.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

“... E LANÇAI VOSSAS REDES PARA A PESCA!” - Olivia Coutinho

 

5º DOMINGO DO TEMPO COMUM

 

Dia 10 de Fevereiro de 2019

 

Evangelho de Lc5,1-11

  

Depois de ter sido expulso de Nazaré, Jesus mudou o local de suas pregações, impedido de pregar na sinagoga, como era de costume, Ele passa a  pregar nas praias, nas estradas, praças... Nesses espaços livres, as palavras de Jesus, alcançavam um número maior de ouvintes, aumentando assim, o seu campo de ação. O Evangelho de hoje confirma isso: “Naquele tempo, Jesus estava na  margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus.”

Através de uma cena simbólica, o texto vem afirmar, que os frutos da nossa missão, quando realizada sob a orientação e na obediência a Jesus, serão abundantes!  Por nós mesmos, não produziremos fruto algum, o êxito da missão que realizamos, se deve à presença de Jesus em nós, somos apenas instrumentos, servos obediente ao seu Senhor.

A cena é composta por várias situações: havia  um povo sedento da palavra de Deus, duas barcas paradas, pescadores desanimados lavando suas redes  depois do insucesso da pesca. Situações, que foram revertidas com a chegada de Jesus: A barca de Simão foi  transformada num  local  de  para mais uma das pregações de Jesus, de onde o povo fora saciado da palavra de Deus. E as redes lançadas ao mar, sob a orientação de Jesus, voltaram  para as margens repletas de peixes.

Este texto é riquíssimo, sugestivo a uma profunda reflexão, fala-nos do início da relação entre Jesus e os seus primeiros colaboradores, uma relação, que começa após uma fracassada pesca.

A iniciativa do  encontro, parte de Jesus, quando Ele decide fazer da barca de Simão, (Pedro) o local para mais uma de suas pregações! Terminada a pregação, Jesus disse a Simão: “Avance para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca.” Mesmo desanimado, Simão, em obediência a Jesus, faz o que Ele manda, e o milagre da pesca acontece. Foi o milagre que abriu os olhos de Simão (Pedro) e hoje abre também os nossos olhos para algo que muitos de nós, ainda não nos atentamos: o poder de Deus sobre todas as coisas! 

Neste episódio, Simão reconhece a divindade de Jesus, e numa atitude de humildade, atira-se à seus pés, se declarando indigno de estar com Ele: “Afasta-te de mim Senhor, porque sou um pecador!” Este reconhecimento de Simão, não afastou Jesus dele, pelo o contrário, foi a partir daí, que Jesus o convoca a ser um pescador de homens. 

Simão, (Pedro) um homem de temperamento forte, que acreditava entender tudo de pesca, deixa-se conquistar por Jesus, larga  sua barca na praia, e vai buscar outro mar! É na barca de Jesus, que ele avança mar adentro, levando consigo os seus companheiros. 

Assim como Jesus convidou os primeiros discípulos a mergulharem nas profundezas do mar humano, hoje, Ele nos convida a deixar às margens e a avançar para as águas mais profundas, isto é: a deixar a nossa zona de conforto para nos colocar a serviço do Reino de Deus. Ficar às margens, pode até ser mais seguro, afinal, não correremos o  risco de sermos surpreendidos  pelo os  mares revoltos, mas não experimentaremos as alegrias de navegar na barca de Jesus, o único meio para chegarmos ao um  oásis repousante que é o coração do Pai!

A fé, o ardor missionário, nos desinstala,  nos motiva a buscar novos meios para anunciar, de forma criativa e  alegre, a Boa Nova do Reino!

Lançar as redes em águas mais profundas, significa abordar o outro, conquistá-lo para Deus.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

3 comentários:

  1. MARAVILHOSA E ABENÇOADA REFLEXÃO. GRATA,OLIVIA! PAZ E BEM EM TUA VIDA.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir