposição para padecer pelo reino de Deus. – Você percebe quando o projeto que você sonha é da vontade de Deus? – Você tem ficado contrariado (a) porque as coisas não acontecem como você planejou? – O conselho de Gamaliel vale para você?

Salmo 26 - “Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor”.

Esse salmo retrata o anseio da nossa alma para contemplar a Deus, saborear Sua ternura e misericórdia. Enquanto aqui vivermos, teremos somente um vislumbre da realidade divina. No entanto, a esperança e o desejo nos dão a certeza de que sem dúvida alguma a nossa espera não será em vão. Enquanto esperamos o nosso dia, nós também, como o salmista, poderemos afirmar: “O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo”?

Evangelho – João 6, 1-15 – “graças, Pai” “

O milagre da multiplicação dos pães e dos peixes nos revela o poder que Deus possui sobre as dificuldades da nossa vida e como Ele age quando colocamos sob o Seu olhar as nossas necessidades e as carências das pessoas com quem convivemos. Jesus nos ensina a pedir a bênção do Pai para os poucos recursos que possuímos e desejamos que sejam multiplicados, na certeza de que já fomos atendidos. Assim foi que Ele tomou os pães e depois, os peixes, dando graças a Deus e distribuindo àqueles que estavam sentados à espera da Sua providencia. Tudo quanto nós colocarmos sob o olhar amoroso do Pai, confiando na Sua Misericórdia, com o coração agradecido, com o intuito de partilhar, também irá florescer em nossas mãos. Jesus nos ensina também a termos para com os mais necessitados um olhar zeloso que enxerga as suas deficiências. Jesus aproveitava todas as oportunidades para instruir os seus discípulos e para dar testemunho da bondade e do poder amoroso do Pai. Por isso, Ele os punha à prova a fim de medir a generosidade daqueles que caminhavam com Ele. Assim, foi que ao avistar a multidão vindo ao Seu encontro, Ele lembrou-se de que eles deveriam estar com fome e precisavam alimentar-se. Ele sabia que a multidão faminta não poderia apreender os mistérios do Pai e, ao mesmo tempo, exercitava os Seus discípulos a não se omitirem diante dos desafios e a se colocarem a mercê da providência do Pai. “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” Jesus não se importou com os argumentos desanimados dos Seus discípulos e se valeu de um menino que trazia cinco pães e dois peixes. Isto para nos ensinar que todos nós, mesmo os mais pequeninos, temos algo nas mãos que pode ser colocado sob as bênçãos de Deus Pai e frutificar. São lições que hoje servem para a nossa vida: O que fazer com o pouco que temos? Como alimentar tanta gente, tendo tão pouco? O que fazer? O que pensar? Desistir? Resmungar? Murmurar? Como ordenou aos apóstolos, Jesus hoje também nos ordena: “Fazei sentar as pessoas!” Quando nos assentamos e nos aquietamos, em família, em comunidade e colocamos o pouco que temos nas mãos de Deus, quando juntamos os nossos poucos dons e os oferecemos ao Senhor o milagre acontece. Cada um de nós tem seu papel no diálogo, na compreensão, na serenidade, na partilha do amor. Quando nós nos colocamos nas mãos do Pai e nos dispomos a partilhar o que temos, com amor, Ele multiplica suas graças de provisão e nunca nos faltará nada. Você tem colocado o pouco que possui sob a benção do Pai? - Você agradece antecipadamente a Deus pelo que ainda vai receber? - Você tem vivido isto na sua família? – Você já percebeu na sua casa o que cada um tem para oferecer? – Vocês costumam sentar-se para fazer uma avaliação das suas possibilidades colocadas nas mãos de Deus? 

Helena Colares Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário