.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

CUIDADO COM A TRAVE NO OLHO – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Domingo, 3 de março de 2019.
Evangelho de Lc 6, 39-45.


A liturgia deste 8ª domingo do tempo Comum nos leva a olharmos para dentro de nós mesmos, avaliar quem somos realmente, qual nosso comportamento, quais são nossas atitudes para nos conhecermos bem, e assim podermos ajudar os outros. Para nós, seres humanos imperfeitos, é muito mais fácil enxergar os defeitos do próximo, do que corrigir os nossos.
Com essa parábola Jesus chama a atenção de seus apóstolos e nossa que hoje somos seus discípulos. Precisamos nos conhecer bem, enxergar nossas fraquezas e limitações para depois querer guiar o nosso irmão. Sabemos muito bem que um cego não pode guiar outro cego, ambos cairão, tropeçarão, se machucarão... O mesmo acontece conosco quando apontamos o defeito dos outros sem antes corrigir os nossos. É muito mais fácil apontar as faltas dos outros, do que corrigir as nossas, ou melhor, sem primeiro enxergar os nossos defeitos.
Não podemos nos julgar “os perfeitos”, os fariseus eram assim, nem queiramos ser melhores do que ninguém, achando que não temos defeitos, ou que nossos defeitos são menores do que dos outros. Diz o evangelho de hoje: “Nenhum discípulo é maior do que o mestre”, na verdade não somos maiores e nem melhores que ninguém, somos iguais em defeitos e qualidades, embora sejam diferentes. Portanto, não devemos julgar para não sermos julgados. Por isso Jesus nos diz: “tire a trave do seu próprio olho, e então você enxergará bem para tirar o cisco do olho do seu irmão” (Lc 6, 42). Agimos dessa forma, temos muita facilidade para enxergar o defeito do outro, julgar e condenar as pessoas, mas não temos consciência ou não vemos os nossos defeitos, que muitas vezes são maiores do que os defeitos que julgamos e condenamos no próximo. Consideramos grandes os erros mínimos do irmão, enquanto vemos como pequenos, os nossos próprios grandes erros. Devemos sim usar da correção fraterna com humildade, como nos ensina Jesus, ajudar o irmão a se livrar dos seus defeitos, com caridade, amor, compreensão, sem julgar e condenar.  
Jesus usa a metáfora da árvore e do fruto para nos ensinar que as pessoas vão nos conhecer pelo nosso modo de agir, pensar, falar, proceder. O evangelho também nos diz que o nosso coração é como um baú onde estão guardados os “tesouros” que temos. Quem tem coisas boas no coração, vai tirar coisas boas, quem tem coisas más, ruins no coração vai tirar coisas más. Isso nós deixamos transparecer pelo nosso modo de ser, pois a boca fala daquilo que o coração está cheio. Essa frase nos leva a refletir sobre o que temos guardado no nosso coração, e extrair dele e jogar fora tudo o que não serve. “Lixo se joga no lixo”!
Conta uma pequena história que nós temos duas sacolas que colocamos no ombro, de forma que uma fica a nossa frente e a outra nas nossas costas. Na sacola da frente colocamos os erros dos outros e as nossas qualidades, na de trás, as qualidades do outro e os nossos erros. De forma que só enxergamos os defeitos e erros dos outros, e as nossas qualidades, assim, não enxergamos as qualidades do outro e nossos erros, pois estão ocultos para nós.
Portanto, sou capaz de ver o comportamento do outro que me incomoda, mas não vejo o meu. Precisamos diariamente pedir a Jesus, que é Verdade, para revelar a minha verdade, a falta de autoconhecimento.
Faço julgamentos ao querer tirar “o cisco do olho do meu irmão”, quando eu mesma não sou capaz de ‘ver’ como estou agindo. Se o comportamento do outro me incomoda, e o meu, o quanto deve incomodar o meu próximo?
Não nascemos prontos, precisamos caminhar e progredir, estamos sempre em crescimento. Somos discípulos de Jesus, estamos em processo permanente de crescimento. Precisamos pedir ao Espírito Santo que purifique os nossos pensamentos, sentimentos e as nossas atitudes a cada dia, que ele nos ajude a eliminar a trave do nosso olho, assim permitiremos que o amor de Deus habite em nosso coração e o nosso julgamento será mais indulgente e misericordioso e poderemos um dia viver como Jesus viveu.
Senhor Jesus, alimente em nós a convicção de que para vencer o mal nos outros, nós teremos de vencer primeiro em nós mesmos.
Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes


        



3 comentários:

  1. Parabéns! Fácil compreender o Evangelho como tão bem vc escreveu .

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por essa catequeze, uma reflexão que nos ensina outra maneira de ver e sentir como estou caminhando. Feliz domingo.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa reflexão. Obrigado Maria de Lourdes. Que Deus nos ajude a olhar nosso interior e vermos nossa grande pequenez.

    ResponderExcluir