.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

EM OBEDIÊNCIA A PALAVRA LANÇARAM AS REDES – Maria de Lourdes Cury Macedo.


         Domingo, 10 de fevereiro de 2019.
         Evangelho de Lc 5, 1-11.

         Jesus está à beira do lago de Genesaré ensinando a multidão que está ávida para ouvir as palavras lindas de esperança e conforto proferidas por ele. Como a multidão queria ficar muito perto de Jesus comprimindo-o, resolveu subir na barca de Pedro para continuar ensinando. Com esse ato dá para entender que Pedro será o chefe e que da sua barca que é a Igreja continuará ensinando.
         Depois de terminar o ensino para a multidão, Jesus pediu que Pedro afastasse a barca para águas mais profundas e lançasse as redes. Pedro lembra a Jesus que a pesca de dia é difícil, além do que pescaram a noite toda sem nada pegar. Mas confiando na palavra e na pessoa de Jesus, Simão obedeceu e lançou as redes. A atitude de Pedro e seus companheiros foi a de deixar tudo o que estavam fazendo e em obediência a sua palavra o milagre aconteceu. Jesus sente-se reconfortado com a confiança deles, pois em Nazaré, sua terra, tinha sido rejeitado, desprezado, ameaçado de morte.
         Pedro deu prova de confiança e fé em Cristo, jogando as redes durante o dia, depois de uma noite toda trabalhando sem êxito. Ao ver o fenômeno da pescaria, e perceber os poderes sobrenaturais de Jesus, Pedro prostra-se por terra, julgando-se indigno de estar ao lado dele. Diante da grandeza sobrenatural de Jesus, Pedro, em sua humildade, confessa-se pecador, indigno de que o Senhor se aproxime dele e o favoreça com milagres. Todos ficaram espantados, maravilhados com a pesca em abundância. Então Jesus fez um convite a Pedro: “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens”.
         Pedro seguirá Jesus para ganhar as almas e salvá-las. É o chamamento dos primeiros apóstolos. Jesus aproveita o milagre para explicar simbolicamente o sentido da vocação. É a imagem da futura pesca de homens que Pedro na sua missão de apóstolos iria realizar. Pedro e seus amigos foram chamados a espalhar a Boa-Nova sem medo, com coragem porque Jesus iria à frente.
         A eficácia de nossa ação, como apóstolos, não está no nosso trabalho, mas na obediência à palavra de Deus. Nosso trabalho produzirá frutos abundantes só se estivermos unidos a Cristo, com Cristo e por Cristo. Se agirmos em nosso próprio nome, nossos esforços serão em vão, nosso apostolado será ineficaz.
         São Paulo disse: “Jesus escolhe os fracos para confundir os fortes.” Os primeiros apóstolos são pobres, rudes, sem formação, sem estudos. Deus chama a quem ele quer. As almas são convertidas não com argumentos, mas com a graça de Deus.
         Os apóstolos com toda disposição e generosidade largaram tudo para seguir Jesus. E nós? Podemos ser apóstolos sem renunciar a alguma coisa? Um descanso, uma festa, um passeio...?
         Nós também podemos nos colocar à disposição e assumir a nossa vocação, o nosso chamado desde o batismo. Seguir a Cristo nos trás satisfação interior, realização, mas muitas vezes precisamos vencer o medo e no lugar dele colocar a fé e confiança em Jesus. Ele nos escolhe e nos capacita para a missão. É um trabalho diário, vencendo nossas fraquezas e obstáculos que surgirem, mas sempre sem desanimar, com o coração aberto para acolher a palavra que é o próprio Jesus, assim vamos cumprindo sua ordem: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16,15). Cabe a nós criar coragem e desafiar as águas mais profundas onde encontramos peixes grandes e grandes desafios também.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes
        
        
          


2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Linda reflexão! ����❤

    ResponderExcluir