.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Quem crê em Jesus não precisa de sinais-Helena Serpa



18 DE FEVEREIRO DE 2019

SEGUNDA FEIRA – 6ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM
Cor Verde

1ª. Leitura – Gn 4, 1-15.25


Leitura do Livro do Gênesis 4,1-15.25
1Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim, dizendo: 'Gerei um homem com a ajuda do Senhor'.
2E deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel foi pastor de ovelhas e Caim, agricultor. 3Aconteceu, tempos depois, que Caim ofereceu frutos da terra como sacrifício ao Senhor, 4e Abel ofereceu primogênitos do seu rebanho, com sua gordura. O Senhor olhou para Abel e sua oferenda, 5mas para Caim e sua oferenda não olhou. Caim encheu-se de cólera e seu rosto tornou-se abatido. 6Então o Senhor perguntou a Caim: 'Por que estás cheio de cólera e andas com o rosto abatido?  7É verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida; mas se fizeres o mal, o pecado estará à porta, espreitando-te. Tu, porém, poderás dominá-lo'.
8Caim disse a seu irmão Abel: 'Vamos ao campo'. Logo que chegaram ao campo, Caim atirou-se sobre o seu irmão Abel e matou-o. 9E o Senhor perguntou a Caim: 'Onde está o teu irmão Abel?' Ele respondeu: 'Não sei. Acaso sou o guarda do meu irmão?'
10O Senhor lhe disse: 'Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão
está clamando por mim, da terra. 11Agora, pois, serás amaldiçoado pela terra que abriu a boca para receber das tuas mãos o sangue do teu irmão! 12Quando tu a cultivares,
ela te negará seus frutos. E serás um fugitivo, vagando sobre a terra'. 13Caim disse ao Senhor: 'Meu castigo é grande demais
para que eu o possa suportar. 14Se, hoje, me expulsas desta terra, devo esconder-me de ti, tornando-me um fugitivo a vaguear sobre a terra; qualquer um que me encontrar, me matará'.
15E o Senhor lhe disse: 'Não! mas aquele que matar Caim,
será punido sete vezes!' O Senhor pôs, então, um sinal em Caim,
para que ninguém, ao encontrá-lo, o matasse. 25Adão conheceu de novo sua mulher. Ela deu à luz um filho, a quem chamou Set, dizendo: 'O Senhor deu-me um outro descendente no lugar de Abel, que Caim matou'. Palavra do Senhor.

Reflexão - “a oferta que fazemos ao Senhor”
Caim ofereceu a Deus os frutos que a própria terra produzia e que, para ele não tinham nenhum significado de sacrifício, visto que não lhe custara dor nem sofrimento.  No entanto, Abel ofereceu primogênitos do seu rebanho que faziam parte da sua vide e cuja oblação provocava nele dó e sacrifício. Às vezes também nós agimos como Caim! Prontamente nos dispomos a oferecer ao Senhor somente o que nos sobra o que não nos fará falta e não nos custa sacrifício. Não somos capazes de nos despojarmos do que é mais importante na nossa vida, e por isso, também o Senhor não acolhe as nossas ofertas superficiais, mas aceita o sacrifício que outros nossos irmãos O oferecem. Quando isto nos acontece, também como Caim, nós nos revoltamos contra Deus e queremos nos vingar nos nossos irmãos, queremos vê-los longe dos nossos olhos e fazemos justiça com as nossas próprias mãos. Mesmo assim, Deus não nos permite morrer nos nossos pecados e nos dá chance e oportunidade para que possamos nos arrepender e mudar de vida, a fim de fazermos ofertas que Lhe sejam agradáveis. A oferta que agrada ao Senhor é aquela que fazemos de coração contrito e humilhado porque nos pesa e tira de nós o que possuímos de mais valioso. Esta oferta é, então, a oferenda que purifica o nosso coração e tem efeito na nossa caminhada para a santidade. Sentimo-nos mais felizes quando ofertamos a Deus as coisas que tiramos de nós mesmos e que para nós denotam sacrifício e dor. – O que você tem oferecido ao Senhor: coisas que são tiradas da terra ou coisas que são tiradas de você próprio (a)? – Você já experimentou oferecer ao Senhor a renúncia de coisas que você pratica e que estão entranhadas em você mesmo(a), como vícios, costumes, atitudes incoerentes?

