.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Somos bem-aventurados (as) ou não?-Helena Serpa



17 DE FEVEREIRO DE 2019

VI DOMINGO DO TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Jr 17, 5-8


Leitura do Livro do Profeta Jeremias 17,5-8
5Isto diz o Senhor: 'Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; 6como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar na secura do ermo, em região salobra e desabitada. 7Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; 8é como a árvore plantada junto às águas,
que estende as raízes em busca de umidade, por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “Bênção e maldição!”
Maldito – o homem que confia no homem! Bendito - o homem que confia no Senhor! Essas duas comparações do profeta nos fazem entender a diferença que há entre quem confia nos homens e quem confia no Senhor. O homem que confia no homem não vê chegar a floração, isto é, a felicidade, a paz do reino de Deus. Porém, o homem que confia no Senhor é como a árvore plantada junto às águas, que se mantém sempre verde, embora venha o calor. Confiar nos homens é, na maioria das vezes, confiarmos em nós mesmos (as) na força da carne humana, isto é, na nossa capacidade, inteligência, sagacidade, dinheiro, fama, no nosso saber. Aqueles (as) que confiam no poder humano, naturalmente se afastam da fonte de vida que é Deus. Por isso não suportam provações e nunca alcançam o tempo bom, isto é o tempo da floração, tempo de felicidade, tempo de paz porque não estão preparados (as) para as horas de dificuldades.  Aqueles (as), porém, que confiam na Providência e no poder Deus, podem passar por todas as tribulações, mas, mantêm-se firmes e fortes e o sofrimento não os (as) impede de dar frutos. Assim sendo, o homem e a mulher que põem a sua confiança no Deus Altíssimo, recebem as Suas bênçãos, por isso são chamados (as) de “benditos”, isto é, abençoados, protegidos, amparados. – Em quem você tem colocado a sua confiança, nos homens ou em Deus?  – Como você tem enfrentado a chegada do “calor” isto é, das dificuldades da sua vida?   – Você é como uma árvore plantada junto às águas ou é como os cardos no deserto?  

Salmo - Sl 1,1-2.3.4.6 (R. Sl 39,5a)

R.É feliz quem a Deus se confia!

1Feliz é todo aquele que não anda*
conforme os conselhos dos perversos;
que não entra no caminho dos malvados,*
nem junto aos zombadores vai sentar-se;
2mas encontra seu prazer na lei de Deus*
e a medita, dia e noite, sem cessar. R.

3Eis que ele é semelhante a uma árvore,*
que à beira da torrente está plantada;
ela sempre dá seus frutos a seu tempo,
e jamais as suas folhas vão murchar.*
Eis que tudo o que ele faz vai prosperar. R.

4Mas bem outra é a sorte dos perversos.
Ao contrário, são iguais à palha seca*
espalhada e dispersada pelo vento.
6Pois Deus vigia o caminho dos eleitos,*
mas a estrada dos malvados leva à morte. R.

Reflexão - A bênção do Senhor designa felicidade e aquele que Nele confiar será feliz e nada temerá. Sempre dará frutos no tempo previsto e, jamais dará testemunho de tristeza. Tudo o que faz irá prosperar.  Isso acontece com aquele (a) que não vive conforme os conselhos dos que seguem a mentalidade do mundo, mas têm como norte a Palavra do Senhor. O contrário acontece com aqueles (as) que põem seu prazer nas coisas que o mundo oferece e não seguem os mandamentos de Deus.

2ª. Leitura – I Cor 15, 12.16-20


Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 15,12.16-20
Irmãos: 12Se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como podem alguns dizer entre vós que não há ressurreição dos mortos?
16Pois, se os mortos não ressuscitam, então Cristo também não ressuscitou. 17E se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem nenhum valor e ainda estais nos vossos pecados. 18Então, também os que morreram em Cristo pereceram. 19Se é para esta vida
que pusemos a nossa esperança em Cristo, nós somos - de todos os homens - os mais dignos de compaixão. 20Mas, na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “a fé que mantêm a esperança!”
A fé na Ressurreição de Jesus Cristo é o fundamento da nossa esperança. Pensando bem, se não tivéssemos a certeza da ressurreição de Jesus e por isso, também na nossa ressurreição para uma vida melhor, iríamos sofrer a desilusão de uma vida sem sentido. Não podemos colocar a nossa expectativa somente para as coisas que nos acontecerem aqui na terra, precisamos colocar na vida futura, vida eterna, o objetivo da nossa existência e o que dá sentido a tudo o que passamos na nossa vida terrena.  Jesus Cristo ressuscitou, esta é a certeza que deve acalentar em nós a esperança de também nós ressuscitarmos um dia. – Você acredita na Ressurreição de Jesus? – O que seria da sua vida se você nunca fosse morrer e ficasse sempre aqui nessa mesma vidinha? – Qual é o fundamento da sua esperança aqui na terra?

Evangelho – Lc 6, 17.20-26


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,17.20-26
Naquele tempo: 7Jesus desceu da montanha com os discípulos
e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos
e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém,
do litoral de Tiro e Sidônia. 20E, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: 'Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados, vós que agora tendes fome,
porque sereis saciados! Bem-aventurados vós, que agora chorais,
porque havereis de rir! 22Bem-aventurados, sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem
e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!
23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “Somos bem-aventurados (as) ou não?”
 Como é diferente o que Jesus veio nos ensinar do que o mundo secularizado nos ensina! O mundo prega que temos que ser ricos de nós mesmos (as), senhores da nossa vida, independentes. Ensina-nos também que devemos nos saciar com tudo de “bom” e agradável ao nosso paladar e aos nossos olhos.  O Evangelho nos ensina que seremos bem-aventurados (a), isto é, felizes na medida em que tivermos o coração aberto para o Senhor e acolhermos os Seus ensinamentos. Assim, apesar das nossas dificuldades, Ele nos sustentará. Seremos infelizes quando, confiando em nós mesmos (as), nos sentimos fartos e achamos que não precisamos de Deus, por isso, sofreremos as consequências da nossa soberba. O mundo quer anestesiar a nossa dor e nos dá remédios para que nós não soframos e possamos “passar por cima das dificuldades” sem vivê-las. Quem é perseguido no mundo torna-se maldito, infeliz, fracassado. No entanto, Jesus nos manda alegrar-nos com as nossas dificuldades, nos motiva a assumirmos a nossa cruz e nos chama de bem-aventurados porque não dependemos de nós mesmo (as), porque sofremos fome e injustiça. Na verdade Jesus veio transformar toda a nossa dor, nossa miséria, nossas carências, em bênçãos e graças. - Você é bem-aventurado (a), ou não?  - Você também foge do sofrimento? -  Você confia muito em si mesmo (a)? -   Qual a maior recompensa que há para quem sofre com Jesus? – Você possui o reino?

3 comentários:

  1. Bom dia, refletindo sua partilha das leituras me fez feliz, suas simples palavras tocou meu coração.
    Parabéns que DEUS te ilumine sempre.

    Bjs Selma Carvalho.

    ResponderExcluir
  2. Reflexões inspiradas por Deus! Parabéns Helena Serpa...

    ResponderExcluir