.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

-5º DOMINGO DO TEMPO COMUM Ano C-José Salviano


5º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano C
10 de fevereiro de 2019
Evangelho Lc 5,1-11

A PESCA MILAGROSA-José Salviano

Pedro, assim como os demais pescadores, estava muito cansado, e desanimado. Eles haviam tentado a noite toda e não pescaram absolutamente nada.
Eis que Jesus lhe ordena a jogar as redes em águas mais profundas. Pedro, embora estivesse esgotado, obedeceu a ordem do Mestre, só por uma questão de respeito, e consideração. Muito embora acreditasse em seus poderes, naquele momento, ele, Pedro, já não esperava mais nada, porém jogou as redes.

E eis que aconteceu o grande milagre da PESCA MILAGROSA! Foram tantos os peixes que pegaram, que as redes quase rasgaram. E foi preciso pedir ajuda para conseguir puxá-las.

A grande lição que aprendemos desse Evangelho, é que quando tentamos fazer as coisas sozinhos, ou seja, quando tentamos realizar os nossos projetos de vida sem recorrer a ajuda do Pai, dificilmente conseguimos grandes resultados.
Podemos até conseguir grandes vitórias temporárias, grandes lucros, porém um dia eis que um incêndio, um roubo, ou outro grande prejuízo virá, como aquela tempestade que destruiu a casa construída sobre a areia. 
Você pode até discordar completamente dessa afirmação, ao analisar a vida de muitos ricos, os quais dispensaram completamente a presença de Deus em suas vidas.
É verdade. Eles conseguiram, apesar de estarem sem Deus.
Agora vem a pergunta: Mas eles são realmente felizes? Será que não vivem apavorados de medo de serem sequestrados? Alguns com mede de serem presos pelo tanto que roubou dos cofres públicos? Como vai a consciência deles?
Como é a sua paz interior? Como é a harmonia em sua família? Será que todos se querem muito, ou será que vivem se digladiando, disputando poder, de olho na fortuna que virá após a morte o varão, o poderoso dono da grande herança que será dividida entre todos?
Apesar do que disse Jesus sobre a salvação dos ricos,(...é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha...) evidentemente nem todos os ricos desse mundo, são pessoas tão cruéis, e  tão desumanas. Como o sabemos, existem ricos capazes de financiar grandes empreendimentos em prol dos pobres, com o hospitais, orfanatos, entre outros.
Voltando a nós. Nós que entregamos a nossa vida nas mãos de Deus, nunca podemos descuidar da meditação, da oração e da aproximação cada vez mais forte de Deus. Jamais devemos descuidar da prática da palavra de Deus, da prática da caridade, e da oração.
Pois não podemos pensar que poderemos conseguir grande sucesso verdadeiro sem a ajuda do Pai.
A pesca milagrosa nos ensina que avançar para as águas mais profundas e lançar as redes, hoje isso significa avançar para lugares distantes do nosso perímetro paroquial e anunciar a palavra de Deus, sem medo de qualquer adversidade, confiando que Jesus está do nosso lado para nos orientar, nos proteger, e acima de tudo para nos encorajar.
Deus hoje nos chama para a missão de lançar as redes em águas mais profundas, pois é lá que estão os peixes sedentos da sua palavra, e necessitando da salvação. 
Caríssimos. Ser cristão autêntico é dar a Deus, resposta prática de fé. Não sejamos cristãos mornos, acomodados, cristãos meia boca ou pela metade. "Ou tu és por mim ou és contra mim". 
A Deus não  é agradável um devoto só de fachada, um cristão apenas social, mais um católico assumido de verdade, um cristão que ouve, acredita, pratica e anuncia a palavra anunciada por Jesus Cristo. Isso não quer dizer que tenhamos de ser impecáveis. Pois isso não existe. Somos pescadores de gente, mais infelizmente  também somos pecadores. Somos humanos e constantemente tropeçamos e caímos na caminhada porém não devemos desanimar, pois teremos de lutar para ser cada dia melhor, cada dia tentando corrigir os nossos defeitos, evitando o pecado e nos aproximando de Deus, que está sempre com sua mão  estendida para nos levantar, para nos perdoar, para nos acolher, para nos enviar às águas mais profundas e levar a palavra de Cristo aos irmãos distantes. Não podemos guardar só para nós, o Cristo eucarístico e ressuscitado que recebemos na missa, nem permanecer em nossa vidinha de paroquianos, nos limitando a evangelizar pelo exemplo e pela palavra, dentro dos muros paroquiais. Precisamos ser cristão algo mais, precisamos lançar as redes em águas mais profundas, em lugares distantes, confiando na palavra e nas promessas de Jesus, e assim, com certeza, apanharemos muitos peixes, muitas almas para o reino de Deus, que também é nosso.
            "Simão Pedro respondeu: Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas em atenção a tua palavra, vou lançar as redes".     
Meus irmãos, tenhamos a fé e a coragem de Pedro, por que mesmo sendo pecadores, Jesus nos fará pescadores de pessoas para o Reino eterno! Pedro confiou na palavra do Mestre, e não deu outra: foi peixe por todo lado. Então vamos confiar em Deus, e com toda coragem vamos em grupos unidos pela fé aos bairros, fazendas, vilas, e anunciemos Jesus ressuscitado aos nossos irmãos. Coragem! Pois não estaremos sós. Ele quer nos fazer pescadores de pessoas!
  

 Vai e faça o mesmo!
Abraços, bom e santo domingo, José Salviano.





3 comentários:

  1. Muito bom, esclarecedor, vai ajudar muito na lectio Divina de nossa comunidade. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por ensinamentos de profunda reflexão na liturgia de hoje, onde Deus coloca seu amor fraterno para seu povo desde a profecia de Isaías, apostolo Paulo, e evangelista Lucas diz de Simão Pedro. Através dos séculos Deus na infinita bondade nunca nos abandonou através de seus serafins, seu filho amado Jesus cristo a salvar e perdoar a humanidade pela fé, caridade, testemunhar seus ensinamentos em águas mais profundas com a força do ESPÍRITO SANTO.

    ResponderExcluir