Salmo  - Sl 49, 1.8. 16bc-17. 20-21 (R. 14a)

R. Imola a Deus um sacrifício de louvor!

1Falou o Senhor Deus, chamou a terra, * do sol nascente ao sol poente a convocou. 8Eu não venho censurar teus sacrifícios, * pois sempre estão perante mim teus holocaustos;R. 1

6b'Como ousas repetir os meus preceitos * 16ce trazer minha Aliança em tua boca? 17Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos * e deste as costas às palavras dos meus lábios!R.

20Assentado, difamavas teu irmão, * e ao filho de tua mãe injuriavas. 21Diante disso que fizeste, eu calarei? * Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo * e manifesto essas coisas aos teus olhos.R.

Reflexão - O sacrifício que agrada a Deus é aquele que nos faz amar e  viver em paz com os nossos irmãos. Não nos basta repetir com os lábios o mandamento do Senhor e deixar de aplicá-lo nos nossos relacionamentos. O preceito do Senhor é o amor e amar como Jesus amou requer de nós um coração acrisolado, submisso e acolhedor.

Evangelho – Mc 8, 11-13


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 8,11-13
Naquele tempo: 11Os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: 'Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal.' 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem. Palavra da Salvação.

Reflexão – “Quem crê em Jesus não precisa de sinais”
Hoje também Jesus dá um suspiro profundo e nos diz: “Por que você pede um sinal? Nós também gostamos de pedir a Deus “um sinal do céu” que corresponda as nossas expectativas e acalme as nossas inquietações! Quando ficamos pedindo sinais a Deus e não prestamos atenção nos sinais que Ele naturalmente nos evidencia, estamos dando prova da nossa pouca confiança Nele e na sua Palavra. Por meio dos simples acontecimentos e fatos concretos da nossa vida o Senhor nos fala e nos anima, no entanto, nós esperamos por coisas extraordinárias que nunca irão acontecer. Por não sabermos distinguir o tempo em que vivemos e as manifestações do Espírito Santo agindo em nós, desejamos segurança, certeza de sucesso e não consideramos o fato de que Jesus Cristo já adquiriu para nós a vitória final. Jesus veio definitivamente cortar em nós o costume do “só vou vendo”, do “quero um sinal para poder acreditar.” Quem crê em Jesus não precisa de sinais para assumir as Suas promessas como verdadeiras. Só a Sua Palavra já é motivo para que permaneçamos firmes na fé. Nós tentamos a Deus quando pedimos a Ele sinais e não percebemos as balizas deixadas por Ele para nós. A Cruz e a Palavra de Deus são uma prova fiel do Seu amor por nós. São sinais de Fé! O Espírito Santo é o grande motivador da nossa fé! O maior sinal de Deus para todos nós é Jesus Cristo que veio como enviado do Pai para nos dar vida e santidade e nos revelar a Sua face amorosa. Não precisamos de sinais, pois o amor de Deus foi derramado no nosso coração pelo Espírito que nos foi dado e é quem age em nós e nos dá sabedoria para discernirmos a nossas inquietações e os nossos desejos. -  Você confia sem que precise de algum sinal?  – Qual é o grande sinal do amor de Deus por você?  - Qual foi o grande sinal que Deus já lhe deu?

4 comentários:

  1. José Maria Nascimento18 de fevereiro de 2019 às 03:11

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. A paz irmãos, fico grata pela reflexão riquíssima aprendo muito a cada dia que visito este blog.

    ResponderExcluir